29 de maio de 2015 12:01:50 ART
Olá, pessoal do fórum da MRM! Este tutorial vai te ensinar a criar um sistema que vai ajudar o jogador a criar um personagem, escolhendo classe e customizando atributos. Mas não se esqueça de criar uma situação em que faça sentido o personagem já ser "treinado" em uma certa classe! Então, vamos lá!
Material
1. 5 Eventos Comuns; 2. 7 variáveis; 3. 3 Switches; 4. 2 heróis pra cada Classe que seu jogo vai ter: um homem e uma mulher (nesse tutorial, serão usadas 4 Classes).
Criando o Sistema
1. Os Eventos Comuns
1. Proíba o Menu, usando o comando “Impedir Menu Principal ”; 2. Comando : “Mover Evento ”: em “Objeto ”, deixe “Herói ”, e em “Rota do Evento ”, coloque “Direção Fixa ”; 3. Coloque uma mensagem do tipo: “Seu personagem é: ”; 4. Comando : “Mostrar Escolhas ”: nas escolhas, coloque “Homem ” e “Mulher ”. Em “Ação de Cancelamento ”, deixe em “Ignorar ”; 5. Dentro dos Forks, coloque os comandos que estão na imagem abaixo:
Spoiler
Explicando: O Switch é para que os próximos 2 Eventos Comuns comecem a rodar.
A variável define que a aparência do herói quando o próximo evento comum começar será a aparência nº 1.
Blaze e Samantha são dois heróis com a mesma classe, mas sexos diferentes, caso o jogador queira jogar com uma mulher em vez de um homem.
O Switch "
Mulher " é para que, se o seu herói for uma mulher, as aparências também mostrarão uma mulher.
Primeiro, coloque o Evento como "Processo Paralelo ", e no "Switch Condicional de Disparo " coloque o Switch CMND Graf (se quiser, mude o nome do switch). Agora, coloque esses comandos no Evento:
Spoiler
Explicando: A
Label é para quando as Forks terminarem, elas voltarem sempre aqui.
Os
Esperar é só para evitar qualquer lag que possa ocorrer.
A
variável zera o valor que demos para o jogo através do
Definir Teclas Adicionais .
O comando
Definir Teclas Adicionais lê as teclas
esquerda (2) ,
direita (3) e
decisão (5) .
Depois, coloque esses comandos aqui (é, são muitas imagens, mas acredite, é melhor explicar com elas como referência). Coloque um desses para cada classe que seu jogo tiver:
Spoiler
Explicando: No primeiro Fork, o evento verifica se a aparência que está sendo mostrada é a aparência da 1ª classe.
No segundo Fork, o evento verifica se você apertou para a
Esquerda . Se sim, ele mostra a aparência 4.
No terceiro Fork, o evento verifica se você apertou para a
Direita . Se sim, ele mostra a aparência 2.
No quarto Fork, o evento verifica se você apertou a tecla de
Decisão . Se sim, ele mostra uma mensagem com uma descrição curta da Classe e pergunta se você quer que seu herói seja daquela Classe. Se sim, uma mensagem confirmando o fato é mostrada; se não, o evento vai para a Label 1.
Depois da mensagem confimando a Classe que você escolheu, coloque esses comandos:
Spoiler
Explicando: Esses comandos são para o Evento Comum que vai cuidar da customização dos atributos do personagem.
Você pode mudar o valor da variável
Ptos. Stats a seu gosto.
Vamos lá, mais um evento comum...
Primeiro, coloque o Evento como "Processo Paralelo", e no "Switch Condicional de Disparo" coloque o Switch CMND Graf. Depois, coloque esses comandos: 1. Um Fork que verifique se o Switch Mulher está ligado. Deixe marcada a caixa de Exceção Possível , ou coisa assim. E coloque os comandos destacados na imagem:
Spoiler
Explicando: Se o Switch
Mulher estiver ligado, o gráfico do herói será o gráfico de uma mulher.
Cada valor da variável
Pos Gráfico irá deixar apenas um herói na turma, que será o herói da Classe que será explicada quando o jogador apertar a tecla de Decisão.
Coloque um Fork desses pra cada Classe que seu jogo tiver, deixando sempre um herói diferente a cada valor da variável.
Na
Exceção , faça a mesma coisa, mas com heróis homens.
Este evento será em "Processo Paralelo", com "Switch Condicional de Disparo" o Switch Stats . Crie um Fork que verifique se a variável Ptos. Stats está com um valor igual a zero. Deixe marcada a caixa de Exceção Possível , ou coisa assim. Se o valor da variável for igual a zero, coloque esses comandos:
Spoiler
Explicando: A mensagem é para mostrar quantos Pontos foram para cada atributo.
O
Mostrar Escolhas é para confirmar se o jogador quer essa distribuição. Se sim, os valores das variáveis são adicionados aos atributos do herói com o comando
Mudar Atributo ; se não, todas as variáveis retornam ao seu valor inicial.
O
Chamar Evento é para chamar o último evento comum, que definirá o nome do herói.
Na Exceção , coloque esses comandos:
Spoiler
Explicando: A mensagem é para mostrar quantos Pontos ainda estão sobrando.
O
Mostrar Escolhas é para que o jogador decida para qual atributo básico ele dará o ponto. Quando um atributo é escolhido, 1 é adicionado na variável do atributo, e 1 é subtraído da variável
Ptos. Stats .
Agora, o último Evento Comum ( Aleluia!).
Nesse evento, coloque uma mensagem perguntando o nome do herói. Depois, coloque um Fork igual ao da imagem. Um Fork para cada herói que possa estar no grupo. Nesse Tutorial, são 8 heróis, 8 Forks .
Créditos: A mim, por criar e disponibilizar. Obs.: Eu só pesquisei na seção de Tutoriais e Sistemas por Eventos para RM2K/3. Se tiver um tutorial muito parecido com esse em alguma outra seção, me desculpem. Avaliem o tutorial e o sistema, por favor. Até mais!