Video de testes, de um jogo de plataforma no Rpg maker (feito por mim):
• Índice:
[box class="messtbg"]• Criando um jogo de plataforma parte 1
• Criando um jogo de plataforma parte 2
• Criando um jogo de plataforma parte 3
• Criando um jogo de plataforma parte 4
• Criando um jogo de plataforma parte 5
• Criando um jogo de plataforma parte 6 - EXTRA! [/box]
[box class="titlebg"]Criando seu jogo de plataforma p1 (Recursos e Introdução)[/box]
[box class="catbg3"] Há um certo tempo atrás, eu comecei a desenvolver um jogo estilo plataforma no Rpg Maker, jogo cujo nome era Jurassic Age.
Durante todo esse tempo em que estudei maneiras de criar um jogo perfeito desse estilo, eu consegui aprender bastante coisas nesse tipo de criação de jogo.
Com o cancelamento temporário do projeto citado em questão, eu decidi criar este tópico aqui na MRM, ensinando tudo o que eu aprendi sobre a criação de jogos de plataforma no RM, e é com muita paciência, dedicação e carinho, que eu irei explicar para vocês, como criar um jogo que simula perfeitamente um jogo de plataforma nessa engine.
Eu estava postando o conteúdo primeiramente em meu blogger sobre RM: http://rmxpbdl.blogs...orma-parte.html
Mas, decidi postar por aqui também, para que mais pessoas possam visualizar os tutorias, e conhecer outros meios de criar novos estilos de jogos. [/box]
[box class="titlebg"]
Informações:
[/box]
[box class="catbg3"]Tutorial e sprites criados por MayLeone.
Você precisa conhecer um pouco sobre os jogos de plataforma, ter uma noção sobre sua jogabilidade.
Ter um pequeno conhecimento sobre a engine, suas funções, como aplicar scripts, saber os jargões e etc...
O nível de dificuldade desse tutorial pode variar, pois há vários sistemas/scripts/mapeamentos um tanto fáceis, como também complexos, porém tudo será explicado com detalhes e calma, basta prestar atenção.[/box]
[box class="titlebg"]
Início:
[/box]
[box class="catbg3"]Muitos vão me dizer que existem engines de criadores de jogos como o Indie Game Maker e Game Maker, para criar esse tipo de jogo, eu mesma já consegui fazer algumas coisas neles, mas os mesmos podem parecer um pouco complexos de início, e tudo o que ambos podem fazer, o Rpg Maker também pode, é só saber como, e ter os recursos certos.
Por falar em recursos, vamos falar um pouco deles.
Como todos sabem, a engine RMXP, foi criada para que seus usuários possam criar jogos do gênero RPG.
O personagem pode andar pelo mapa nas quatro direções (esquerda, direita, cima e baixo), e a perspectiva dos mapas são olhados de cima, assim:
http://t0.gstatic.co...sS6k_CDS5a5&t=1
(a imagem acima não foi mapeada por mim, ela serviu apenas de exemplo)
E como nos jogos de plataforma, que na maioria das vezes são em 2D (o personagem só anda na horizontal e pula) o Rpg Maker, de início não parece ser uma boa engine para criar esse tipo de jogo, pois o personagem pode se movimentar em todas as direções e o sistema de pulo que vem com ele é uma porcaria (para esse tipo de jogo).
Mas, como existem pessoas que querem ir mais além, vulgo, alguns scripters (em especial Sweet Liar e meu amigo Gab) eles puderam trazer para a humanidade maker, alguns scripts que ajudam o Rpg Maker a simular um jogo de plataforma perfeitamente.
Eu juntei vários scripts que podem criar um jogo de plataforma no RMXP, e trago especialmente para vocês.[/box]
[box class="titlebg"]
Recursos básicos/scripts:
[/box]
[box class="catbg3"]• Script de simulador de plataforma:
@gravity = 2
[/box]
[box class="catbg3"]
• Script com menu de opções (simples):
[/box]
[box class="catbg3"]• Script de Pontos:
[/box]
[box class="catbg3"]• Script de Hud(vidas):
[/box]
[box class="catbg3"]• Script de Pauser:
[/box]
[box class="catbg3"]• Anti-Lag eficaz:
[/box]
[box class="catbg3"]• Script de Plataforma em movimento:
[/box]
[box class="catbg3"]• Script de eventos atravessarem tudo:
[/box]
[box class="catbg3"]• Script de Check-point:
[/box]
[box class="catbg3"]• Script de colisão entre eventos:
[/box]
[box class="catbg3"][box]Link para download dos scripts citados: (4shared)[/box][/box]
[box class="titlebg"]
Finalização:
[/box]
[box class="catbg3"]Ótimo! agora temos os scripts necessários para criar um bom jogo de plataforma.
Agora seu personagem pula, quando aperta-se a tecla ''S'' (se você não modificou o script,claro) e pausa apertando a tecla D.
Mas esse não é nem a ponta do iceberg. Claro que com os scripts em mãos, tudo se torna mais fácil, mas ainda faltam as imagens, midis, sistemas, sprites, mapas e uns básicos tutoriais criados por mim para facilitar ainda mais a coisa.
Porém, vamos por partes. Podemos ir agora para a parte gráfica do seu jogo, onde tudo começará, iremos mexer no database, criar sprites, e diversas outras coisas...
Segue nosso tutorial na parte 2.
Nos vemos lá.
Qualquer dúvida, com essa parte do tutorial, entre em contato.[/box]
[box]Parte 2.[/box]
Well explained in detail, keep up the great work 메이저사이트