Oi pessoal esse é o meu 4º tutorial (1 no xp e 3 contando esse no 2k)
Esse é o meu mais novo sistema por evento Sistema de Aposta
acho que o nome é muito obvio...com ele vc pode apostar certo dinheiro em algo....(cavalos,
briga de galo,lutas,etc...) nesse sistema eu coloquei duas opções , "apostar tudo" e apostar a metade de seu dinheiro...vc tem que estar com o dinheiro acima de 2 pra apostar
Dificuldade > Média - Alta
Oque vai precisar:
> 1 evento
> 3 variaveis
> 4 condições
> 2 Switchs
Começando a criar o sistema
Nessa demonstração eu criarei um hipodromo para que o heroi possa apostar em cavalos...
1º > crie um evento com um npc que vc queira iniciar a aposta
2º > crie qualquer mensagem para iniciar...por exemplo "Bem-vindo ao nosso hipodromo aqui vc pode apostar
em alguns cavalos e ganhar ou perder dinheiro"..."deseja apostar em algum cavalo?"
3º > crie uma "choise" com sim e não
4º > na aba "não" deixe em branco e na "sim" faça isso => crie uma "fork" (condição) com a opção "money" acima de 2 com exeção
5º > na parte da exeção,coloque uma mensagem escrita "não está com dinheiro suficiente"
6º > crie uma variavel em "operation" coloque "set" na opção de fundo "other" como "money"
7º > crie uma mensagem assim => "vc tem \v[X]" sendo "x" o numero da variavel que vc usou...por exemplo
se vc usou a variavel 1 coloque 1 no lugar do x
8º > crie mais uma "choice" com tres opções "apostar tudo", "apostar a metade" e "não apostar"
9º > na opção "apostar tudo" reutilize a variavel do money e crie uma mensagem escrita "vai apostar tudo : \v[X]" (o mesmo processo anterior pra saber o quanto vc vai apostar)
crie mais uma "choice"...com 2 opções "sim" e "não" se for sim => crie uma switch escrito "tudo" e outra switch
escrita "parte 2" pq o evento vai ficar muito grande e na "não" coloque nada..
10º > ainda nessa página de eventos,na opção "apostar a metade",agora começa a complicar,use denovo a variavel do "money" com essas alterações => em "operation" selecione "/"(dividir) e no "set" coloque "2"
isso significa => "variavel Dinheiro...dividido por 2"
então por exemplo se vc tem 50R$ nessa operação o programa vai dividir esse valor por 2 e ae vc aposta a "metade" que é 25R$ entendeu?
11º > crie uma mensagem assim => "então vc vai apostar \v[X]" (vcs já sabem o significado..eu espero!)
12º > crie mais uma "choice" com 2 opções: "sim" e "não"...no não...deixe vazio e no sim...crie mais uma switch
com o nome de "metade" e acionar a switch "parte 2"
UFA :alivio: metade da tortura...err quer dizer do sistema já acabou.....
Segunda parte do sistema
1º > crie uma nova pasta de eventos..em "events conditions" em "switchs" com a switch "parte 2" anterior...em "Auto Start"
2º > crie uma mensagem assim => "Vai apostar em qual cavalo"
3º > crie mais uma "choice" com 3 opções : Cavalo 1 , Cavalo 2 e Cavalo 3
4º > crie mais uma variavel escrita "cavalo escolhido" e em cada opção coloque assim> cavalo 1...variavel
"cavalo escolhido" "set" 1....cavalo 2.."set" 2....cavalo 3 "set" 3...
5º > deixe a tela escura..com a opção "set screen tone" como 0 em todas
coloque "wait" por o tempo que vc ache o suficiente...eu coloquei "50" e antes de voltar ao normal coloque um
som de cavalo! e crie mais uma variavel dessa forma => "Vence o..." operantion "set" operand "Ran entre 1 e 3"
e coloque pra que a tela volte a sua cor original (100,100,100,100)
6º coloque uma mensagem escrito "o cavalo vencedor e o cavalo \v[X]" (sendo que X e o numero da variavel que vc usou NESSE PASSO não vai me usar a do dinhero hein!!!!)
7º > Agora crie uma "fork" (condição) com a opção variavel "vence o...." 1 como "same" sem exeção
e dentro ela coloque a variavel "cavalo escolhido" como 1 "same" e com exeção....
e faça isso...na fork do cavalo vencedor,crie uma mensagem escrita "vc ganhou" e na variavel "do dinheiro" faça
isso => operation "*"(vezes) set '2" isso fara com que multiplique a variavel por 2,e depois vá em "change gold held" em "add money" em oprand na variavel dinheiro....e por ultimo coloque uma mensagem "vc ganhou \v[X]" (sendo x o valor da variavel "dinheiro") e desativar a switch "parte 2"
8º > Agora na exeção com a mensagem "foi mal mas vc perdeu"...se lembra das switchs "metade" e "tudo" é agora que elas entram...
>crie uma fork....com a switch "metade" em "on" sem exeção
nela pegue a switch do dinheiro do heroi em "/" set "2" (dividir por 2),depois vá em "change money held"
marque "reduse money" na variavel "dinheiro" e desativar a switch "parte 2"
> depois disso crie mais uma fork..com a switch "tudo" em "on" sem exeção
coloque em "change money held"..."reduce money" na variavel dinheiro e no final colocar desativar switch "parte 2"
9º > (não falei que ia complicar)...agora faça isso com o resto dos cavalos...a unica coisa que precisa mudar são as duas primeiras forks..como "vence o....." mude por 2 e "cavalo escolhido" mude para 2.... e depois "vence o..."
como 3 e "cavalo escolhido" mude por 3...
:alivio: Agora acabou....tarefa comprida!!!!!
espero que vcs tenham gostado...a Demo está em anexo..
na versão 2.0 sera feita uma alteração para que posso ser escolhido livrimente o numero de aposta