Modificando Scripts
Por
HugoLinux
Objetivos:
• Permitir a customização de scripts [principal];
• Permitir a criação de pequenos scripts.
Capítulo 1
O Básico Parte 1.3
=>Variáveis<=
Explicação mais Técnica:
As variáveis são espaços na memória RAM onde se guarda dados, esse espaço tem “nome”. Dependendo do nome da variável, defini-se o momento que ela ocupa um espaço na memória.
Explicação mais Superficial:
As variáveis são nomes que você dá a certas informações, o nome da variável define em que momento ela pode ser usada.
>Nome das Variáveis<
@ => Se a variável começar com @ ela é uma variável que só irá poder ser chamada dentro da classe em que foi definida.
Ex.:
@gold
@Time
minúscula => Se a variável tiver todos os caracteres de seu nome em minúsculo, ela é uma variável que vai ser utilizada rapidamente, ela é definida, mas logo é utilizada.
Ex.:
Gold
Time
MAIÚSCULA => Se a variável tiver todos os Caracteres Maiúsculos, ou só o 1º, essa variável não muda de valor, ela tem o mesmo valor para sempre.
Ex.:
GOLD
Time
$ => Se a variável começar com $ essa variável pode ser utilizada em qualquer momento.
Ex.:
$gold
$Time
>Tipos de Dados<
Não tem como falar em variáveis sem falar em dados, já que isso é o que elas guardam. xD
Os tipos básicos de dados são:
Dados Inteiros
São dados compostos por números inteiros.
Dados Reais
São dados compostos por números que tenham casas decimais.
Dados String
São dados que são compostos por números e caracteres. Para se referir a esse tipo de dado deve-se botar “” no dado. Ex.:
“Isso é o Dado”
Dados Booleanos
São dados que só tem 2 valores possíveis, false ou true.
>Definindo Variáveis<
Após definir um dado para uma variável você está definindo a variável, o tipo de dado que ela pode comportar e o dado inicial que ela conterá. Para definir o dado de uma variável deve-se colocar o nome da variável depois = e depois o dado. Ex.:
classScene_Teste def main @nick=“HugoLinux” Endend
Escrevendo isso eu defino que @nick é uma variável que guarda dados tipo String, que seu dado inicial é “HugoLinux” e que ela será utilizada dentro da classe Scene_Teste.
>Atribuindo Dados às Variáveis<
Para se definir dados à uma variável, basta fazer a mesma coisa que você faz ao definir uma variável, só que você irá utilizar outro dado, para a variável mudar de valor.Ex.:
classScene_Teste def main @nick=“HugoLinux” @nick=“DragonForce” Endend
Na verdade não é necessária a linha @nick = “HugoLinux” já que logo no linha seguinte irá mudar o valor da variável.
>Representar variáveis<
Variáveis tem como valor principal guardar dados e representá-los, ou seja, você pode representar uma variável no lugar de um dado. Por exemplo, o comando p que nós estávamos utilizando para mostrar uma mensagem na tela, escrevendo p ”HugoLinux”, poderíamos fazer o seguinte:
classScene_Teste def main @nick=“HugoLinux” p @nick Endend
Fazendo isso o comando p irá utilizar o dado que está na variável @nick, que no caso é “HugoLinux”.
>Alterando Dados das Variáveis<
As variáveis podem ter seus dados alterados, basicamente de 5 maneiras:
Atribuindo
Já foi explicado acima, usa-se o =
Somando
Utiliza-se o símbolo +=, fazendo com que o valor da variável some-se ao valor indicado. Exemplos:
classScene_Teste def main @num=1 # atribui-se 1 à variável @num @num+=10# soma-se 10 à variável @num, ou seja, seu novo valor é 10+1=11 p @num endend
No final será mostrado na tela o número 11.
Diminuindo
Utiliza-se o símbolo -=, fazendo com que o valor da variável seja subtraído do valor indicado. Exemplos:
classScene_Teste def main @num=10 # atribui-se 1 à variável @num @num-=1# soma-se 10 à variável @num, ou seja, seu novo valor é 10-1=9 p @num endend
No final será mostrado na tela o número 9.
Multiplicando
Utiliza-se o símbolo *=, fazendo com que o valor da variável seja multiplicado pelo valor indicado. Exemplos:
classScene_Teste def main @num=10 # atribui-se 1 à variável @num @num*=2# soma-se 10 à variável @num, ou seja, seu novo valor é 10*2=20 p @num endend
No final será mostrado na tela o número 20.
Dividindo
Utiliza-se o símbolo /=, fazendo com que o valor da variável seja dividido pelo valor indicado. Exemplos:
classScene_Teste def main @num=10 # atribui-se 1 à variável @num @num/=2# soma-se 10 à variável @num, ou seja, seu novo valor é 10/2=5 p @num endend
No final será mostrado na tela o número 5.
>Conversão de Dados Para o Tipo String<
Existe um modo de converter dados Inteiros, reais ou booleanos em dados tipo string. Para fazê-lo basta escrever o nome da variável com .to_s no final, ao fazer isso será representado um dado string do dado da variável(como se fosse outra variável).Ex.:
classScene_Teste def main @numero=20.5# variável @numero recebe o dado 20.5 @numero_str=@numero.to_s # variável @numero_str recebe o valor de # @número convertido para String, no caso #“20.5” endend
Essa conversão é útil, para alguns comandos q aprenderemos depois e que só utilizam strings.
Edit.:
Quase que esqueço...
Exercício:
Faça uma classe que some duas variáveis e mostre na tela uma mensagem do valor dessa variável convertido para String
Indice de Aulas Anteriores
Capitulo 1 - O Básico Parte 1.1
Capitulo 1 - O Básico Parte 1.2
Lee Young-joo, a professor of fire and disaster prevention at Seoul National University, said, "In rivers, etc., the search can be done by narrowing the range to some extent, but the biggest difficulty of the search is that the missing point is clear, but it is difficult to estimate the flow rate." The water pipe under the manhole, where the brother and sister were missing, runs to Banpocheon Stream near the express terminal and flows into the Han River. A fire official at the site said, "The Banpo Stream and the Han River are also conducting a simultaneous search."코인사다리
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