Bom, primeiro eu não sabia o nome ao certo do efeito... mas vou chamar de história com scroll , vou colocar uma demo para estudarem, mas saibam que ja que cada um tem que fazer o seu próprio ja que é algo especifico para um jogo.
Para quem não sabe do que eu falo, basta assistir o video, é a parte que o prólogo ou começo da história aparece subindo e sumindo. Ele começa no 0:50 aproximadamente.
No caso vou pegar uma imagem qualquer do tamanho correto do rpg maker, esse do Itachi e colocar para o tamanho do RMVX que é de 544 x 416 alguém percebeu que o Itachi é f*da
Depois de colocar no tamanho ideal... faça um gradiente em cima e em baixo no modo de transparência... caso não saiba como fazer isso, só fuçar um pouco o modo gradiente até conseguir fazer esse efeito aqui.
Bom a ultima imagem que falta é justamente o texto.... Eu aconselho no texto dar 1px de contorno com uma cor diferente da letra, porque como vai estar em movimento é bom que o texto inteiro esteja legivel... desse modo aqui.
Claro que escrevi soh baboseira... para não tomar meu tempo com essa parte. No caso basta o texto ter 544 de largura.... e a altura você que decide, depende do quanto você pretende escrever.
No caso desse scroll, vou ensinar um modo bem mais simples, usando 1 variavel... e de um modo que quem for jogar o seu jogo pode acelerar o scroll do texto. Primeiro crie um evento no primeiro mapa em processo paralelo... sugiro um mapa próprio para o scroll, assim terá o efeito de teleporte quando terminar o efeito.
Para cada número que coloquei na Imagem irei explicar logo abaixo.
1: Aqui é a imagem inteira.. aquela primeiro que não sofreu alterações pelo gradiente
2: Aqui vai a imagem com gradiente que fizemos... e logo depois a variavel inicial, no caso veja que com 400 o texto começa lá em baixo assim ele vai subir aos poucos, e na Imagem 2, que eh a imagem do meio colocamos o texto que foi feito para o jogo.
3: aqui coloquei do seguinte modo... dentro de um ciclo, conforme é pressionado a tecla Z no caso, a velocidade muda... dentro da velocidade colocamos desse modo.
Aonde quanto maior o Tempo, mais devagar ele vai subir... caso você queira que suba mais rápido do que quando esta setado em 1, basta fazer ao invés de diminuir 1 nos opções de variavel, diminuir algum valor maior.
Nas variaveis de posição, a posição X fica com algum valor de variavel em 0, e o Y com aquele que colocamos anteriormente como 400, para ir diminuindo 1 no valor dessa variavel a cada frame que passa na parte Tempo
Para a exceção, que no caso é quando a tecla não é pressionada, fazemos exatamente como no passo anterior, porém mudamos o Tempo para colocarmos o valor que é necessário para a leitura do texto. Recomendo entre 7 e 10... ja da uma boa margem de tempo para a leitura.
Para finalizar... feito isso na condição de romper ciclo... coloque um valor suficiente apra que a história termine... lembrando que o valor VAI ser negativo, porque apenas no negativo ele passa a margem superior da tela... então no caso quando MENOR o valor, maior vai ser o texto que você pode inserir, caso passe do -999 e você ainda não conseguiu colocar todo o texto, separe o texto em imagens separadas, e faça o mesmo processo de mostrar a imagem logo abaixo dessa...
De preferência os créditos vão a mim claro ^^... e sejam criativos e façam mais coisas além das que eu mostrei aqui
http://www.4shared.c..._histria_2.html