Bem, nosso amigo Cast08 criou o tópico original e eu dou a ele todos os créditos.
Porém no arquivo de ajuda do RM 2k, no índice de Message (mensagem) tem (só que em inglês) alguns símbolos a mais do que ele colocou, e como o post dele é referente a algum outro nome e eu não sei quem é, meus créditos vão ao
Cast08 por postar e a mim por pegar no help e traduzir tudo para vocês,
Desculpem-me algum transtorno.
Cast08, em 20 Nov 2008 - 10:57 AM, disse:
No RPG Maker, é possivel obter caracteres especiais e efeitos de cor no meio dos Textos. É uma tarefa muito Simples, basta digitar os respectivos códigos no meio do Texto. Atualmente, nós podemos usar 28 letras por linha (Sem usar uma Face) ou 19 (Usando uma Face) por linha. Sua mensagem pode ser personalizada. Você pode mudar a cor das letras, a velocidade com que o Texto aparece, setas indicando Direções, desenhos de Espadas e Escudos, e muito mais.
(deixarei anexada ao tópico uma imagem com todos os símbolos.)
Oficialmente no Help do RM 2k (O Famoso Help em Inglês do Don)
Comandos para mensagens:
Lembrem-se que na aba 'Vocabulary' algumas dessas alterações (principalmente o c[N]) podem ser feitas, mas de acordo com a quantidade de caracteres máxima em cada lugar que for escrever, se quiser testar, teste, mas observe como fará...
\ Mostra o caractere "". (Pois o progama utiliza uma "" como um caractere de pré-comando. Então não pode usar apenas 1 para mostrá-lo pois ele mostra tudo que vêm depois dele na mensagem como um comando. E se deixá-lo sozinho como um comando não existente, dará erro no jogo.)
C[n] * Determina a cor do texto, sendo "n" um número (Exemplo: c[3]) use c[0] para voltar a cor original, lembre-se que são aproximadamente 20 cores, porém depende do System que você está usando.
* lá embaixo tem uma foto que explica isso !
S[n] Determina a velocidade da mensagem. Sendo "n" um número (1 = o mais rápido possível); (20 = o mais lento possível.)
N[n] Mostra o nome do herói. sendo "n" o número do Herói na aba Hero, no Database. (exemplo: N[0001])
V[n] Mostra o valor da variável. Sendo "n" o número da variável. (exemplo: V[0001])
$ Mostra o dinheiro da equipe. Aparece em uma janela no canto superior direito.
! Pausa a mensagem. Mostrará a próxima palavra quando o jogador apertar a tecla 'espaço' ou 'enter'.
. Coloca uma pausa de 0,25s antes da próxima letra.
| Coloca uma pausa de 1,00s antes da próxima letra (o "|" não é um L minúsculo e nem um i maiúsculo)
^ Faz com que a mensagem se feche sozinha (Não aconselho usar isso no final da mensagem sem alguma pausa antes, se não, não dará para o jogador ler toda a mensagem...)
_ Mostra "a metade" de um espaço, um pequeno espaço entre duas letras, útil para separar caso tenha duas letras que ficam muito juntas podendo formar outra (exemplo: rn; para um "m" mas é um "R" e um "N" minusculos e juntos...).
(As que estão em Roxo não presenciaram o antigo tópico.)
O restante já tinha no antigo tópico...
Lembrem-se que todos esses símbolos podem aparecer nos Vocabulários, assim como nas batalhas...
* Graças ao Shyllios eu lembrei e estou postando onde ficam cada cor (como depende do System, de acordo com o system as cores vão mudar, mas ficarão sempre nesta ordem...
(ver imagem anexada)
Post do Shyllios
testei aqui e vo posta os códigos das cores (pelo menos do jeito que e entendi):
Spoiler
espero ter ajudado
//Att~
-Utiru [: