Scenes
o que são scenes ?
Scene é um tipo de script que monta uma tela no jogo (tela do mapa, tela de titulo). Alguns dados podem ser definidos no próprio script ou esta definido em outro e é acionado por pequenos códigos.
acionado pequenos códigos ?
sim podemos chamar dados de outros códigos exemplos:
$game_temp.message_text ="Escreva Sua Mensagem Aqui"#mensagem de texto (vem da class Game_Temp) $game_screen.start_tone_change(cor, tempo)#mudar tom da tela (vem da class Game_Screen) $game_switches[ID]=true#chamar switches(vem da class Game_Switches)
repare que todos esses códigos começão com $, tudo que comesse com $ + uma palavra é para chamar alguma coisa de outro script, esses códigos acima estão chamando dados de scripts tipo game, OBS: apesar das class começarem com letra maiuscula para chamar um dado dela usamos letras minisculas exemplo: $game_screen.start_tone_change(cor, tempo). Mas tambem como chamar uma Scene (dentro de uma propria Scene) exemplo:
$scene =Scene_Title.new#chamar tela de titulo $scene =Scene_Menu.new#chamar menu
e em
$game_switches[ID]=true#chamar switches(vem da class Game_Switches)
oque é ID ? ID é o numero que usamos para chamar algumas coisas, suponhamos que o ID do switch é 001 o código vai ficar $game_switches[001] = true
oque é true ? true significa verdadeiro, mas existem códigos falsos sim mas não no sentido que você esta pensando
se você declara um switche como true na def main quando você for testar o jogo ele ja vai estar naquela tela, se não ele pode ser ativado depois ou destivado, ao apertar um botão por exemplo
#comesa ativado depois destivadef main $game_switches[001]=trueend def updat if input trigger?(Input::C) $game_switches[001]=falseend#comesa desativado depois ativadef main $game_switches[001]=falseend def updat if input trigger?(Input::C) $game_switches[001]=trueend
def main define os dados que aparecem apos entrar na scene depois para atualizar a scene usamos a def updat
@window_gold=Window_Gold.new@window_actor=Window_Actor.new
@window_golde @window_actor são dados criados no script, Window_Gold.new e Window_Actor.new são scripts de janelas algo parecido com isso no script Scene_Menu
loop do
o que é:define o ciclo do script, definise no final da def main toda scene tem que ter um ciclo ele é assim
loop do # Atualização da tela de jogo Graphics.update # Atualizar a informaçao de entrada Input.update # Atualização dos frames update # Aborta o loop principal se a tela for alterada if $scene !=self break#parar loop do end end