Embora o relógio FES com tecnologia e-Ink da Sony tenha surpreendido muitos que acompanham o mercado de dispositivos vestíveis, o produto da companhia não é exatamente uma novidade. O dispositivo já havia aparecido anteriormente na forma de uma campanha para um site de crowdfunding como o Fashion Entertainment FES Watch, uma marca criada pela fabricante para estudar a aplicação das telas normalmente encontradas em eReaders.
Segundo a companhia afirmou ao Wall Street Journal, o projeto começou a entrar em ação em setembro deste ano. “Escondemos o nome Sony porque queríamos testar o valor real do produto”, afirmou à publicação um dos envolvidos com o projeto. Segundo o entrevistado, a intenção era descobrir se havia uma demanda de mercado real pelo conceito.
O FES não é o único projeto da companhia envolvendo a tecnologia e-Ink, que também foi usada no desenvolvimento de gravatas, acessórios para chapéus e outros itens. Embora a Sony não divulgue muitos detalhes sobre seus esforços, a companhia está trabalhando em uma série de protótipos variados que podem virar produtos reais em um futuro próximo.
Sob o comando do CEO Kazuo Hirai, a empresa está encorajando seus funcionários a investir no desenvolvimento de novas ideias. O responsável pelo gerenciamento da iniciativa é Hiroki Totoki, executivo que assumiu recentemente a problemática divisão de smartphones e que é conhecido por ser um dos responsáveis pelo lançamento do Sony Bank em 2001.