Olá pessoal, eu vou ensinar como fazer um menu personalizado.
Você pode fazêlo de diversas formas, mas vou fazer so 1, para fazer + ou - opções modifique os números.
1. Vá na aba de eventos comuns e crie um processo paralelo proibindo o menu principal.
2. Defina as teclas adicionais em uma variável que você deve criar, de nome "chamando o menu". A única tecla adicional será "Cancelar (6)".
3. Feito isso, defina uma "Condição de IF (Fork)", sem else, para que o valor da variável "chamando o menu" seja igual a 6. Se isso acontecer, chame outro evento comum que você deverá criar, com o nome "Menu". Escureça a tela em 1s.
4. Ficara assim
AGORa que vc fez 1/4 do caminho, vamos configurar o menu!
1. Desenhe o menu, e coloque o nome de "fundo" deverá ser numero um.
2. . Exiba a imagem "opções", que deverá ser as opções que você utilizará para o menu. Ela deverá ser a imagem de número dois, sobrepondo o fundo.
3. Crie um variável de nome "Posição Seta: X", que definirá o lugar da seta na largura, e defina um valor que fique próximo à primeira opção. Neste exemplo, será 115. Então, este veriável terá o valor inicial de 115.
4. Crie um novo variável de nova "Posição Seta: Y", que definirá o lugar da seta na largura, e defina o valor que fique mais próximo à primeira opção. Neste exemplo, o valor do variável será de 90.
5. Crie outro variável, de nome "Posição da Seta", que definirá onde é que a seta ficará. Como é a primeira opção, defina que o vlaor do variável será 1.
6. Exiba a imagem "Seta", que deverá ser a imagem de número 3. A posição dela será igual ao número dos variáveis "Posição Seta: X" e "Posição Seta: Y". Veja como ficará o seu evento até agora:
7. Crie um ciclo.
8. Dentro do ciclo, use o comando "Mover Evento", e mova o herói na opção "Parar Animação", para evitar que ele ande enquanto utilizar o menu.
9. Crie um novo variável de nome "Tecla Apertada", e defina as teclas adicionais: Baixo (1), Acima (4), Decisão
(5) e Cancelar (6). É agora que entra a parte difícil.
10. Coloque uma Condição de IF (Fork) para o valor de variável de "Tecla Apertada" seja um, ou seja, o direcional para baixo, sem else.
11. Dentro da condição, coloque outra Condição de IF (Fork) para que o valor do variável "Posição da Seta" seja igual a cinco, com else. Se for, nada ocorrerá. Se não for, coloque um efeito sonoro de cursor, pois a seta se movimentará.
12. Ainda dentro destas opções, aumenta o valor do variável "Posição da Seta: Y" em 15. Movimente a imagem 3, que deverá ser a seta, com o valor dos variáveis "Posição de Seta: X" e "Posição de Seta: Y". Após isso, adicione um ao valor do variável "Posição da Seta". Assim termina este fork.
13. Agora, vamos editar o movimento da seta para cima. Coloque uma Condição de IF (Fork) para que o valor do variável "Tecla Apertada" seja igual a 4, ou seja, o direcional para cima, sem else.
14. Dentro desta Condição de IF (Fork), coloque outra da mesma. Coloque para que o variável "Posição da Seta" seja igual a 1, com else.
15. Se for 1, ou seja, atender ao pedido, nada acontecerá. No else, toque novamente o som de um cursor, pois assim a seta se movimentará. Diminua o valor do variável "Posição de Seta: Y" em 15, mova a imagem da seta (3) com o valor dos variáveis "Posição de Seta: Y" e "Posição de Seta: X". Finalmente, diminua em 1 o valor do variável "Posição de Seta".
16. Agora, vamos editar as funções dos cliques. Coloque uma Condição de IF (Fork), sem else, para que o valor do variável "Tecla Apertada" seja igual a 6. Se for, rompa o ciclo.
17. Coloque uma Condição de IF (Fork) sem else para que o valor do variável "Posição de Seta" seja igual a 1. Se for, coloque outra Condição de IF (Fork) também sem else, para que o valor do variável "Tecla Apertada" seja igual a 5. Suponhamos que a primeira opção seja chamar o menu principal, então, chame o menu principal.
18. Repita o passo 17, mas, ao invés do valor do variável "Posição de Seta" for 1, que seja 2. E vamos supor que esta seja a opção de salvar o jogo, então, chame o menu de saves ao inves do menu principal.
19. Repita o passo 17, mas, ao invés do valor do variável "Posição de Seta" for 1, que seja 3. E vamos supor que esta seja a opção de mostrar o mapa do jogo, então, chame o evento "Mapa Mundi", ou chame o mapa.
20. Repita o passo 17, mas, ao invés do valor do variável "Posição de Seta" for 1, que seja 4. Desta vez, a opção será mostrar a tabela de desafios do jogo, então, chame o evento "Desafios".
21. Se for apertadsa nesta opção, refaça o passo 17 com o valor do variável "Posição de Seta" seja cinco. Como é o último, rompa o ciclo.
22. É o fim do ciclo. Apague todas as pictures, deixe o tom de tela no normal, defina o valor dos variáveis usados zerados e siga a animação do herói.
23. O seu evento deverá ficar mais ou menos assim:
É isso ai, dúvida posta ae!
(Pesquei um pouco hehe)