O que é o RPG Maker?
O RPG Maker ou RM (sigla), é uma engine (ferramenta) voltada na criação de jogos do gênero RPG (Role-playing game) para computadores.
No rpg maker, você pode também criar jogos de outros gêneros (como jogos de plataforma, por exemplo) Mas lembre-se: O Rpg Maker é totalmente focado na criação de jogos do gênero RPG, porém, com a ajuda de programação e dedicação você poderá simular outros estilos de jogos no mesmo.
Qual versão utilizar?
As versões mais recentes do rpg maker são as seguintes: Rpg Maker 2000, Rpg Maker 2003, Rpg Maker XP, Rpg Maker VX e Rpg Maker VX ACE.
Veja aqui um breve resumo sobre cada versão:
Rpg Maker 2000 e 2003: Por serem mais antigos, possuem diversas limitações (como o uso de apenas imagens com menos de 256 cores ou a falta da linguagem em RGSS na mesma)
Porém é uma engine muito poderosa, e é utilizada até hoje por diversos usuários veteranos e também por novatos.
Você pode utilizar patches para aprimorar os comandos padrões desta engine, fazendo assim com que esta versão não seja inferior às suas mais recentes.
Rpg Maker XP: É uma ótima versão do RPG Maker, e ao contrário da versão anterior, suporta imagens com mais de 256 cores, e dá suporte à linguagem RGSS(Em breve será explicado melhor o que é isso)
Esta engine é ótima para mapear (construir fases e cenários) porém, é escassa de opções mais amplas para alguns comandos.
Rpg Maker VX: É uma versão mais voltada para os novatos.
Possui diversos comandos simples para a criação rápida de objetos no jogo (por exemplo: um baú) e possui a linguagem RGSS2, que é a versão melhorada da sua linguagem anterior, utilizada no rpg maker xp.
Nesta engine você não poderá mapear em camadas como no RPGmaker XP (mais pra frente será explicado) e como é uma versão mais voltada ao público iniciante, existem diversos comandos repetitivos como atalhos.
Rpg Maker VX ACE: É a versão mais recente até o momento, e possui diversas vantagens:
A adição do RGSS3, novos comandos para a criação de jogos, a adição de áreas por regiões, a possibilidade de colocar vídeos no jogo, mais opções para o sistema de batalha padrão e um gerador de personagens, porém como todo e qualquer outro programa há suas desvantagens:
Ainda há limitações para a edição de mapas, assim como na versão do VX, e os gráficos padrões do RTP (recursos que vem inclusos no programa) são relativamente feios. Mas, isto é algo que pode ser alterado.
Interface do programa:
As imagens a seguir serão ilustradas no RPG MAKER XP, mas esta aula está valendo para todas as engines RM, por todas serem similares e só diferirem em poucos aspectos.
Para o caso de alguma diferença entre a engine ilustrada e as demais engines, leia a observação indicada, quando houver um asterisco (*) em meio ao texto.
Ao abrir o RPG Maker, você irá encontrar uma interface assim:
O ponto positivo do rpg maker, é que ele possui uma interface muito simples e didática, o que facilita muito na hora de criar um jogo com o mesmo.
Veja algumas opções importantes para a criação de seus futuros jogos:
Opções para a criação de projetos:
Arquivo:Na aba 'arquivo', você encontrará as seguintes opções:
1. Novo projeto: Cria um novo projeto (jogo) para começar a ser editado.
2. Abrir projeto: Abre um projeto/jogo que já está criado, no editor do RPG Maker.
3. Fechar projeto: Irá encerrar/fechar o projeto que estava aberto no editor do RPG Maker.
4. Salvar Projeto: Salva na pasta do RPG Maker em seu computador, o projeto que você estava editando.
5. Criar disco de jogo: Após terminar o seu jogo, ou a sua versão de demonstração, você poderá criar a pasta do seu jogo, contendo o executável do mesmo, para que as outras pessoas possam jogar seu projeto.
