Bom antes de tudo, o que é o sistema "ABS + Percepção"? Bom, ABS não vou explicar pois acho que todos ja saibam o que é. E o Sistema de Percepção? Este é um sistema que faz o monstro perceber quando o heroi chega perto, e consequentemente corre atras dele.
Então vamos ao tutorial:
Materiais:
2 Eventos
2 Evento Comum
Umas 6 Variaveis
Uns 6 Switchs
Certo, vamo começar.
Antes de mais nada crie um evento no mapa:
-Nome: Qualquer nome
-Grafico: de um monstro qualquer
-Tipo de movimento: Movimentos Aleatórios, Frequência 4
-Condição Inicial: Processo Paralelo
-Posição do Evento: Mesmo nivel que Heroi
-Comandos de Eventos:
Primeiro crie uma variavel com nome [X Heroi] de a ela o valor da coordenada X do Heroi.
Crie outra Variavel, nome [Y Heroi] de a ela o valor da coordenada Y do Heroi.
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<>Variavel: [xxxx: X Heroi]Set, Heroi Pos X
<>Variavel: [xxxx: Y Heroi]Set, Heroi Pos Y
Vamos Calcular a distâcia que o Heroi está do monstro:
Vá em mudar Variavel. Variavel: [X Heroi] menos coordenada X deste evento
Faça o mesmo com a [Y Heroi], Lembrando de trocar o X pelo Y.
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<>Variavel: [xxxx: X Heroi]- , Este Evento Pos X
<>Variavel: [xxxx: Y Heroi]- , Este Evento Pos Y
Bom, quando o heroi chegar perto de mais do monstro ele vai perceber e corre atrás do heroi, então vamos calcular quando isso vai acontecer:
OBS: neste tutorial o monstro perceberá à 6 unidades de distância.
Crie uma condição IF(fork), coloque a variavel [X Heroi] Setar Igual ou abaixo de 6.
Crie outra condição IF dentro da anterior com a variavel [X Heroi], Setar Igual ou acima de -6.
Faça o mesmo com a variavel [Y Heroi], colocando-a dentro das condições anteriores.
Dentro da ultima condição crie um switch, nome [Switch 01], operação ON.
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<>IF – THEN:Var[xxxx: X Heroi] – 6Menr
<>IF – THEN:Var[xxxx: X Heroi] - – 6Mair
<>IF – THEN:Var[xxxx: Y Heroi] – 6Menr
<>IF – THEN:Var[xxxx: Y Heroi]- – 6Mair
<>Mudar Switch: [xxxx: Switch 01]Tornar-ON
Esta foi a primeira Página do evento.
Crie outra página:
-Condições do Evento: Switch: [Switch 01]
-Grafico: de um monstro qualquer
-Tipo de movimento: Seguir Heroi, Frequência 8
-Condição Inicial: Processo Paralelo
-Posição do Evento: Abaixo do Heroi
-Comandos de Eventos:
Faça novamente os dois primeiros paços:
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<>Variavel: [xxxx: X Heroi]Set, Heroi Pos X
<>Variavel: [xxxx: Y Heroi]Set, Heroi Pos Y
<>Variavel: [xxxx: X Heroi]- , Este Evento Pos X
<>Variavel: [xxxx: Y Heroi]- , Este Evento Pos Y
Primeiro vamos calcular quando o monstro vai parar de correr atrás do heroi:
Faça uma condição IF, com a variavel [X Heroi], valor 6, Maior que.
Dentro da condição coloque um mudar switch com o [Switch 01], Operação OFF
Faça outra condição com a [X Heroi] para o -6 e repita com a variavel [Y Heroi].
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<>IF – THEN:Var[xxxx: X Heroi] – 6Mair
<>Mudar Switch: [xxxx: Switch 01]Tornar-OFF
<>IF – THEN:Var[xxxx: X Heroi]- – 6Menr
<>Mudar Switch: [xxxx: Switch 01]Tornar-OFF
<>IF – THEN:Var[xxxx: Y Heroi] – 6Mair
<>Mudar Switch: [xxxx: Switch 01]Tornar-OFF
<>IF – THEN:Var[xxxx: Y Heroi]- – 6Menr
<>Mudar Switch: [xxxx: Switch 01]Tornar-OFF
OBS: o monstro só atacar o heroi quando estiver no msm “quadradinho“ q o heroi.
