Introdução:
Dificuldade : Médio
Imagem do HUD que criei baseado nesse sistema:
Inicio:
Parte 1: HUD
Bom, vamos abrir a Data Base e clicar na aba "Eventos Comuns" e criar um evento chamado "HUD", marquem a opção "processo paralelo", marque a opção Switch e coloquem HUD na Switch desejada como mostra a imagem abaixo:
Agora vem as partes mais complicadinhas você terá que calcular o HP do char e dividir eles em certas partes no meu caso eu prefiro que seja 7 partes ou seja depois de 7 ataques o personagem morre, sendo assim vamos calcular o HP do char, o padrão do Rm2k3 é o personagem no level 1 ter "380" de vida, mas para evitar problemas eu coloquei o HP dele constante em "600" ou seja level 1 ele terá 600 e no level 1000 ele ainda terá 600, por que eu fiz isso... por que vou dividir a vida dele em 7 partes sendo 600 o máximo de vida e 1 o minimo.
Pronto, voltamos para aba de "Eventos Comuns" clique nos " <> " e na aba 3 clique em "Condições IF (Fork)"
Na segunda aba do "Condições IF" clique em "Herói" vai estar marcado "Estar no Grupo" clique nos "..." Selecione a opção "HP", coloque "600" e de OK em tudo, deve ficar assim:
Agora vem a parte gráfica, se você já tem uma HUD pode usa-la, mas se não tem, ali embaixo do post em "Downloads" vou deixar a HUD que vou usar aqui, é uma HUD bem simples justamente para te incentivar a criar a sua própria! Para usar a minha HUD que estou deixando para download você deve extrair a pasta e importar usando o próprio Rm2k e quando importar clique no fundo branco para o Rm2k reconhecer o fundo!
Bom, depois de Criar sua HUD ou Baixar a que deixei na descrição vamos aos detalhes da programação! Como visto antes nós criamos a condição quando o Char estiver com 600 de vida, agora o que fazer?! Clique em "<>" em baixo do que está escrito "IF - THEN:", em seguida vá na aba 2 e clique em "Mostrar Picture", agora preste bastante atenção no que está fazendo! no "Nº da imagem" coloque "1" e do lado nos 3 pontinhos clique e coloque a imagem "Hud_1" e de OK em tudo.
Pronto quando o Char estiver com a vida cheia vai mostrar a HUD cheia, porem ainda faltam 6 partes, clique em "IF - THEN:" copie e cliquem em "Excessão" e cole agora edite os valores! ou seja agora o Nº da imagem tem que ser 2, e a imagem tem que ser a Hud_2, porem o valor do HP tem que ser mudado de 600 para 500, sendo assim a imagem ficaria deste jeito:
Repita este processo sempre diminuindo a HP em 100 ou seja Assim, 600, 500, 400, 300, 200,100, 1, e o numero dos imagens você tem que aumentar sempre mais 1 ou seja 1,2,3,4,5,6,7 sendo assim vai ficar deste esquema:
Quando ele Tiver esse valor de HP a o Nº da imagem e o nome da picture deve ser assim
se você fez correto o seu esquema vai ser esse:
Quase lá Vai ter uma variaçãozinha em baixo de "Mostar Picture 7" ou seja a ultima picture vamos Clicar em "<>" outra vez e ir na aba 3 e clicar em "Chamar Game Over"
Pronto a parte da HUD já está completa, agora prepare-se para Parte de tirar diminuir a vida!
Parte 2: Monstros e Objetos e tiram a vida!
Bom, eu disse que dividi a vida em 7 partes então toda vez que o Char levar dano será descontado 100 de vida dele!
Vamos então criar um evento no mapa para tirar a vida do nosso Herói, pode ser um objeto ou um Monstro no caso vou colocar um Monstro!
Vamos marcar varias opções uma delas é "tipos de Movimento" coloque "Seguir Herói" em "Condição Inicial do Evento" marque a opção "Ao toque do Herói" em "Velocidade do Movimento" coloque "Dobro da Velocidade" e por ultimo em selecionar Gráfico coloque "Fixo/Com Movimento" e ficará assim:
Agora vamos aos Danos e efeitos sonoros, clique em "<>" clique na aba 3 e em "efeitos sonoros" escolha "Blow1" ou algum de sua preferencia! clique novamente em "<>" desta vez na aba 2 e cliquem em "Flash em Personagem" coloque sua cor de preferencia e o "tempo entre flash" você coloque "0.1" de Ok, agora clique de novo em "<>" e clique na aba 2 outra vez e desse vez em baixo do "Flash em Personagem"ou seja "Movimento de Personagem" coloque a "frequência de movimento" em 1 e selecione "iniciar pulo" e "terminar pulo" e vai ficar assim:
(você pode aumentar a frequência do movimento do monstro se quiser)
Agora de Ok em tudo
(Esse ultimo passo pode ser melhorado por você)
Pronto agora vamos colocar o dano no personagem outra vez clique em "<>" e na aba 1 Clique em "Receber Dano" agora marque a opção "todo o Grupo" e em "Pod. Ataque" você coloque 100 e em "variável" coloque "0" e ficará assim:
No evento "monstro" ficará tudo assim:
Pronto tudo Finalizado! se Você quiser ativar a HUD você precisa ativar a Switch "HUD" que no meu caso eu coloquei como "001"