RGSS (Ruby Game Scripting System) uses the
object-oriented scripting language Ruby to develop 2D games for the
Windows® platform. RGSS lets you build entirely original game systems far
more easily than would other languages like C. Ruby is a simple language
that's easy even for beginners to use, yet it's still a powerful and
sophisticated tool.
RGSS (Ruby Game Scripting System) usa a
Linguagem de Script Ruby Orientada a objetos para desenvolver jogos 2D
para a Plataforma Windows®. RGSS leva você a construir inteiramente
sistemas de jogos com originalidade mais facilmente que outras linguagens
como C. Ruby é uma linguagem simples e de fácil aprendizado para os
iniciantes, sendo esta uma poderosa e sofisticada ferramenta. -> Texto
retirado do Help Original em Ingles.
Sem mais pormenores vamos
começar pelo que realmente interessa.
O que vem a ser "Linguagem
Orientada a objetos"?
Pois bem. Significa que tudo que existe, já
pronto, dentro dos padrões de programação, pode ser reutilizado,
reaproveitado, ou alterado.
Vejamos um
exemplo:
Observe
que o objeto CLIENTE foi reaproveitado para comportar dois clientes
diferentes, com nomes diferentes e telefones diferentes. Mas para isso eu
precisei "Declarar" dois novos objetos. "DECLARAR"?
Sim. Todo novo
objeto deve ser declarado, de forma ao programa saber que ele existe e o
que ele é. Para isso vamos entrar no maior e mais importante de todos os
objetos da programação : VARIÁVEIS.
Eu costumo dizer que uma
"Variável é como um balde, você enche com algo que precisa, para usar
depois, em outro lugar". Qualquer objeto que se deseja usar deve ser
declarado numa variável. Vejamos o
exemplo:
Nesta
janela do Editor de scripts vemos claramente que todos os nomes com
$data estão sendo carregados cada qual com um objeto do RPG,
atores, classes, habilidades... e a ultima linha que possui $game está iniciando um objeto, não carregando, mas criando. você mesmo pode
criar uma variável, agora mesmo !! quer ver? Abra um projeto no RPGMaker
XP, vá no editor de scripts, na sessão Main.
logo depois de
Graphics.freeze, coloque assim:
nome ="Zé da silva"print nome.to_s
Agora
rode o jogo. SIMPLES DEMAIS !!
Agora que você já sabe um pouco (bem
pouco) sobre objetos, vamos falar de
variáveis...
VARIÀVEIS:
Para facilitar o estudo, eu
vou chamá-las de Vars.
Existem Vários tipos de vars, as mais comuns e
mais usadas são:
String - Comporta letras e
números
Integer - Comporta numeros
Boolean - Comporta
0 e 1, true e false, sim e não
Array - Comporta várias
variáveis
Constante - Comporta tudo, porém seu valor é fixo.
No caso dos Eventos de mapa, eles usam vars booleanas (as switches)
e vars numéricas (as vars comuns).
No RPGMaker, elas também possuem
grau:
var = var local
@var = var
pública
$var = var global
VAR =
Constante
Vars locais servem para resolver problemas
rápidos, como nomes ou números que só serão alterados ali
mesmo.
Vars públicas servem para toda a classe que a declarou,
podendo ser alterada em qualquer procedimento da classe.
Vars
globais são geralmente declaradas no início da execução do programa,
servindo como base para classes e outras vars.
Constantes Só são
declaradas no caso de valores imutáveis, ou seja, que não necessitam ser
mudados.
Mas o que vem ser uma CLASSE?
As classes são os objetos fundamentais do RPGMaker,
onde estão contruídas todas as funções, tudo que você vê, cria e edita no
Database, nos Mapas e no Script é possível graças as classes.
No
início desta lição falamos sobre o Objeto CLIENTES. Ele é uma
classe, a classe CLIENTES, que me permite ter várias instancias dele mesmo
para me servir de acordo com a minha necessidade.
Observe o exemplo
a
seguir:
Note
que eu destaquei a var global $game_party.
Aquii ela é
declarada, criando uma instância do objeto Game_Party, e logo abaixo ele
já executa um procedimento da classe declarada. PROCEDIMENTO?
Sim, As classes são compostas por vários
procedimentos, que é o que as faz funcionar.
Abra um projeto no
RPGMaker XP, e abra o Editor de Scripts.
A 15º sessão é a Game_Party.
Você vai reparar que logo no ínício da sessão está o nome: "class
Game_Party"
Vá descendo dentro da janela, você vai ver que a
classe Game_Party é cheia de áreas que começam com "def" e terminam
com "end". Na linha 39 está o procedimento que foi chamado no
exemplo acima.
Só neste procedimento há como exemplificar 6 usos de
vars. Quer
ver?
(http://img141.images...1/4480/4td5.gif)
1 -
uma var pública array, @actors
2 - uma var integer,
i
3 - uma var global, declarada como $data_system
4 - o uso
da var @actors
5 - uma var global, declarada com valores dos
atores(arquivo externo), a $game_actors
6 - o uso da var
i
Tudo isso é só para que você tenha uma noção do quanto as
variáveis são importantes. Eu costumo dizer que elas são as "Engrenagens" que fazem os Programas funcionarem.
CONCLUSÃO:
Vimos
nesta lição algo bem básico sobre a POO (programação orientada a objetos),
Variáveis e seu uso. Não é do meu interesse abordar TUDO que envolve
variáveis, somente o necessário para a sua iniciação no RGSS. Começamos a
ver classes e procedimentos, esse será o tema da próxima
lição.
Obrigado.
Tultos da ruby brasil.
The weight of the iron manhole cover ranges from 40kg to 160kg. However, in torrential rain, even heavy manhole covers like this are often bounced off under heavy rain pressure.코인사다리
Directorate of State Council of Educational Research and Training, (SCERT) Mizoram has Going to Conducted High School Public Exam 2024, Exam Every Year laks of Students Attended, SCERT Mizoram 7th Date Sheet Pdf Format Available at official Website.Students Studying for Public Exam 2024 can be Challenging, and Requires a lot of Effort and Practice, Students will have to Master Mizoram 7th Class Question Paper 2024 the Subjects For this Purpose, After Learning the Subject Completely with the help of Manipur Question Paper.
무료스포츠중계platforms provide a seamless experience. It's like having a front-row seat to every game.
홍대 노래방 Seven offers a diverse song selection and modern facilities. It's where you want to be for karaoke in Hongdae.