janelas
As janelas são muito importantes nos jogos de RPG, hoje aprendere,os um pouco sobre elas
def initialize super(0,0,640,480) self.contents =Bitmap.new(width -32, height -32)self.opacity =100end
Oquê é inititialize ?
Initialize é uma def usada iniciar os dados da janela
em super é definido a altura e a largura da janela
#super(0, 0, #altura, #largura)
Mas porque os dois zeros na frente ? esses dois zeros definem um tipo de um recuo nos cantos da janela, exemplo: troque a linha 12 do script Window_DebugLeft por:
super(0,82,192,480)
, rode o jogo e veja como como ficou...
viu ficou um espaço em branco em cima e em baixo da janela, neste caso, como a janela ocupava toda a coordenada x da tela, um pedaço dela não foi possivel ver o recuo de baixo da janela, então estes dois primeiros algarismos tem função de recuo, este recuo
#super(recuo x, recuo y, tamanho, largura)
#---------------------------------------------------# Atualizar#---------------------------------------------------def refresh self.contents.clear self.contents.font.color = system_color end
ai atualiza-se o auto conteudo, sobre as atualizações a mais a estudar mas veremos isso no final da aula
1º script
vamos fazer o primeiro scipt completo para isso você davera ter
1 uma classe(lembre-se que todas as janelas são afilhadas da...)
2 uma def initialize
3 Altura e largura da janela
4 bitmap e opacity
5 atualizar a janela
6 vá para Scene_Menu na def main coloque:
@#coloque uma palavra_window = nome da class da janela.new@#coloque a palavraanterior_window.x = coloque a cordenada x @#coloque uma palavra_window.y = coloque a cordenada y #cole em qualquer lugar da def main menos depois da palavra loop do
exemplo:
@actor_window=Window_Actor,new@actor_window.x =100@actor_window.y =100
agora teste seu jogo e vai no menu
uma janela ! mas esta branco calma ai já vamos preencher está janela
explicando sobre o que fizemos no scene_menu nos criamos um dado(@actor_window) é igual a Widow_Actor.new e colocamos a cordenada x e y. no script que você criou na def initialize coloque:
self.contents.draw_text(self.width -40,32,"",0)#coloque algo entre aspas
agora teste seu jogo e vai no menu
um texto !agora acresente
IMG =("Granpincs/#complete com imagem que caiba na sua janela") rect =Rect.new(0,0, IMG.width, icone.height)self.contents.blt(0,0, IMG, rect)
agora troque
self.contents.draw_text(self.width -40,32,"",0)#coloque algo entre aspas
por
self.contents.draw_text(IMG.widht +4,0,self.width -40,32,"",0)#coloque algo entre aspas
seu script devera ficar mais ou menos assim:
classWindow_Actordef initialize IMG =("Granpincs/#complete com recurso que caiba na sua janela")super(0,0,30064)self.contents =Bitmap.new(width -32, height -32) rect =Rect.new(0,0, IMG.width, IMG.height)self.contents.blt(0,0, IMG, rect)self.contents.draw_text(IMG.widht +4,0,self.width -40,32,"",0)end#---------------------------------------------------# Atualizar#---------------------------------------------------def refresh self.contents.clear self.contents.font.color = system_color endend
pronto o script tem uma imagem e um texto
esplicação
rect =Rect.new(0,0, IMG.width, IMG.height)self.contents.blt(0,0, IMG, rect)self.contents.draw_text(IMG.widht +4,0,self.width -40,32,"",0)
em rect definimos a altura e largura da imagem, na linha seguinte localização de rect e na ultima explica que o texto esta ao lado da IMG
ativando imagens no script
para quem teve dificudade ou não conseguiu colocar a imagem no script abra seu projeto e aperte f10
onde esta Granphics/#complete exemplo
Granphics/pictures/coloque a imagem
alguns links uteis
http://www.mundorpgm...esource-manager
href="http://www.mundorpgmaker.com.br/forum/index.php?topic=121682.0">http://www.mundorpgm...?topic=121682.0