Fim de ano é sinônimo de retrospectiva, e o Spotify, serviço de músicas sob demanda, também soltou a sua. O artista mais ouvido no Brasil foi o DJ e produtor escocês Calvin Harris, que também teve a faixa mais requisitada no serviço, o hit "Summer".
Entre os artistas brasileiros, os sertanejos Jorge & Mateus foram os mais ouvidos, porém a faixa nacional mais tocada foi a versão ao vivo de "Recaídas", de Henrique & Juliano. Entre os álbuns, venceu "x", de Ed Sheeran.
Sheeran foi também o artista mais ouvido em termos globais, com 860 milhões de execuções (430 milhões só do álbum "x"). A faixa mais tocada no mundo foi "Happy", de Pharell Williams, tendo alcançado 260 milhões de streams.
"Este foi um ano fenomenal para uma grande variedade de artistas no Spotify", disse Steve Savoca, diretor de conteúdo do serviço. "Mais de 50 milhões de fãs de música ouviram o equivalente a 7 bilhões de horas somente em 2014 [equivalente a 800 mil anos]", detalha.
Para ver a retrospectiva completa, acesse o site Ano na Música Spotify 2014. O serviço de streaming é gratuito, mas traz anúncios e outras limitações. Agora, o Spotify está com uma oferta de Natal que dá acesso Premium – isso permite ouvir as músicas offline, por exemplo – durante 3 meses por R$ 4,99.