Respondendo o pedido do usuário Saraiva-kun, um Sistema de AP.
Para os que não sabem, é um Sistema onde você ganha AP (Ability Points) a cada Level que upa, e quando junta certa quantidade de APs, aprende uma magia.
O que será necesário?
Número Indeterminável de Variáveis (Muito ou Pouco, depende)
2 Common Events
Mãos a Obra!
Crie um Common Event (aba Common Events do DataBase) com o nome de "AP Gain", ele deve ser Parallel Process e se você quiser, ativado por um Switch. (Assim poderá ativar e desativar o Ganho de AP quando quiser)
Common Event "AP Gain" -> Aqui depende! Se só houver 1 Hero em seu jogo:
Coloque um Change Variable "Hero Gain" Set= e em Operand selecione Hero escolha o Herói do seu jogo e coloque Level ao lado.
Agora coloque um Forks Conditions por Variable, crie uma Variável chamada "Hero", e coloque-a. Selecione a Opção "Variab" e coloque a Variável "Hero Gain" (que criamos anteriormente). Abaixo, selecione "!= Not Equal to" (acho que é "other" na tradução do Dom Miguel). Deixe a Opção "Add ELSE Case" desmarcada.
Dentro do Forks
Coloque um Show Face e clique em "Erase" para que não apereça nenhuma Face avisando que você recebeu APs
Agora crie uma Variável chamada "APs" e coloque um Change Variable, "APs" Set +, e em Operand: 3.
Aqui é o número de APs que você ganha por Level.
PS: Guarde o Número dessa Variável, no meu caso é 0007 (0007 APs)
Agora, coloque um Show Message escrito: "Você evoluiu 1 Level, \v[0007] Ability Points foram recebidos!
E Por fim, coloque um Change Variable, Variável Hero Gain, Set=, Operand clique no Primeiro Variable e selecione a Variável Hero.
Bem, para não ficar confuso:
Citar
<>Change Variable: Var[159:Hero Gain] = "Seu Hero"'s Level
<>If Var(0158:Hero) Var(159) (!=)
<>Select Face Graphic: None
<>Change Variable: Var[0007:APs]+3
<>Message: Level UP! Você evoluiu 1 level.
: : \v[0007] APs foram recebidos.
<>Change Variable: Var[0159:Hero Gain]= Var[158]
<>
End Case
<>
Fim do Primeiro Common
1º Common -> Se houver mais de um Hero em seu Jogo:
Crie um Forks Conditions e na Pág 2, Marque a Opção "Hero". Selecione o 1º Hero da Party, e deixe "Is in Party". Deixe a opção "Add ELSE Case" desmarcada.
Dentro do Forks:
Coloque um Change Variable "Hero Gain" Set= e em Operand selecione Hero escolha o Herói do seu jogo e coloque Level ao lado.
Agora coloque um Forks Conditions por Variable, crie uma Variável chamada "Hero", e coloque-a. Selecione a Opção "Variab" e coloque a Variável "Hero Gain" (que criamos anteriormente). Abaixo, selecione "!= Not Equal to" (acho que é "other" na tradução do Dom Miguel). Deixe a Opção "Add ELSE Case" desmarcada.
Dentro do Forks
Coloque um Show Face e clique em "Erase" para que não apereça nenhuma Face avisando que você recebeu APs
Agora crie uma Variável chamada "APs" e coloque um Change Variable, "APs" Set +, e em Operand: 3.
Aqui é o número de APs que você ganha por Level.
PS: Guarde o Número dessa Variável, no meu caso é 0007 (0007 APs)
Agora, coloque um Show Message escrito: "Você evoluiu 1 Level, \v[0007] Ability Points foram recebidos!
Change Variable, Variável Hero Gain, Set=, Operand clique no Primeiro Variable e selecione a Variável Hero.
Aparecerão 2 "End Case" coloque isso depois da Segunda!
End Case:
Forks Conditions, Hero: "Segundo Hero da Party" e "Is in Party"
Dentro do Forks:
Coloque um Change Variable "2 Hero Gain" Set= e em Operand selecione Hero escolha o Segundo Herói do seu jogo e coloque Level ao lado.
Agora coloque um Forks Conditions por Variable, crie uma Variável chamada "2 Hero", e coloque-a. Selecione a Opção "Variab" e coloque a Variável "2 Hero Gain" (que criamos anteriormente). Abaixo, selecione "!= Not Equal to" (acho que é "other" na tradução do Dom Miguel). Deixe a Opção "Add ELSE Case" desmarcada.