Vamo então definir quando isso vai acontecer:
Faça uma condição IF, coloque a variavel [X Heroi] igual a zero.
Crie uma outra com a var[Y Heroi] dentro da anterior e dentro dessa crie um Switch de nome [Switch 02] e tornar ON
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<>IF – THEN:Var[xxxx: X Heroi] – 0
<>IF – THEN:Var[xxxx: Y Heroi] – 0
<> Mudar Switch: [xxxx: Switch 02]Tornar-ON
Até agora ninguem pode atacar ninguem, então agora fazeremos com que o heroi possa atacar o monstro.
Comece com uma condição IF com [X Heroi], igual ou abaixo de 1, faça outra com igual ou menor que -1, faça o mesmo com a [Y Heroi], tudo dentro uma da outra.
Dentro das condições coloque outra condição com uma nova variavel: [Delay Heroi] igual ou abaixo de Zero.
OBS: Você pode tirar o delay se quiser.
Crie mais uma condição(nossa) com outra variavel, [Tecla de ATK] igual a 5.
Dentro de todas essas condições coloque uma animação para o ATK do Heroi.
Aumente a variavel [Delay Heroi] o quanto vc deseja que demore o tempo entre um ataque e outro.
Coloque um mudar Switch com um novo switch: [Delay do Heroi] operação ON
Agora crie uma variavel [HP Monstro] Operação [ - ], em operando pode colocar o quanto você quiser.
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<>IF – THEN:Var[xxxx: X Heroi] – 1Menr
<>IF – THEN:Var[xxxx: X Heroi]- – 1Mair
<>IF – THEN:Var[xxxx: Y Heroi] – 1Menr
<>IF – THEN:Var[xxxx: Y Heroi] - – 1Mair
<> IF – THEN:Var[xxxx:Delay Heroi] – 0Menr
<>IF – THEN:Var[xxxx: Tecla de ATK] – 5
<>Mostrar animação: Espada A, Este Evento(E)
<>Variavel: [xxxx: Delay Heroi]Set, 10
<> Mudar Switch: [xxxx: Delay Heroi]Tornar-ON
<> Variavel: [xxxx: HP Monstro]-, 5
Pronto, Aqui acaba a 2ª Página(\o/), vamos a 3ª então:
-Condições do Evento: Switch: [Switch 02]
-Grafico: de um monstro qualquer
-Tipo de movimento: Seguir Heroi, Frequência 8
-Condição Inicial: Processo Paralelo
-Posição do Evento: Abaixo do Heroi
-Comandos de Eventos:
Certo, Faça novamente os 2 primeiros paços:
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<>Variavel: [xxxx: X Heroi]Set, Heroi Pos X
<>Variavel: [xxxx: Y Heroi]Set, Heroi Pos Y
<>Variavel: [xxxx: X Heroi]- , Este Evento Pos X
<>Variavel: [xxxx: Y Heroi]- , Este Evento Pos Y
Começamos de novo com os eventos que vao voltar para pagina anterios (quando o heroi não esteja no mesmo “quadradinho“ do monstro).
Crie uma condição IF com a Var [X Heroi] Diferente de zero.
Dentro dela coloque um mudar Switch com o [Switch 02] Tornar OFF, então faça o mesmo com a [Y Heroi].
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<>IF – THEN:Var[xxxx: X Heroi] – 0Dif.
<>Mudar Switch: [xxxx: Switch 02]Tornar-OFF
<>IF – THEN:Var[xxxx: Y Heroi] – 0Dif.
<>Mudar Switch: [xxxx: Switch 02]Tornar-OFF
Agora vamos chamar a proxima pagina( o ATK do monstro):
Para o monstro atacar ele deve estar com o delay = 0, então:
Crie uma condição IF com var[Delay Monstro] igual ou abaixo de zero.
