1- Primeiramente vamos começar com os eventos da cortina!
Teremos de fazer os gráficos dela como eventos, para que possam ser modificados posteriormente durante o jogo por alguma switch.
Então, crie um mapa qualquer, e coloque um piso qualquer.
Então crie um evento e coloque o gráfico da cortina vermelha do RPG maker VX (tile set C), como na figura a seguir:
Então, faça isso repetidamente até ficar como na imagem:
Então, re-faça igual ao anterior, mudando apenas o gráfico pra parte de baixo da cortina, como na figura abaixo:
Ficará assim:
2- Agora começa a ficar difícil. Vá nas cortinas do meio e da parte de baixo e crie uma segunda página no evento, e coloque para ser "iniciada automaticamente" quando a switch "teste" for ativada (dai voce cria a switch "teste"), e coloque o gráfico da parte de cima da cortina presa (calma, vou por screen pra facilitar). (se se enrolar, leia o PS grande que coloquei mais abaixo. Estou me referindo as cortinas [A], e ficarão como na própria figura do PS, mas sendo ativadas pela switch "teste" e não "teste2", e tem um gráfico, diferente da imagem do PS):
Repare que coloquei "Iniciar quando: Início automatico", e pra iniciar quando a switch "teste" estiver ON, NÃO PODE SE ESQUECER DESSES DOIS DETALHES!
Depois, faça o mesmo, porém com as cortinas do lado oposto, afinal, elas abrirão do meio para os lados (começando do centro, e terminando dos lados).
Depois com as partes de cima de ambos os lados...
Agora, vai ficando cada vez mais difícil.
3- Vamos agora trabalhar por partes, primeiro com as cortinas do meio, que serão as primeiras a se abrir!
Vou referir-me a elas como se fossem um gráfico só por cortina, e não dois separados (parte de cima e parte de baixo), pois facilitará a compreensão.
Crie uma terceria pagina para as duas cortinas do meio, que serão as primeiras a se abrir, e coloque para ser iniciado automaticamente como nas anteriores, mas coloque para ser ativado quando a switch "teste2" (que voce também criará) estiver ON, e coloque SEM GRÁFICO NENHUM. Sim, não precisa mudar o gráfico dessa vez, portanto, nem mecha nele, deixe aqueles quadradinhos azuis e pretos que significam sem gráfico.
Ficará assim:
PS.: Repare que marquei os quadrados com X de cores diferentes.
Fiz isso para voces saberem a quais me refiro e em qual ordem eles abrirão.
Primeiro trabalharemos com as cortinas [A], que são as marcadas com um X amarelo, que são as do meio e as primeiras a se abrirem, e são as que estamos trabalhando agora.
As [ B ] são as marcadas com um X verde, são as segundas a se abrir e a se trabalhar, e as com um X azul são as [C] que serão as últimas e serão o final da cortina, aonde ela terminará de se abrir.
Repita o passo anterior nas cortinas [A].
Agora vamos para as cortinas [ B ]!
4- Crie uma segunda página nas cortinas [ B ], coloque para ser ativada com a switch "teste2" como fizemos com as cortinas [A], e coloque para ser iniciado automaticamente. Coloque o gráfico da cortina se abrindo, como fizemos no passo 2 com as cortinas do meio! A diferença será que ela será com as cortinas [ B ] e será iniciada pela switch "teste2" e não "teste", como na figura:
Faça isso em todas as cortinas [ B ], mas tomando cuidado com os gráficos que tem que ser diferentes, os da direita com os da esquerda.
5- Repita o passo 3 nas cortinas [ B ], deixando-as sem gráfico, mas coloque para iniciar quando a switch "teste3" (que voce criará) estiver ON, e não a switch "teste2" como no passo 3.
Ficará assim:
6- Agora nas cortinas [C] não será difícil.
Apenas crie uma segunda página, coloque para ser ativada pela switch "teste3" e coloque o mesmo gráfico dos passos 2 e 4, ficará como na figura a seguir:
Pronto! A parte difícil já foi!
Agora só precisamos ativar as switchs na ordem certa!
Crie uma estátua com eventos, como fizemos com as cortinas, e coloque exatamente como na figura:
Pronto, agora é só ficar de frente pra sua estátua e apertar o botão de ação, e a cortina se abrirá!