Bom nesse tutorial você vai aprender(ou não) a por o mouse funcionar na tela de titulo. Você poderá escolher "Novo Jogo", "Continuar" ou "Sair" usando o mouse.
2 folhas de oficio;
1 tesoura sem ponta;
Cola;
Um adulto;
Exclua os itens listados acima;
Script: Glitchfinder's Key Input Module
Script: Glitchfinder's Mouse Input Module
Adicionar uma 'estrela'(*) no nome do script Scene_Title => Scene_Title*
(Indicação para dizer que ele está modificado)
Segue uma imagem de como ficou o meu editor de Scripts:
Criando os Rect's
Bom, vá no script Scene_Title*, vá até a linha 46. Você deve encontrar isso:
46: # O comando Continuar (s2) tem uma determinante
Deixe o cursor antes do # e aperte Enter até o linha 46 ir para a linha 53! O seu código deve estar assim:
45: @command_window.y =28846:47:48:49:50:51:52:53: # O comando Continuar (s2) tem uma determinante
Agora, na linha 47 você escreve:
# Rect's Abaixo!
E na 51 escreva:
# Rect's Acima!
Seu código deve estar assim:
45: @command_window.y =28846:47: # Rect's Abaixo!48:49:50:51: # Rect's Acima!52:53: # O comando Continuar (s2) tem uma determinante
Agora, vamos escrever o código de verdade.
Na linha 48 você escreve:
@iniciarRect=Rect.new(240,302,160,32)
E na linha 49 escreva:
@continuarRect=Rect.new(240,334,160,32)
Na 50 escreva:
@sairRect=Rect.new(240,366,160,32)
Se você me obedeceu corretamente, o seu código deve estar assim:
Dando uma utilidade para o passo 01
Agora, localize a linha 106 do script Scene_Title*, você deve encontrar o seguinte:
106: # Se o botão C for pressionado
Deixe o cursor antes do # e aperte Enter até o linha 106 ir para a linha 133! O seu código deve estar assim:
105: @command_window.update 106:106:...132:133: # Se o botão C for pressionado134: ifInput.trigger?(Input::C)
Agora nas linhas 107 e 131 escreva:
#--------------------------------------------------------------------------
Na linha 108 escreva:
# * Atualização dos Rect's
Agora na linha 110, você cola esse código:
ifMouse.in_area?(@iniciarRect) @command_window.index =0 ifMouse.press?(Mouse::MOUSE_LEFT) command_new_game end end ifMouse.in_area?(@continuarRect) @command_window.index =1 ifMouse.press?(Mouse::MOUSE_LEFT) command_continue end end ifMouse.in_area?(@sairRect) @command_window.index =2 ifMouse.press?(Mouse::MOUSE_LEFT) command_shutdown end end
Se você for um bom aprendiz o que código fico igual ou muito parecido com isso:
Fim, o seu sistema está pronto. De play no jogo e veja o que acontece!
Galera, fiz uma video aula, ficou fraca, mas digam o que pode melhor na video aula(por PM de preferencia) para eu fazer +! Digam também o que querem aprender.
Tem um fail no final da video aula, e tipo, não sou scripter, e erros acontecem, mas foi hilário! Vale um joinha no video só pelo fail meu no final!
P6jKy_4r6eU
Ao mar por existir;
Um salve para as cavernas, que me dão grandes aventuras;
Um salve para a ruiva gordinha do porto do reino do Gerar! Aquele gordinha... me atiça! u.ú
Não se deve crédito a ninguém! Se você fez o sistema da aula, quem fez foi você, eu apenas ensinei(ou não). Os créditos são totalmente seus!
Você: NumPad por quê você não explicou nada!
Eu: Isso aqui é direto ao ponto! Se não entendeu nada, vá estudar RGSS!
Você: NumPad por quê o tópico está feio?
Eu: Eu tenho mais o que fazer da vida, não tenho tempo enfeitar um tópico com BBCodes de graça! Não estou ganhando nenhum garrafa de Rum para escrever isso, então faço de qualquer jeito mesmo.