Olá seja bem vindo a meu primeiro Tutorial,nele eu ensino a fazer um sistema simples de mapa mundi com transporte rápido.Mas o que é isso?Leia o tópico e você saberá!Não esqueça de deixar sua opinião sobre o sistema!
O sistema funciona da seguinte maneira:Quando o jogador apertar a tecla [X]ele abrirá um mapa mundi,na qual o jogador pode transitar e escolher para qual lugar ele quer ser transportado automaticamente.
Primeiramente você irá precisar de:
-Um Mapa (que seria o tal Mapa Mundi);
-Um Evento comum;
-Três Variáveis;
-1 Script;
1° Passo:
Ele irá definir a tecla que nós temos que apertar,o mapa para onde vamos,e o mapa para onde voltamos.
Para configurar a tecla que o jogador precisa apertar,vamos usar uma condição.Na quarta aba selecione a categoria script e coloque o seguinte:
Isso significa que quando apertarmos a tecla [M],o evento comum será realizado.Para trocar de tecla basta você apagar o [M] e colocar a letra que você deseja usar.EX:Kboard.keyboard($R_Key_G).
2º Passo
Para fazer isso vamos usar três váriaveis:
Uma para definir a ID do mapa que o personagem está.
Uma para definir a posição X do personagem no mapa que ele está.
Uma para definir a posição Y do personagem no mapa que ele está..
Para fazer isso vamos para aba das variáveis.
Crie uma Individual Chamada MAPA X e coloque a seguinte informação:
A variável irá definir a posição X do personagem no mapa que o jogador atualmente está.
Basicamente a variável vai ficar mais ou menos assim:
Agora é só fazer o mesmo processo com as outras informações,como nas imagens:
Depois de organizar todas as três variáveis seu evento comum deverá ficar assim:
Não esqueça de colocar o teletransporte para o mapa mundi que você criou !
Coloque o Abaixo das Variaveis.
E pronto,terminamos o 2° passo.
3° Passo
Primeiramente,crie seu mapa mundi com os lugares que o jogador poderá se transportar.Como na imagem abaixo(não reparem no mapa,é apenas um exemplo :p)
Depois de criar seu mapa crie um evento no canto da tela.Coloque-o em processo paralelo e insira os seguintes comandos que estão sendo mostrados na imagem.
Você irá fazer uma condição da mesma maneira que foi mostrada no passo 1.Crie uma condição,na aba de scripts e coloque este comando:
Kboard.keyboard($R_Key_ESCAPE)
Este comando quer dizer que quando eu apertar a tecla ESC meu personagem vai realizar o comando que está na condição,ou seja,o teletransporte.Desse jeito ele irá sair do mapa mundi e voltar para o mapa que saiu.
E por ultimo,como fazer para transportar nosso personagem para o mapa que ele estava antes?
Abra a aba de teletransportes.
Em vez de nos especificarmos a posição do teletransporte como sempre fazemos vamos especificá-la por meio das variáveis que nós criamos no passo 2.Como mostra a imagem acima.
Feito isso a posição nosso personagem será transportado para a coordenada que nós armazenamos nas variáveis.
Pronto!Temos nosso sistema completo.
Ai é só você colocar os eventos para os lugares que você quer ir,tipo assim:
Vou deixar disponível para download o script de Hotkeys,que faz com que possamos utilizar novas teclas no Vx Ace,esse script é crucial para o funcionamento do sistema.
Disponível no 4Shared.
Download:http://www.4shared.c...de_atalho.html?
Para finalizar,o que você achou do sistema?Encontrou algum erro?Tem alguma dúvida?Como me sai no meu primeiro tutorial?Deixe seu Feedback! Espero que vocês tenham gostado!
Fui!