[box class="titlebg2"]
sistema de mapa-mundi por imagens [basico]
[/box]
[box class="catbg3"]
Sistema Por: gabrielbrag
Engine: Rpg maker vx ace
[box class="catbg2"][o]sobre o sistema:[/box]
esse é um sistema que criei para responder uma duvida de um usuario aqui no forum e agora resolvi disponibilizar ele aqui,como o proprio nome diz ele permite você criar um mapa-mundi para o seu jogo que funciona assim
aparece o mapa do mundo inteiro,com pequenas miniaturas das localizaçoes para o jogador selecionar para onde deseja ir
como nessa imagem do jogo Angellus(eu acho)
[box class="catbg2"][o]Dados Específicos:[/box]
[box class="catbg2"][o]como fazer[/box]
1-primeiro crie os mapas que você vai usar como localizaçoes
2-depois crie um mapa com 17x13 com um panorama que será o mapa mundi(atenção não coloque as casinhas nele só mesmo o mapa mundi sem as localizaçoes e o tamanho do panorama tem que ser 544x416)
eu por exemplo usarei esse pergaminho(pois não tenho uma boa imagem de um mapa-mundi)
3-depois clique no icone de propriedades lá em cima depois você deve ter um tile transparente e deixa-lo com o icone de passagem "o" como na imagem abaixo
4-cubra mapa com o tile transparente
5-crie os eventos das localizaçoes com o grafico que desejar e condição de inicio "ao tocar evento"
como na imagem
5-agora com um editor de imagens crie imagens somente com o nome das localizaçoes(uma imagem por localização),com o tamanho que desejar(recomendo não muito grande)
como na imagem(recomendo deixar transparente quando for colocar no maker)
6-importe a imagem para a pasta pictures do rmvx
7-agora vá nos eventos das localizaçoes que você criou e coloque esses comandos
mostrar imagem[coloque a imagem com o nome da localização,as cordenadas onde vai aparecer e a opacidade:50
mover imagem[coloque o numero da imagem do nome da localização,mude a opacidade para 100,deixe o tempo em 10 frames e desmarque a caixa "esperar fim do movimento"]
8-va repetindo o comando mover imagem aumentando a opacidade para 100,depois 150,200,255
9-crie uma switch com o nome da localização que representa aquele evento
10-crie uma condição:pressionar tecla e desmarque a caixa de inserir exceção[escolha a tecla que o jogador vai apertar para se teletransportar para aquela localização]
11-depois dentro dos comandos pressionar tecla coloque:teletransporte[mapa daquela localização]
12-depois dentro dos comandos da condição pressionar tecla vá fazendo igual ao numero 8 só que ao inverso,150,100,50,0 e depois de 0 coloque o comando deletar imagem
13-nos comandos de switch deixe a switch daquela localização em OFF
seu evento deve ter ficado mais ou menos assim
14-faça eventos em volta dos eventos das localizaçoes com condição de inicio "ao tocar evento",nas condiçoes do evento marque a caixa switch e selecione a switch que representa o evento da localização que esta no meio deles e deixe-os sem graficos(trasparentes)
14-nos comandos desses mesmos eventos coloque
mover imagem[imagem da localização que esta no meio dos eventos,opacidade 150,esperar 10,desmarque a opção esperar até o fim do movimento]
mover imagem[imagem da localização que esta no meio dos eventos,opacidade 100,desmarque a opção esperar até o fim do movimento]
mover imagem[imagem da localização que esta no meio dos eventos,opacidade 50,desmarque a opção esperar até o fim do movimento]
deletar imagem[imagem da localização que esta no meio dos eventos]
opçoes de switch:[switch que representa a localização que esta no meio dos eventos]OFF
deve ter ficado assim
o sistema esta pronto
teste e veja se funciona e caso não funcione comunique nos comentarios para mim corrigir
NOTA:a um pequeno bug que desejo corrigir logo:se o jogador ficar um tempo parado em cima de uma localização ele não consegue se teletransportar a não ser que ande um pouco.
[box class="catbg2"][o]Créditos:[/box]
a mim por criar esse sistema