Ha aproximadamente dois meses, a equipe do MacMagazine recebeu relatos de usuários de iPhone que não estavam conseguindo ativar os recursos iMessage e FaceTime em seus smartphones. Questionando os afetados pelo problema, eles então constataram que a falha parecia afetar somente usuários da operadora TIM – especialmente os do plano TIM Beta.
Embora algumas das pessoas afligidas pelo defeito tenham informado que a situação se normalizou automaticamente após alguns dias, outros continuam com dificuldade até hoje. Questionando diretamente a empresa de telefonia por meio do Twitter, alguns dos usuários obtiveram respostas afirmando que a ativação dos recursos deveria ser verificada por eles diretamente com a Apple.
Quando tentam ativar o iMessage ou o FaceTime, os clientes da operadora que foram afetados pela falha acabam, na maioria do casos, encarando uma mensagem que diz “Aguardando ativação”, sem que o processo jamais seja concluído. Em outras situações, eles até recebem mensagens SMS com conteúdos estranhos, mas o processo acaba resultando em erro.
Após ser questionada pelo site a respeito do problema, a assessoria de imprensa da operadora afirmou já ter conhecimento de que alguns de seus clientes, especialmente os mais novos, vêm enfrentando problemas para ativar o iMessage e o FaceTime. “Estamos trabalhando para normalizar o tráfego do SMS de ativação pela rede da TIM a fim de normalizar o serviço o quanto antes”, informaram.