Dentro crie um mudar switch [Switch 03] operação ON
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<>IF – THEN:Var[xxxx: Delay Monstro] – 0Menr
<>Mudar Switch: [xxxx: Switch 03]Tornar-ON
O heroi tambem pode atacar o monstro estando no mesmo “quadradinho“ do monstro, então repita o passo to ataque do heroi sem as 4 primeiras condições:
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<> IF – THEN:Var[xxxx:Delay Heroi] – 0Menr
<>IF – THEN:Var[xxxx: Tecla de ATK] – 5
<>Mostrar animação: Espada A, Este Evento(E)
<>Variavel: [xxxx: Delay Heroi]Set, 10
<> Mudar Switch: [xxxx: Delay Heroi]Tornar-ON
<> Variavel: [xxxx: HP Monstro]-, 5
3ª Pagina Completa(Vivaaa...), vamos então para a 4ª pagina:
-Condições do Evento: Switch: [Switch 03]
-Grafico: de um monstro qualquer
-Tipo de movimento: Seguir Heroi, Frequência 8
-Condição Inicial: Inicio automático
-Posição do Evento: Mesmo nível que Heroi
-Comandos de Eventos:
Esta vai ser a página do ataque do monstro
Comece com uma animação no herói para ser o ataque do monstro
Coloque um mudar HP, diminuir 10( ou quanto você quiser).
OBS: Você pode mudar o HP do Herói para uma variável (foi o que eu fiz)
Depois do ataque coloque um mudar variável com a var[Delay Monstro] + 10, um mudar switch [Delay Monstro] tornar ON e por fim um outro mudar switch [Switch 03] Tornar OFF.
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<> Mostrar animação: Golpe, Herói
<>Mudar HP: do grupo HP 10Reduz.
<> Variavel: [xxxx: Delay Monstro] + , 10
<> Mudar Switch: [xxxx: Delay Monstro]Tornar-ON
<> Mudar Switch: [xxxx: Switch 03]Tornar-OFF
Esta pronta a página 4, a página 5 é apenas para quando o monstro morrer:
-Condições do Evento: Variável[HP Monstro] menor ou igual a 0
-Grafico: Nenhum
-Tipo de movimento: Ficar Parado
-Condição Inicial: Apertar tecla
-Posição do Evento: Abaixo do Herói
-Comandos de Eventos: Nenhum :)
Terminamos então o evento do monstro( ), mas ( ) ainda temos que fazer os eventos comuns dos Delays, então, vamos aos eventos comuns:
Crie um evento comum:
-Nome: Delay do Heroi
-Condição de Início: Processo paralelo
-Switch: [Delay Heroi]
-Comandos de Eventos:
Começamos com um mudar variável, var[Delay Heroi] Menos 1, depois esperar 0.1 Segundo.
O delay não pode passar de zero, então crie uma condição IF com var[Delay Heroi] 0 igual ou abaixo e dentro um mudar switch [Delay Heroi] Tornar OFF
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<> Variavel: [xxxx: Delay Heroi] - , 1
<>Esperar: 0.1sg
<> IF – THEN:Var[xxxx:Delay Heroi] – 0Menr
<> Mudar Switch: [xxxx: Delay Heroi]Tornar-OFF
Faça um evento comum do mesmo jeito que o anterior mudando apenas a var[Delay Heroi] e Switch [Delay Heroi] pelos [Delay Monstro].
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<> Variavel: [xxxx: Delay Monstro] - , 1
<>Esperar: 0.1sg
<> IF – THEN:Var[xxxx:Delay Monstro] – 0Menr
<> Mudar Switch: [xxxx: Delay Monstro]Tornar-OFF
Agora pra finalizar crie um evento no mapa e mude a var[HP Heroi] para quanto você quiser. Na segunda página em processo paralelo coloque um definir teclas adicionais com a var[Tecla de ATK] apenas com a opção decisão(5).
Pronto ( :D ), você pode modificar muitas coisas neste sistema, eu coloquei arco, como também pode-se colocar magias, dentre várias coisas que ainda não pensei. :D
Se deu algum erro ou eu esqueci de algo só falar comigo.
Screens:
Créditos para Maykin-Kun (eu :D) e até a próxima.