Criador Original : Dienifer
Editor Geral : Graph
Plataforma : RPG Maker XP
Para criar um jogo, você precisa de uma história boa, divertida, para agradar os games, e precisa de uma equipe ( ou faça sozinho ) para facilitar, e se divertir criando um jogo com pessoas.
Acostume-se com a interface do RMXP , Pois será util, não esqueça de sempre mapear bem.
1 - Criar novo Projeto O Botão Criar um novo projeto, serve para você iniciar o seu Projeto no RMXP.
2 -Abrir um projeto existente Serve para abrir um projeto já criado e desencriptado do RMXP.
3- Salvar Projeto Salva os Arquivos do Projeto.
4- Layer 1 Esta é a primeira camada usada no mapeamento. Ela é a camada que ficará abaixo da segunda e terceira camadas. Ou seja, nesta camada você usará o chão, paredes e mais algumas coisas.
5- Layer 2 Esta é a segunda camada de mapeamento, onde vai a maioria dos objetos secundários, como árvores, cercas, etc.
6- Layer 3 Na terceira camada de mapeamento vai tudo o que ficará por cima da primeira e segunda camada, como por exemplo: janelas, panelas em cima de mesas e até mesmo, em alguns casos, árvores aparecendo na frente de casas.
7- Layer 4 Edição de Eventos Esta é, sem dúvida alguma, a camada mais importante do seu projeto, pois é nela que ficarão todos os eventos do jogo, desde simples NPCs (personagens não jogáveis), até complexos sistemas.
8- Zoom 1/1 Irá ver melhor, e será o campo de visão que o seu personagem irá jogar.
9- Zoom 1/2 Mais Aprimorado que o 1/1
10- Zoom 1/4 O Melhor Zoom se você quer realmente uma visão ampla.
11- Banco de Dados É Aqui que você irá editar tudo, personagens,vilões,classes, etc....
12- Respucer Manager Aqui é onde você envia Sons,Gráficos e Itens.
13- Editor de Script Esta é a aba mais “complicada” do RMXP, porque ela trata de uma linguagem de programação chamada de script(Ruby Game Scripting System). Com ela você pode modificar quase tudo em seu jogo, livrando-o assim do clichê.
14- Teste de Som Você testará os sons disponíveis no game.
15- Testar Jogo Você irá testar o jogo para prevenir erros futuros.
1 -Cortar Esta é uma ferramenta padrão do Windows. Simplesmente corta (elimina) alguma coisa e deixa preparado para colar em algum lugar.
2 -Copiar Você Copia e deixa preparado para Colar em outro Lugar.
3- Colar Você coloca alguma coisa Copiada.
4- Deletar Apaga Algo
5- Desfazer Esse botão irá desfazer a sua ultima ação ( pode fazer quantas vezes quiser )
6- Lápis Serve Principalmente pra fazer o Mapa.
7- Retângulo Ferramenta que funciona arrastando o mouse pelo mapa, ela vai construindo e repetindo o que você selecionou no tileset.
8- Círculo Mesma coisa que Retângulo, só que é Círculo.
9- Preencher Preenche toda uma área com uma parte que você escolheu do tileset.
10- Selecionar Selecione uma Parte do mapa e Solte, serve para outras Coisas, como clicar nas áreas ( kkk ).
1 - Área dos tilesets: Aqui aparece o tileset que você está usando para o mapa atual.
2 - Árvore de mapas: Aqui ficam registrados todos os mapas e sub-mapas do seu projeto.
3 - Área de mapeamento: Aqui está uma das partes mais importantes da interface. É nela que você criará todos os mapas do seu jogo, colocando tiles e eventos.
Podemos também usar algumas teclas para facilitar a navegação pelo RMXP e, assim, criar o nosso jogo muito mais rapidamente veja abaixo.
F1: Mostra o arquivo de ajuda do RMXP.
F5: Muda para a primeira camada de mapeamento.
F6: Muda para a segunda camada de mapeamento.
F7: Muda para a terceira camada de mapeamento.
F8: Muda para a quarta camada de mapeamento (camada para edição de eventos).
F9: Abre o Database/Banco de Dados.
F10: Abre o Resource Manager.
F11: Abre o Editor de Scripts.
F12: Testa o Jogo.
CTRL + T: Move todos os eventos para onde você quiser.
CTRL + O: Abrir um projeto.
CTRL + S: Salvar o projeto.
CTRL + N: Criar um novo projeto.
CTRL + F: No Editor de Scripts, procura um pedaço de texto no script onde você se encontra.
CTRL + SHIFT + F: No Editor de Scripts, procura um pedaço de texto em todos os scripts do seu jogo.
F1: Abre uma janela com as opções de jogabilidade.
F2: Mostra os FPS (Frames por segundo) do jogo.
F9: Mostra uma janela que permite ativar/desativar switches e variáveis, para facilitar os testes do jogo. Só funciona se o projeto for testado dentro do Editor. Quando você divulgar o seu jogo para outras pessoas, elas não poderão usar este atalho.
F12: Reinicia o jogo.
CTRL + Movimentos do personagem: Permite a você atravessar objetos definidos como não atravessáveis (paredes, eventos, e etc) para facilitar os testes do jogo. Só funciona se o projeto for testado dentro do Editor. Quando você divulgar o seu jogo para outras pessoas, elas não poderão usar este atalho.
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