[move]MaNiAc ClOwN![/move]
XAS - Fábrica de Maravilhas!
Apresentaçao:
Olá a todos! Eu sou o XxColossusxX do antigo forum e venho acompanhando a jogos rpg praticamente desde do início, quando o forum ainda ficava dentro do site, mas tive que parar de usar por um tempinho. Antes de tudo gostaria de informá-los que antes de postar esse tópico eu dei uma pesquizada e vi que tinha um link sobre isso, porém aqui nao só darei explicaçoes de como usar esse incrível sistema, mostrarei também como fazer maravilhas com ele!
Qual versao devo usar para fazer maravilhas!?
Eu recomendo a versao mais atual a XAS Hero Edition 3.4 encontrada na seçao de Scripts do forum ou no site:
www.atelier-rgss.com [Site oficial]
Introduçao:
Primeiramente gostaria de introduzir os comandos de script e seus respectivos significados para que tudo fique mais claro!
Comandos De Script
Legendas:
X = ID da SKILL.
PERC = % de chance para ativar o comando.
A = ID da animação.
S = Velocidade de movimento.
SW_ID = ID da Switche.
ON = true ou false (Ativar ou Desativar)
LEVEL = Nível do herói.
ST_ID = States ID
DAMAGE = Dano
TEXT = Palavra ou Frase.
Comandos para eventos e inimigos:
* shoot(X) - Ativar uma habilidade.
* shoot_chance(X,PERC) - Ativar uma habilidade com % de chance.
* lowhp_shoot(X,PERC) - Ativar uma habilidade caso o inimigo esteja com HP baixo.
* fatal_shoot(X,PERC) - Ativar uma habilidade e morrer em seguida.
* lowhp_fatal_shoot(X,PERC) - Ativar uma habilidade e morrer logo em seguida, com HP baixo.
* hp_shoot(X,X,PERC) - Ativar 2 habilidades diferentes, um quando o HP estiver alto e outro quando o HP estiver baixo
* rand_shoot(X,X,X,X,X) - Ativar habilidades aleatórias, até 5 habilidades.
* lowhp_rand_shoot(X,X,X,X,X) - Ativar habilidades aleatórias, quando o HP estiver baixo.
* escape(PERC) - Ativar fuga.
* lowhp_escape(PERC) - Ativar fuga, quando o HP estiver baixo.
* shield_enable! - Ativar escudo.
* shield_disable! - Desativar escudo
* hp_shield(ON) - Ativar ou desativar o escudo dependendo do HP do inimigo.
* hit_reaction_on - Ativar efeito de reação caso o herói acerte o alvo com habilidades de curto alcance.
* hit_reaction_off - Desativar efeito de reação.
* hp_hit_reaction - Ativa ou desativa o efeito de reação dependendo do HP.
* addstate(ST_ID,PERC) - Adiciona uma condição.
* selfdamage(DAMAGE,PERC) - Causa dano no próprio usuário.
* text("TEXT",PERC) - Apresenta um texto ou palavra.
* lowhp_switch(SW_ID,ON) - Ativar ou desativar uma switch quando o HP estiver baixo, primeiro coloque a ID da switch e depois true ou false, para ativar ou desativar a switch.
* hp_switch(SW_ID,ON) - Ativar ou desativar uma switch dependendo do HP,ou seja, caso definirmos a swich como true, a swich ficará ativada quando o HP estiver alto e quando o HP estiver baixo ficará como false, ou vice versa.
* anime(A) - Ativar uma animação.(Eventos e Inimigos)
* lowhp_anime(A) - Ativar uma animação quando o HP estiver baixo (Inimigos).
* hp_anime(A1,A2) - Ativa 2 animações diferentes dependendo da quantidade de HP do inimigo. A1 = HP alto / A2 = HP baixo
* speed(S) - Definir uma velocidade de movimento, útil caso quisermos que o evento ou inimigo tenha um velocidade acima de 6.