Mais para frente iremos aprender como ''encriptar'' (bloquear a edição de terceiros) um projeto.
6. Sair: Fecha o programa RPG Maker.
Algumas dessas opções podem também ser encontradas novamente no editor do rpg maker, sem a necessidade de abrir a aba ''arquivo'' e são representadas por estas figuras:
Na ordem: Novo projeto, Abrir projeto e Salvar projeto.
Editar:
Na aba ''editar'' você encontrará o seguinte:
1. Desfazer: Desfaz algo que você tenha anteriormente feito no editor do RPG Maker.
2. Cortar: Têm a mesma função de ''corte'' como de qualquer outro programa: Ao selecionar determinada coisa a ser cortada, este comando copia e depois deleta o arquivo recortado, e lhe permite cola-lo em outro local.
3. Copiar: Têm a mesma função que as opções de ''cópia'' de qualquer outro programa: Copia o arquivo desejado, e lhe permite cola-lo em outro local.
4. Colar: Cola no local desejado o arquivo anteriormente copiado ou cortado.
5. Deletar: Deleta/Exclui o arquivo desejado.
Essas opções podem também ser encontradas novamente no editor do rpg maker, sem a necessidade de abrir a aba ''editar'' e são representadas por estas figuras:
Na ordem: Cortar, Copiar, Colar, Deletar e Desfazer.
Editor de mapas:
Os mapas no rpg maker são representados por cenários (fases ou cenas), que você poderá criar da forma que desejar.
Os mapas são a chave para o seu jogo, pois sem eles, na maioria das vezes, você não poderia criar aquela fase da floresta para o herói encontrar a espada perdida, ou aquela fase cheia de armadilhas que dá direto para o chefão.
Você edita seus mapas como bem entender, e pode optar por edita-los com os recursos já inclusos no rpg maker (chamados de RTP) ou você pode importar novos recursos gráficos para deixar seu projeto mais original. (Mais para frente explicarei como fazer isto!)
O editor de mapas é o seguinte:
A área em verde mostrada na imagem acima, é o local onde você irá adicionar os objetos para seus mapas (fases).
Para lhe auxiliar nesta missão você conhecerá algumas ferramentas para a edição de mapas:
Layers (Camadas):Na ordem: Camada 1, Camada 2, Camada 3, Editor de eventos.
As camadas tem a utilidade de lhe facilitar na edição de seus mapas, tornando-os mais versáteis e com mais detalhes.
Na camada 1 você irá colocar o chão, o gramado, terra, areia, e demais itens que são de primeiro plano.
Na camada 2 você irá colocar o restante dos objetos como casas, árvores, mesas, lojas, cercas e etc...
Na camada 3 você adiciona os demais objetos que ficarão sobrepostos nas outras duas camadas anteriores, como por exemplo, uma espada em cima da mesa, uma flor numa árvore, chaminé nas casas e etc...
Já no ''editor de eventos'', você irá adicionar tudo aquilo o que não é cenário.
Aqui você poderá adicionar aquele NPC que conversa com o herói, aquele cachorrinho que fica andando pelo mapa, o vendedor da loja, e etc...
Para mais informações sobre os eventos, leia esta aula sobre o assunto:
http://depositodesis...de-eventos.html* Nas engines RPG Maker VX e VXACE, só é possível editar mapas no layer 1. O layer 2 é usado para a adição de eventos no mapa. Ou seja, não temos camadas de mapeamento nessas engines.
Mas como mapear?No rpg maker, você encontrará no canto esquerdo da interface do mesmo, um local com alguns objetos: Árvores, cabanas, flores e etc...
Essa junção de gráficos chamam-se tilesets e através destes você poderá adicionar os objetos gráficos no mapa do seu projeto.
Você adiciona esses gráficos selecionados-os através do tileset, e inserindo-os no local em verde (segundo a imagem acima), veja:
Primeiro passo, selecione com o mouse o objeto desejado, através do tileset:
Depois, vá até o local do mapa onde você quer colocar o objeto (no caso do exemplo, uma árvore) e com o mouse dê um clique neste local e adicione o mesmo:
Note que na imagem acima, estou utilizando o layer 2 para adicionar a árvore ao mapa, já que o layer 1 já está sendo utilizado pela grama verde (chão do primeiro plano).
