O Facebook encerrou uma parceria antiga com a Microsoft e parou de usar o Bing para exibir resultados de buscas. Em seu lugar, a rede social inaugurou um sistema de busca próprio, capaz de encontrar não só nomes de pessoas e páginas como também conteúdo de posts novos ou antigos na plataforma.
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A rede social usava a pesquisa do Bing apenas quando era incapaz de encontrar seus próprios resultados, o que não é mais necessários com o novo sistema. "Nós estamos focados em ajudar as pessoas a encontrar o que está sendo compartilhado com elas no Facebook”, declarou a rede social.
O serviço de busca se tornou um fator chave no Facebook e é visto como uma das melhores formas de fazer o site crescer, afirmou o fundador Mark Zuckerberg.
Segundo Zuckerberg, em julho, foram feitas mais de 1 bilhão de pesquisas, o que ele entendeu como um sinal de que as informações compartilhadas pelos usuários poderiam, um dia, substituir a busca por sites.
“Existem mais de um trilhão de posts [no Facebook] e os engenheiros sempre me lembram que isso é mais do que os resultados de muitos sistemas de busca”, afirmou Zuckerberg em conferência com analistas.
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A parceria entre a Microsoft e a rede social começou em 2007, quando a gigante da informática comprou uma parte das ações do Facebook, e foi renovada em 2010. O acordo previa que a dona do Bing se tornaria a parceira exclusiva para anúncios, mas os planos da desenvolvedora de softwares de lançar uma plataforma de publicidade não foram adiante. Outro ponto acordado é de que a própria Microsoft criaria o aplicativo do Facebook para o Windows Phone.
Via Business Insider, Reuters e The Next Web