(Eventos e Inimigos)
* lowhp_speed(S) - Define uma velocidade quando o HP estiver baixo.(Inimigos)
* hp_speed(S1,S2) - Define 2 tipos de velocidades dependendo do HP do inimigo.
Comandos para o heroi:
* hero_lowhp_shoot(X,PERC) - Ativa uma habilidade quando o HP do herói estiver baixo.
* hero_hp_shoot(X,PERC) - Ativa 2 habilidades dependendo da quantidade de HP do herói.
* hero_lowhp_switch(SW_ID,ON) - Ativar ou desativar uma switch quando o HP do herói estiver baixo.
* hero_hp_switch(SW_ID,ON) - Ativar ou desativar uma switch dependendo da quantidade de HP do herói.
* hero_level_shoot(X1,X2,LEVEL,PERC) - Ativa 2 habilidades dependendo do Level do herói.
* hero_level_escape(LEVEL,PERC) - Ativar fuga dependendo do Level do herói.
* hero_level_hit_reaction(LEVEL,ON) - Ativa ou desativa o efeito de reação dependendo do nível do herói.
* hero_level_shield(LEVEL,ON) - Ativar ou desativar o escudo dependendo dependendo do nível do herói.
* hero_level_speed(S1,S2,LEVEL) - Define 2 velocidades dependendo do nível do herói.
* hero_hp_anime(A1,A2) - Define 2 animações dependendo do HP do herói
* hero_level_anime(A1,A2,LEVEL) - Define 2 animações dependendo do nível do herói.
Variáveis:
Enemy ID - Serve para indicar o ID do inimigo, usado para criar evntos inimigos no mapa
ID impact - Serve para identificar o ID da ferramenta, usado em eventos para diversos fins como quebrar uma caixa.
Sensor Enemy - Sensor do Inimigo até que distância ele irá te atacar EX:
Sensor enemy = 4
4
434
43234
432Hero234
43234
434
4
Algumas Dicas Importantes:
Sugiro se voce vá criar um jogo "sério" com esse sistema você faça um mapa para os inimigos tambem.
Como Assim?
Nao tem um Mapa chamado "TOOL" no programa? entao crie um abaixo dele Chamadoi Enemys ou Inimigos e lá os separe como ele fez com as ferramentas, só que ao invés de ferramentas voce colocará os evntos dos inimigos facilitando ainda mais o seu Jogo coloque também os chefoes se voce quiser só se concentar em mapas e na história, se voce tiver uma equipe ótimo! Coloque a pessoa engarregada dos eventos para fazê-los, um para criar os mapas e outro para desenvolver as histórias nao se esquecendo claro! dos Designers!
Para a pessoa encarregada da história, itens e etc peça para ele(a) antes de fazer a história no maker, antes a escrevê-la, criar itens e habilidades no caderno para facilitar o trabalho. Caso voce trabalhe sozinho como eu ... bem entao ignore tudo acima ... menos a parte do caderno! Ela sempre facilita!
Idéias:
Inimigo Passivo
* Criar Inimigos pacíficos ou seja só atacarem quando atacados:
Crie um Evento qualquer no mapa
Na primeira página voce colocará o grafico desejado o movimento enfim tudo normal.
Na segunda página voce marcará a caixa de variável para ID impact e a colocará para 1 (todas as ferramentas poderao ativar)
E em Comandos de Eventos voce o colocará parafazer algo (opcional) e colocará para ativar a switch local "A"
Agora nas proximas páginas 3, 4 e 5 voce define o inimigo normal só que com a caixa da switch local marcada para A. (nas páginas 3, 4, 5)
Pronto!
Agora esse inimigo só se tornará agressivo se for atacado!
Peço que sugiram mais Ideias para que possa tentar fazê-las para o XAS!
OBS: Eu recomendo esse tutorial para as pessoas que tem um poquinho de experiencia no programa.
Postem tudo aqui! Dúvidas, sugestoes, erros tudo!
Well explained in detail, keep up the great work 메이저토토사이트