Se você utiliza o rpg maker xp, não cometa o erro de mapear nos layers errados:
Veja que no primeiro exemplo, a árvore foi colocada no mapa através da 2ª camada de mapeamento. Tudo certo.
Já no segundo exemplo, a árvore (que é objeto de segundo plano) foi colocada na 1ª camada de mapeamento, o que resultou neste erro: O fundo do tileset ficou envolta do gráfico.
Isso porque como já dito, a primeira camada serve para ter adicionada o chão, e a segunda camada o restante dos objetos.
Modo dos layers:Nesta aba, você poderá configurar como deseja visualizar as camadas no editor de mapas:
1. Apenas layer atual: Selecionando esta opção, você poderá visualizar apenas os objetos da camada em que você se encontra.
2. Todos os layers: O inverso da opção acima: Você poderá visualizar todos os objetos de qualquer camada de mapeamento, porém com uma certa transparência.
3. Usar transparência de layer: Os objetos que não pertecem ao layer em que você esteja editando, ficarão transparentes sob o layer em que você está, porém, marcando esta opção, os objetos das outras camadas não ficarão transparentes.
Ferramentas para mapeamento:1. Lápis: Serve para que o objeto do tileset seja adicionado ao mapa, apenas com um clique, como já visto acima.
2. Retângulo: Adiciona uma parte do tileset (chamada de tile) no mapa, em formato retangular:
3. Círculo: Adiciona o tile selecionando no mapa, em formato circular:
4. Balde de tinta: Selecione um tile desejado, e preencha um determinado espaço do mapa com o mesmo.
5. Seleção: Selecione um tile (ou parte dele) para copia-lo e cola-lo em outro local do mapa.
6. Zoom: Configure a definição de zoom (aproximação) no editor de mapas.
Muito útil se você desejar mapear com mais facilidade um mapa grande.
E por falar em mapas grandes... Você pode também aumentar ou diminuir as dimensões (tamanho) dos seus mapas:
Ao clicar com o lado direito do mouse nesta área:
Você terá as seguintes opções:
Prioridades do mapa:1. Nome: Óbvio, dê um nome para o mapa . Exemplo: Fase 1 - Floresta.
2. Tileset: Aqui você irá selecionar quais tilesets você irá utilizar em determinado mapa.
Ou seja, você não precisa utilizar necessariamente sempre aquele tileset contendo aquela árvore, aquela cabaninha, aquelas flores e etc... Você poderá usar outros tilesets, selecionando-os no banco de dados, na aba de tilesets. (Em breve mais detalhes sobre o assunto.)
3. Largura e Altura: Defina aqui as dimensões (tamanho) do seu mapa.
Lembrando que: 20x15 que é o padrão, são as dimensões mínimas permitidas no rpg maker xp.
* Nos rpg maker vx e vxace, as dimensões mínimas são de 17x13 (altura e largura).
4. Mudar BGM: Adiciona um arquivo de áudio para aquele determinado mapa. (A música tema da fase, por exemplo)
5. Mudar BGS: Adicione um som com loop naquele determinado mapa. (Um som de chuva caindo, por exemplo)
6. Encontros e número de passos: Se o personagem andar determinada quantia de passos no mapa, ele poderá se encontrar com os inimigos selecionados por você. (Leia mais sobre o assunto no tutorial sobre eventos:
Clique aqui!)
Criar novo mapa: Cria um novo mapa para ser editado.
Copiar: Copia um determinado mapa selecionado.
Colar: Cola o mapa anteriormente copiado.
Deletar: Deleta/Exclui determinado mapa.
Mover: Move determinado mapa no editor de mapas, para as quatro direções sugeridas. Muito útil para cortar o mapa ao meio.
>> Próxima aula: Banco de dados.