Nome do Sistema: BetterAEP e CustomSaveLoad Patch
Criador: Cherry
Para: RPG Maker 2003
Nível: Humano
Créditos: Todos ao Cherry
Download dos arquivos: BetterAEP, CustomSaveLoad Patch e LunarIPS
Introdução
Olá pessoal. Hoje venho postar aqui um patch do Cherry muito últil, na verdade são 2, o BetterAEP(Better Auto Enter Patch) e o CustomSaveLoad patch. Ambos são muito úteis para usuários de 2k3, que não possuem um modo de criar telas de título personalizada e save games personalizados. Os patches permitem que você chame o menu de load, saia do jogo, salve um game, dê load em um game e pegue informações de um save.
Sistema
Passo 1 - Aplicando os patches
Primeiro é necessário que você tenha todos os arquivos. Agora, execute o LunarIPS. Procure o patch que você quer instalar(primeiro você instala o BetterAEP), agora procure o seu RPG_RT e aplique o patch(na caixa de pesquisa selecione All Files). Pronto, agora faça o mesmo procedimento com o CustomSaveLoad Patch e nós já podemos começar a usar os dois patches.
Passo 2 - Usando o BetterAEP
Para esse patch, o Cherry escolheu usar a variável de número 3350, já que ela é muito pouco usada, e o comando "Stop Parallel Events". O patch funciona deste modo:
Se o valor da variável 3350 for 1, e você usar o comando "Stop Parallel Events"(ou "Stop Event", em algumas versões) o menu de Load é chamado.
Se o valor for 2 e você usar o comando, sai do game.
Se o valor da variável for qualquer outro, o comando é usado normalmente.
Chamando o menu de load:
<> Change Variable: [3350] = 1
<> Stop Event
Agora chamando o Exit:
<> Change Variable: [3350] = 2
<> Stop Event
Lembre-se de que se você usar o comando "Stop Parallel Events" e o valor da variável for 1 ou 2, a ação irá acontecer, seja em qualquer mapa ou em qualquer evento. Portanto, antes de usar o comando certifique-se de que o valor seja diferente de 1 ou 2.
Passo 3 - CustomSaveLoad Patch
Para você usar esse patch, é necessário que você tenha o BetterAEP já instalado no projeto(somente caso você queira dar load). Para essa extensão do BetterAEP o Cherry escolheu usar as variáveis 3351 até a 3354, sendo que a primeira é para o Save e as restantes são sobre informações sobre o save.
A) Salvando o Jogo
Passo 1 - Sete o número do save que você quer dar load na variável 3351(lembre-se de que usando o patch os saves e loads não se limitam de 1 até 15, eles podem ser 0 ou mais de 15)
Passo 2 - Use o comando Call Save Menu
Exemplo
<> Change Variable [3351] = 20
<> Call Save Menu
Isso irá salvar o jogo no slot 20.
Não há resposta do game quando você salva o jogo
B) Dando Load num game
Passo 1 - Sete o valor do slot que você queira dar load na variável 3351
Passo 2 - Sete 1 na variável 3350
Passo 3 - Chame a função "End Event Processing"
Quando você dá load, a música vai diminuindo e a tela escurece. Caso você logue um slot inexistente, a tela voltará ao normal sem acontecer nada.
Exemplo:
<> Change Variable [3351] = 4
<> Change Variable [3350] = 1
<> End Event Processing
Isso irá logar o jogo do Slot 4.
C) Tirando informações de um save
Passo 1 - Sete o número do save que você queira saber as informações
Passo 2 - Processe a informação como você quiser
Depois que você seta o valor do save que quer, as informações sobre o save serão mostradas como aqui:
Se o save existe:
A variável 3352 será 1
A variável 3353 vai conter o level do primeiro herói do time
A variável 3354 vai conter o HP do primeiro herói do time
O herói de ID 99 vai ter o nome do primeiro herói do time
Se o save não existe:
A variável 3352 será nula
A variável 3353 e 3354 e o herói 99 não serão mudados
Caso você queira usar esse comando, é importante o Database ter 99 heróis, se não o jogo vai dar merda.
Exemplo:
<> Change Variable [3352] = 10
<> Branch If Var[3352] == 1
... <> Message: O salve 10 existe!
... : Level do Herói: \v[3353]
... : HP do Herói: \v[3354]
... : Nome do Herói: \n[99]
... <>
: Else
... <> Message: O save 10 não existe!
... <>
: End
Isso verifica a existência do save 10, e caso ele exista mostra informações sobre ele.
Final
Bom, obrigado a você que leu até aqui, e espero que tenha gostado