Crie um evento qualquer no mapa, em processo paralelo.
Primeira parte do evento de operaçõesPara evitar que o herói apareça ou se mova, abra o menu, faremos algumas coisinhas:
No evento, crie um comando mover evento. Nesse comando coloque para o personagem ter invisibilidade on (isso vai permitir que eu mexa nas setas), Opacidade 0 (o personagem não será visível), Esperar: 20 frames (irá ficar parado por 1s). Repetir movimento (irá ficar parado, invisível, mas teremos os controles das setas, infinitamente).
Agora faça outro comando, está na página 1,
menu: proibir /bloquear.Agora para o evento não correr tão rapidamente, coloque esperar 5 frames.
Segunda parte do evento de operaçãoVamos transformar o gold do jogo em uma variável, mas como? Simples. Opções de variável > Variável dinheiro > Substituir > Outro: Dinheiro.
Agora o dinheiro é uma variável, poderemos trabalhar com ele facilmente.
Crie uma Label, Label 1.
Para que serve a label?Label, em português etiqueta / rótulo é um comando para se quisermos que um evento não acabe, ou volte para uma parte do mesmo evento sem precisar de switch ou criar outros eventos apenas adicionando o comando ir para label.
Comandos da label 01Logo abaixo da Label 01 crie uma condição: Se a variável menu for igual a 5 , sem exceção.
**Preste atenção que a partir de agora começamos a usar outras variáveis.
Dentro dessa condição menu ==== 5, teremos mais 3 condições (com exceção, menos a 3ª):
- Quando menu do banco for ==== 0
- Quando menu do banco for ==== 1
- Quando menu do banco for ==== 2
**DDark, para que todas essas condições?
DDark: São para as operações do banco. Se você percebeu, menu do banco == 0, 1 e 2 são as 3 posições da setinha, ou seja, depositar, retirar e sair.É, agora se torna um pouquinho mais complicado. Iremos fazer com que a operação depósito funcione.
Operação depósito (menu do banco == 0)Coloque o seguinte texto:
Você tem \C[6]\V[X]\C[0] Reais na conta. Quanto quer adicionar?
Onde X é o número da variável dinheiro no banco, ex: se a variável dinheiro no banco for a número 3, você deve colocar 0003. O comando \C[X], onde X é um número de 0 a 7, colore o texto. O comando \V[X], onde X é um valor entre 0000 e 9999, mostra o valor de uma variável. Assim, iremos mostra o valor de quanto dinheiro a pessoa tem no banco.
Agora vamos ver o valor que a pessoa quer adicionar na conta. Para isso crie um comando armazenar número com a variável dinheiro temporário como mutável.
Agora iremos fazer 2 condições dentro desta:
- para se o cara tiver o dinheiro.
- se o cara não tiver o dinheiro.
O cara tem a granaCrie uma condição: Se a variável dinheiro for maior/igual a variável dinheiro temporário, com exceção.
Crie o comando mudar dinheiro, diminuindo da variável dinheiro.
Crie outro comando, opções de variável, dinheiro no banco > somar > dinheiro temporário.
Crie um texto:
\C[6]Depósito feito com sucesso!
Crie um comando para esperar 5 frames e por fim crie outro comando para substituir a variável menu por 0.
Por fim, coloque para Ir para Label: 1
O cara não tem a granaCrie um texto: \C[2] Você não tem este dinheiro.
Comando esperar: 5 frames
Variável menu == 0
Ir para Label: 1
Tudo isso deve ter ficado assim:
**DDark, pra quê tudo isso? me explique melhor!
DDark: Observe...isso é igual a matemática (se você for bom). No começo falamos que a variável dinheiro seria o dinheiro do personagem, ou seja, o gold virou uma variável para podermos usá-lo. A primeira condição (menu ==== 5) é uma condição especial para funcionar as operações. Você verá mais a frente que apertando o botão C, enter (confirmar) a variável menu vai se tornar 5. Assim a condição será cumprida e ele fará o resto da operação. Se a setinha estiver na posição menu do banco == 1, fará a operação depósito, na 2, retirada, na 3, sair do banco.
Operação RetirarVai ser quase igual a primeira operação toda, então você pode copiar toda a parte de condição do menu do banco == 0. Essa condição também ficará dentro da condição menu == 5
Agora vamos mudar umas coisas:Condição 1: Variável menu do banco == 1
O texto: Você tem \C[6]\V[X]\C[0] Reais na conta. Quanto quer retirar? X == dinheiro no banco
Condição 2: Em vez de dinheiro vai ser dinheiro no banco
Dentro da condição 2 que está dentro da condição menu do banco == 1 vamos mudar quase tudo:
Opções de variável: dinheiro no banco - dinheiro temporário (diminuir de)
Mudar dinheiro: Aumentar > variável dinheiro temporário
Texto: \C[6]Retirada feita com sucesso!
Esperar: 5 frames
Opções de variável: menu == 0
Ir para Label: 1
Na exceção vai ser a mesma coisa, apenas mudando o texto:
\C[2]Você não tem este dinheiro no banco.
Ao final, deve ficar assim:
Operação SairDentro da condição menu == 5, coloque uma condição menu do banco == 2
Aqui é só moleza:
Coloque um texto > \C[3]Obrigado pela preferência!
Depois do fim da condição menu do banco == 2 e antes do fim da condição menu == 5, ligue a switch que criamos no começo:
Tp1 = ON (meu caso o nome foi esse)
Fim das operações!
Em fim acabamos os processos. Falta apenas 2 passos pequenos =0