Dentro do Forks
Coloque um Show Face e clique em "Erase" para que não apereça nenhuma Face avisando que você recebeu APs
Agora crie uma Variável chamada "APs 2" e coloque um Change Variable, "APs 2" Set +, e em Operand: 3.
Aqui é o número de APs que você ganha por Level.
PS: Guarde o Número dessa Variável, no meu caso é 0281 (0281 APs)
Agora, coloque um Show Message escrito: "Você evoluiu 1 Level, \v[0281] Ability Points foram recebidos!
E Por fim, coloque um Change Variable, Variável 2 Hero Gain, Set=, Operand clique no Primeiro Variable e selecione a Variável 2 Hero.
Pra não ficar Confuso:
Citar
If "Seu Hero" is in party
<>Change Variable: Var[159:Hero Gain] = "Seu Hero"'s Level
<>If Var(0158:Hero) Var(159) (!=)
<>Select Face Graphic: None
<>Change Variable: Var[0007:APs]+3
<>Message: Level UP! Você evoluiu 1 level.
: : \v[0007] APs foram recebidos.
<>Change Variable: Var[0159:Hero Gain]= Var[158]
<>
:End Case
<>
:End Case
If "Seu 2º Hero" is in party
<>Change Variable: Var[165:2 Hero Gain] = "Seu 2º Hero"'s Level
<>If Var(0164:2 Hero) Var(165) (!=)
<>Select Face Graphic: None
<>Change Variable: Var[0281:APs 2]+3
<>Message: Level UP! Você evoluiu 1 level.
: : \v[0281] APs foram recebidos.
<>Change Variable: Var[165:2 Hero Gain]= Var[164]
<>
:End Case
<>
:End Case
<>
Está feito, agora a cada level que você upa, você ganha X APs
PS: Para cada Hero do seu Jogo você terá que refazer o passo acima, no Segudo End Case vazio, e criando Novas Variáveis para cada coisa!
Quase acabando!
Crie um Common Event chamado "Learn Skills" deixe-o Parallel Process e se ativado pelo mesmo Switch que o 1º Common (se não colocou Switch, não coloque nesse)
2º Common -> Se só houver 1 Hero em seu Jogo:
Crie um Forks Conditions, Variável "APs" Set = ("equal" ou "same") 37, deixe a opção Add ELSE Case ATIVADA
APs para aprender a Ultima Magia
Dentro do Forks:
Coloque um Show Message escrito: "Parabéns, você conseguiu 37 APs e aprenderá a magia Ultima!"
Mesmo Número do Forks, APs para a Última Magia
Coloque um Change Skill e deixe "All Party Members". Em "Set" coloque "Memorize" Skill e em "Wich Tech Skill?"
Coloque Ultima
Última magia que quer que o Hero aprenda com APs
Na Else Case:
Crie um Forks Conditions, Variável "APs" Set = ("equal" ou "same") 15, deixe a opção Add ELSE Case ATIVADA
APs para aprender a Penúltima Magia
Dentro do Forks:
Coloque um Show Message escrito: "Parabéns, você conseguiu 15 APs e aprenderá a magia Flame!"
Mesmo Número do Forks, APs para a penúlltima Magia
Coloque um Change Skill e deixe "All Party Members". Em "Set" coloque "Memorize" Skill e em "Wich Tech Skill?"
Coloque Flame
Penúltima magia que quer que o Hero aprenda com APs
Na Else Case...
Isso é infinito, coloque quantas magias quiser! Só vai precisar mudar o Número do Forks e da Message e trocar a magia que aprenderá!
Para não ficar confuso:
Citar
<>If Var(0007:APs) 37
<>Message: Parabéns, você conseguiu 37 APs e
:aprenderá a magia Ultima!
<>Change Skill: ([All Members], Ultima) Learn
<>
:Else Case
<>If Vari(0007:APs) 15
<>Message: Parabéns, você conseguiu 15 APs e
:aprenderá a magia Flame!
<>Change Skill: ([All Members], Flame) Learn
<>
:Else Case
<>
:End Case
<>
:End Case
<>
2º Common -> Mais de 1 Hero no seu Game
Em si, é a mesma coisa. Mas crie 1 Common Event para cada Hero
Siga todos os Passos acima, mudando apenas:
Forks Conditions, Variável "APs", Set=37
A Variável APs, cada Hero deve ter 1, o Hero 1->APs, Hero 2->APs 2 etc.
O Change Skill, ao invés de "All Party Members", coloque "Fix" e Selecione o Hero que "pertence" a Variável "APs 2".
Idéia:
Saraiva-kun
Créditos:
Preischadt-Mau3000
É só gente! Espero ter ajudado, Dúvidas? Bugs? É só comentar!"