O que é Chrono Trigger?
Chrono Trigeer é um jogo para o console Snes e atualmente para NDS também, para entender mais sobre ele visite:
http://pt.wikipedia..../Chrono_Trigger
Serve para Rm2k ou RmXP ou RmVX?
Não, não é compatível, pois ele usa o sistema de batalha padrão do RM2k3.
Criador: TanatosMaker
Ano de lançamento: 2008
Plataforma: Rpgmaker2003
Requerimentos: Nenhum, não necessita de RTP
Nível: Experiente
(Básico, Médio, Experiente e Mestre)
Créditos: BattleCharsets by BlackFox e Tanatos pelo sistema
Download:
Versão1.0: Deletada
Versão2.0: 4shared
Regras e advertências:
Este sistema não é o Sistema do Jogo Chrono Trigger é apenas imitando, para ser mais exato isso é uma Simulação não é real, então não venha com perguntas, como colocar "técnicas combinadas" como colocar os outros heróis e blá, blá, blá. Esse CBS pode ser usado com outros jogos, se você entender bem mesmo o sistema poderá colocar 4 heróis ao invés de 3, eu coloquei 3 para aparentar o jogo original, então se quiser colocar 4, terá de manipular o caterpillar e o evento comum Start Combat.
Veja só ao lado o mesmo sistema só que feito com a RTP.
Para entender o CBS não é muito difícil, primeiro baixe a Engine, após isso abra ele pelo rm2k3 lá você vai ver um mapa chamado template, nele foi desenhado um campo xadrez, veja na imagem seguinte:
http://tanatosmaker....ct/tuto-ct1.png
Índice:
Dentro dos Eventos "D" chamara um evento único no mapa chamado
"Iniciar Combat", dentro dele que tudo será definido:
Pagina1 para luta1 e página2 para luta2.
(confira no mapa ;)
Onde ficarão os eventos que chamam a posição de pose de batalha ("A", "B" e "C") com "local de Evento"(Setup Event).
Após isso ele chama um evento comum chamado Start Combat(esse você não precisará mexer).
Logo após a Luta que você deverá definir inimigo e o backdrop da luta.
Depois vem o Evento comum "terminar combat", depois a switch dá luta que você deverá definir pela luta de mapa,
tipo foi a luta 3, switch [victory3], o que sobra não precisa mexer.
Na segunda página dos eventos "D" e "E", você deverá criar
uma página em branco ativa pela switch dá luta, tipo
foi a luta 3, switch [victory3].
.:Switch Importantes:.
[0001:Batalha ON]:
Essa switch muito importante pois ela trava o herói e o caterpillar para iniciar a luta.
[0002:Pose de Batalha]:
Essa é para página em que os heróis ficam em pose de batalha:
http://tanatosmaker....ct/tuto-ct2.png
[0008:Correr ON]:
Essa switch é para fazer com que o sistema de correr com o Enter funcione fluentemente
http://tanatosmaker....ial/ct/ct01.gif
src="http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/tutorial/ct/ct01.gif" alt="Imagem Postada">
[0009:Correndo]:
Essa é para definir dentro de duas forks a velocidade e charset dos heróis e a pagina dos NPCs.
http://tanatosmaker....ial/ct/ct02.gif
src="http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/tutorial/ct/ct02.gif" alt="Imagem Postada">
Citar
Essas próximas swicths são muito importantes.
todas Screens tiradas para backdrop devem ter 320x240 pixels
e devem ser convertidas em 8bits, para converter pegue as dicas abaixo.
[0010:Enemy in BackDrop]:
Essa faz com que o Herói e os NPCs(heróis) desapareçam antes dá luta e te dá um tempo para tirar uma screen com a tecla "print Screen", do cenario e do inimigo, assim você deverá converte a imagem em 256cores(8-bits), para torná-la um backdrop do rm2k3, após importa a imagem crie uma equipe de luta nova e coloque os inimigos em cima exatamente dos inimigos na foto, para dá a impressão de que a luta é no mapa.
[0011:Backdrop scene]
Nessa você fará o seguinte, ela será ativa sozinha se a [0010] já estiver ativa,
dai vá novamente você poderá tirar uma screen dá tela mas sem os inimigos e os heróis.
Convertendo em 8-bits:
Não use o MSpaint ele estraga as imagens, para isso você terá que fazer no PhotoShop ou Paint.NET.
PhotoShop:
Abra nele a imagem desejada, dai vá Arquivo depois Salvar para Web... mude nas configurações para PNG-8 depois vá no botão acima e aperte Salvar.
.:Passo-a-Passo:.
Copie o Mapa Template desenhe o mapa e tal, delete todos eventos "D" exceto 1 para poder copiar e colocar aonde forme o proximidade do inimigo.
Crie nesse mesmo mapa uma luta através daquele xadrez, mais ou menos assim:
http://tanatosmaker....ct/tuto-ct3.png
dai defina os eventos "D" e "E" onde ficaram, eu os defini assim:
(Os eventos Rosas são os D, com gráficos de monstros são os E)
http://tanatosmaker....ct/tuto-ct4.png
Agora edite o evento Iniciar Combat e defina os "Locais de Eventos"
o Mesmo que Setup Event, no lugar respectivo a cada herói em cima dá "Areia clara"(Letra A-vermelha):
XY-[Chrono]: Abaixo
XY-[Robot]: Esquerda
XY-[Frog]: Direita
No switch defina a Switch de [Victory] respectiva a luta ON.
Depois na parte onde fica o Xadrez limpe ele e faça o "teste de Jogo".
Criando mais de uma luta:
(Veja o exemplo no mapa Template2)
No evento Iniciar Combat copie a página 1 e cole, no mesmo lugar, dai Substitua os "Locais de Evento", pelos respectivos a luta2 e substitua a switch pela switch respectiva a luta e a equipe de monstros e o backdrop pelos respectivos a luta Pronto.
http://tanatosmaker....ct/tuto-ct7.png
Criando Monstro Grande no Mapa:
Após isso vá no Mapa "filho de lavos" abra o Evento "E" e veja como foi feito com Show Picture.
Criando Boss(Chefão de jogo):
Ao invés de chamar uma switch Victory, coloque para chamar uma switch normal do jogo tipo "derrotou o boss1".