Criando um inventário personalizado
Nível : Avançado
Conhecimentos necessários: Switchs, Variáveis e Forks
Tulto feito em : RPG Maker 2003
Compatibilidades : RPG Maker 2000 / RPG Maker 2003
Versão : Última
- Sabe quando você faz um action RPG e quer fazer tudo personalizado, e o ínicio da problema é o inventário, que fica ordenado pela ordem que você escolha, e depois fica buracos? Então, estarei ensinando vocíª a fazer um inventário em que ele fica na ordem em que o item foi pego.Isso serve para inventários feitos em Mapas).
1º PASSO - O ESTRUTURA DO INVENTARIO
- A estrutura do Inventário pode ser bem personalizada.
- Deverá ter um Botão de "Organizador" que será utilizado depois.
- Deixe muitos espaços para os Itens.
2º PASSO - CRIANDO UM ITEM (PARTE 1)
- Utilizaremos de exemplo, uma poção.
- Vamos cirar tudo primeiro(Não defina níºmeros ou se está ativado.
- Crie a switch Setou Poção e a switch "P/ Organizar"
- Crie as seguintes Variáveis: |(IT) Poção X|(IT)Poção Y|(IT)Propose X|(IT)Propose Y
- Agora faça a primeira página do item não ter gráfico nenhum e ser um evento paralelo
- Coloque um Change Variável: (IT)Propose X +1
- Coloque uma Fork Condition: Variable (IT)Propose X = 19(Sendo que 19 é o valor aonde termina uma linha do inventário(um bloco depois do íºltimo item a ser guardado, o valor pode mudar dependendo do seu mapa, geralmente é 19), deixe marcado para ELSE Case
- Coloque um Change Variável: (IT)Propose X Set 1(Sendo um o primeiro item de uma linha)
- Coloque um Change Variável: (IT)Propose Y +1
- Coloque um Change Variável: (IT)Poção X Set (IT)Propose X
- Coloque um Change Variável: (IT)Poção Y Set (IT)Propose Y
- No ELSE Case
- Coloque um Change Variável: (IT)Poção X Set (IT)Propose X
- Coloque um Change Variável: (IT)Poção Y Set (IT)Propose Y
- Fora da fork, adicione um Change Switch: Setou Poção: ON
- Crie uma nova página com a condição da Switch Setou Poção e com o gráfico da poção.
- Deixe-a em branco por enquanto
3º PASSO - O SETADOR
- Crie um novo evento que ficará indicando aonde cada item fica. Deixe-o como processo paralelo
- Como só temos a poção, coloque um Set Event Place, by Variable: (Variáveis: (IT) Poção X, (IT)Poção Y)
4º PASSO - O BOTÃO ORGANIZAR
- No botão organizar, coloque uma Fork Condition: Switch: P/ Organizar - ON
- Coloque uma Fork: Switch: Setou Poção - ON, sem ELSE
- Coloque um Change Variável: (IT) Poção X - 1
- Coloque uma fork: Variável: (IT) Poção X = 0(Sendo 0 o níºmero de X, antes do primeiro item da linha do inventário)
- Adicione um Change Variável: (IT)Poção Y - 1
- E um mudando a Váriable (IT)Poção X Set em 18(Sendo 18 o níºmero do íºltimo item de uma linha do Inventário)
- Coloque um Change Variable, (IT) Propose X - 1
- Adicione uma Fork: Variável (IT) Propose X = 0
- Coloque um Change Variável (IT) Propose Y - 1
- E um Set Variável (IT)Propose X = 18(Sendo 18 o níºmero do íºltimo item de uma linha do Inventário)
- Você vai precisar fazer esse fork para cada item, sendo que vai mudar a variável
5º PASSO - CRIANDO UM ITEM (PARTE 2)
- Na segunda página, coloque um Show Choice(ou o modo que for usar), com a opção de usar o item
- Se ele usar, faça o efeito de ele usar a poção
- Depois adicione uma fork se não houver mais o item de poção.
- Coloque um Change Switch: P/ Organizar - ON
- Coloque um Change Switch: Setou Poção - ON
Créditos
- leonardo12345678910
- voçeis por lerem o tultorial