*Baseado no fato de que você irá utilizar Variáveis Livres
Esta é uma maneira de adicionar "Barrinhas" de energia em baixo de qualquer evento, ou do personagem. Além de poder usar em "Abs's" isto serve de base para infinitos sistemas diferentes:
Mínimo 2 Variáveis usadas
Usado o comando de Mostrar/Mover Imagem
1 Imagem Usada
1 Evento Extra em Processo Paralelo
Me desculpe se alguém já postou algum sistema semelhante, Eu mesmo desenvolvi este método e decidi mostrar aqui para ajudar os Eventers.
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Em primeiro Lugar, Vamos Criar a Barrinha em baixo Do Herói. Para Isto, Vamos trabalhar em cima de uma fogueira que irá levar um certo tempo para acender. Crie um Evento para a fogueira.
Como 1° Comando de evento, defina 2 Variáveis. A Primeira defina como "Herói X" e no valor dela use o valor Evento => Personagem => Coord X da Imagem.Caso não saiba aonde é, abra o spoiler abaixo.
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Obviamente, a Segunda Variável Defina como "Herói Y" e como valor defina Evento=> Personagem => Coord Y da Imagem.
Agora vamos ao 2° Comando do Evento. Coloque o Comando Mostrar imagem. Use a imagem a seguir:
E nas definições da Imagem Defina ela assim: » Posição Ponto Inicial = Centro » Por variável : X = Herói XA variável que definimos antes Y = Herói YA variável que definimos antes E de resto pode deixar normal. Caso precise pode ver a imagem abaixo como Guia.
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Agora use o Comando Mover Imagem, e deixe tudo definido de acordo com os comandos do mostrar imagem. A posição, o Ponto inicial, e o número da Imagem. A diferença aqui é que você deve mudar a Magnitude da imagem no "X" de 100, mude para 0. E defina lá em cima o tempo que esta transição irá levar ( recomendo 100 Frames) .
Coloque agora um comando de "Esperar" com a mesma quantia de frames que você definiu no Mover imagem.
O resto dos eventos é por sua conta, isto que fizemos já irá fazer aparecer uma Barrinha em baixo do Herói que irá se esgotando até 0 no tempo que definimos .
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Se conseguiu entender fácil o Funcionamento básico do sistema, agora já pode fazer algo um pouco mais avançado, como a Barrinha de HP de um inimigo.
O processo é o mesmo do anterior, no entanto faça da seguinte forma: Faça 2 eventos, Um será o evento do inimigo, e o outro coloque no canto da tela em processo paralelo, ele irá fazer o sistema Funcionar. No Evento Do inimigo, Coloque um nome que consiga lembrar fácil depois para ficar melhor na hora de procurar.
Abra o Evento em processo paralelo e faça o mesmo sistema, Atribua 2 Variáveis, Com os nomes "Inimigo X" e "Inimigo Y" , e atribua a elas os valores de Evento => [ID do evento]Inimigo => Coord X e Y da imagem. Atenção, verifique de que está definindo as 2 Variáveis Para o Mesmo evento Inimigo, nos respectivos valores X e Y.
Agora não iremos mais usar nem o Mostrar Imagem, e nem o Mover Imagem Ainda. Crie um comando de "Condição" e Escolha uma Variável qualquer nomeando-a de HP Do inimigo.
Agora você define várias condições, uma para cada Valor da Variável HP Do inimigo, e dentro destas condições Coloque o comando de Mostrar imagem, usando como referência as Variáveis X e Y Do inimigo, e na Magnitude X você define a % Equivalente ao valor da variável. Por exemplo: HP Total = 10 Condição HP = 5 Mostrar Imagem Magnitude = X = 50