Introdução:
Este tutorial foi criado para o RM 2k/3, mas pode ser adaptado para engines mais atualizadas utilizando um Swith local.
Requisitos:
- 1 char-set de um fogo queimando;
- 1 charset de fumaça na chaminé;
- 1 Swith;
- 1 variavel (opicional).
- 1 item "lenha" ou "madeira": item comum; Preço qualquer.
Prévia:
Sabe aqueles jogos simuladores de vida(the sims) que vc acende a lareira e depois vai lá fora e vê que ta saindo fumaça, depois vc volta lá dentro e apaga a lareira, ai vc volta lá fora e viu que não tem mais fumaça. o processo é simples, veja:
Mãos à obra:
-Abra seu RM e crie um novo jogo(Se tiver um aberto pode usar ele mesmo).
-Depois crie uma casa comum, mas com chaminé.
-Faça o interior da casa, mas crie uma lareira.
-Crie um evento na lareira com a condição: Apertar tecla; Mesmo nivel do herói; Fixo, Com movimento.
Evento:
-Crie um texto dizendo: "Acender lareira?"
-Coloque um "Mostrar escolhas" com a primeira resposta "Sim" a segunda: "Não".
-No "Sim", coloque uma "condição folks": Item: "Lenha" - Usado. com exeção ativada...
-Na exeção coloque um texto dizendo: "Você não tem lenha".
-Na "folks Condição" coloque um "esperar" 0,5 Segundos.
-Depois coloque um "Swith ON: Lareira".
-Agora crie outra página com um grafico de um fogo queimando. Codição da página:
"Swith: Lareira estiver ON"
-Nesta página coloque um texto dizendo: "Apagar lareira?"
-Coloque um "Mostrar escolhas" com a primeira resposta "Sim" a segunda: "Não".
-No "Sim", coloque um "Swith OFF: Lareira".
-Crie um evento na Chaminé com o grafico de fumaça com a condição de evento: "Swith - ON: Lareira"; Processo paralelo; Acima do herói; Fixo, Com movimento.
Pronto, criamos uma lareira com chaminé! que tal colocar que só pode acender a lareira no inverno?
-É só colocar uma outra condição dentro desta mesma com: "Variavel: Estação igual à 4"
-Na exeção coloque Um texto dizenho alguma coisa como: "não estamos no inverno para acender a lareira".