Olá, meu nome é Danilo FreitaZ. Estou aqui com meu terceiro tutorial:
Meios de Transporte (Automáticos)
Idéia Básica: Criar um sistema que utilize transportes como charretes, metrôs, aeronaves... sem precisar que o herói fique andando pelo mapa.
Vamos exemplificar com uma estação de trem!
1- Tendo dois mapas em mãos, crie uma casa em cada um. Elas serão as estações.
2- Com um NPC ou uma máquina geradora faça com que o herói compre o Item: "Passagem para ####" (# = nome da outra cidade). Podem existir várias cidades e, logo, várias passagens.
3- Depois da compra, coloque um chipset de trem e faça seu herói entrar nele apenas se conter a passagem nas mãos. (Se não tiver tal chipset pode colocar uma porta com uma mensagem ao lado dizendo: "Entrada para o Trem".
4- Utilizando Fork Conditions (item= Passagem / usado), faça um mapa que seja o interior do meio de transporte utilizado. (Como o exemplo é de Trem, faremos um corredor grande com salas aos lados, no final uma varanda e no começo a maquinaria.
5- Dentro, crie uma variável de tempo dependendo da distância entre as duas cidades. Ou seja, uma fork conditions (item= Passagem pra Salvador / usado) -> Esperar 10.0 seg. Quando o tempo acabar coloque uma mensagem dizendo: "Chegou!" e ative a switch para que, na hora de sair, o herói vá para a entrada da estação da outra cidade. (Não se esqueça dos sons de trem andando e do trem chegando! Isto enriquece o jogo)
6- Depois da chegada sempre retire o item da passagem (Remover Itens: Passagem para #### - 1)
7- Pronto!
Você pode inovar, claro!
Darei algumas idéias para tornar este sistema mais atrativo e avançado:
- Estradas alternativas que não usem meios de transportes. Mas devem ser beeeeem longas para que o herói pense um pouco antes de escolhê-las entre uma ida simples e rápida de trem. ( Se for possível botar uma linha de trem passando em cada estrada seria bom. Como se o herói ficasse desiludido: "Droga, se eu tivesse comprado uma passagem já teria chegado lá!")
Lembrem-se, por exemplo, de GTA San Andreas: Há um mapa enorme com umas três cidades. Para se desclocar de uma cidade à outra requer uma longa viagem. Mas, no jogo, você pode utilizar passagens de avião ou de trem para chegar mais rápido em cada cidade. Foi justamente por causa deste sistema do GTA que eu tive a idéia de criar também no Rpg Maker.
- Outros meios acoplados. Como charretes que não precisam de estações, mas não chegam às cidades por caminhos looongos. Ou seja, seria preciso usar dois charreteiros pra chegar na cidade ####.
- Horário do Trem. Utilizei isto no jogo YODA. O trem só partia numa faixa de horário entre 10 e 15 horas, por aí. Mas seria preciso variáveis de tempo em paralelo. Eu não coloquei Dias da saída, mas também seria interessante. Sairia no Dia 21 das 10 às 12 horas. Se o herói não chegasse no momento certo, perderia o trem!
Meios bons para serem utilizados:
- Medieval
Charrete
Barco simples
Navio
Balão
- Período Atual
Trem
Transatlântico
Metrô
Táxi
Buzão (ônibus)
Avião
- Futurístico
Aeronave
Torpedo
Cápsula Espacial
Submarino
Estação de Teleporte
Bom, só isso. Qualquer coisa é só comentar.
Obrigado. ;)