Programação orientada a objetos
Também abreviada como POO.
Estou fazendo essa aula por que é de extrema importância para iniciar na carreira de scripter, que é sobre POO. Irei explicar de uma maneira simples e fácil, que até o Guilherme Azevedo possa entender(um pouco kkk).
Introdução
Se você não sabe o que é POO, e acha que nunca viu, se você já leu algum script que comece com class, você já viu POO!
A classe define um tipo de objeto. Note que muitos scripts do RM, começa com class NOME. Com isso estamos iniciando um objeto.
Dentro desses objetos(classes) ainda temos seus atributos, e métodos(que realizam alguma função, um "trabalho").
Um exemplo do que seria um atributo, seria uma variável desse objeto, por exemplo: @nome, @x, @width...
e método, tenho certeza de que você já viu, no rgss eles começam com def NOME.
com uma class, um atributo, e um método, temos um objeto.
A orientação a objetos, serve para aproximar as características do mundo real ao virtual. Com o exemplo a seguir vocês irão entender muito bem isso.
classHumanodef initialize @nome="RD12" @carreira="Scripter" @idade=15endend
Criamos um objeto, chamado Humano, e nele temos os atributos, como nome, carreira e idade, e o método que inicializa esses atributos. No rm, quando você chama um objeto(class.new) o método def initialize é executado, então sempre começaremos com ele para iniciar nossos atributos(variáveis).
agora, vamos criar mais um método, esse método vai ter o trabalho de nos mostrar as informações desse objeto, no caso, a ficha desse humano:
def ficha #Retorna as informações do objeto return("Nome: "+@nome+",Carreira: "+@carreira+",Idade: "+@idade) end
Assim, quando chamarmos o método ficha, irá mostrar a ficha desse humano.
Um exemplo de objeto e método que retorna um atributo no RM.:
$game_player.x
$game_player seria o objeto, e x o nome do método.
O nosso objeto está assim:
classHumanodef initialize @nome="RD12" @carreira="Scripter" @idade=15enddef ficha #Retorna as informações do objeto return("Nome: "+@nome+",Carreira: "+@carreira+",Idade: "+@idade.to_s)endend
Para iniciarmos ele, devemos colocá-lo em uma variável, desse jeito: $Humano = Humano.new
$Humano é o nome da var, você pode por qualquer nome.
e Humano.new, é o nome da classe, + new, para inicializarmos ela.
Após fazer, isso, podemos executar o método ficha, apenas chamando ele assim: $Humanos.ficha
Mas esse método retorna um valor, então para você visualizar ele, faça isso:
print($Humanos.ficha) assim será exibido na tela.
Finalizando:
Essa aula foi apenas o começo do começo relacionado a POO, na verdade essa aula só serviu para lhe mostrar o que é um objeto, ainda não te ensinei muito a criar um objeto de verdade, vai ficar para a próxima aula.
Aula criada por mim, RD12.