QUAKE
Para entrar em uma das senhas você deve apertar a tecla TIL (~) para que o console apareça na tela. Será nele que você deve digitar as senhas.
Estes são os códigos:
GOD
Deixa você indestrutível: imune a tiros e capaz de agir submerso ou sobre a lava
IMPULSE 9
Dá todas as armas, munição, chaves
IMPULSE 11
Escapa do console (linha de comando) para outro uso
IMPULSE 255
Modo QUAD DAMAGE (seus tiros causam 4 vezes mais danos aos inimigos)
REGISTERED 1
"Registra" o jogo, isto é, o shareware parecerá registrado, permitindo o livre acesso a Lighting
Gun
e a outras portas de levels, mas o jogo travará caso você entre nelas.
MAP ExMy
Digite um número na frente da letra [E] para entrar em um episódio específico e um número da frente de [M] para escolher a missão. Ex.: E1M1, leva você para a missão um do episódio um.
Detalhe: na versão shareware você só pode usar a missão E1; (x = 1 a 4) (y = 1 a 9)
MAP DMx
Jogue nas fases Deathmatch. (x = 1 a 6)
MAP END
Leva para uma fase secreta
MAP START
Volta para o ínicio do jogo
NOTARGET
Os monstros não te atacam se você não os provocar
NOCLIP
Atravessa paredes, teto, chão, etc...
FLY
Para voar. Aperte a tecla para subir e [X] para descer
GIVEx
Digite um número, de 1 a 8, no lugar de x e pegue a arma correspondente
GIVESx
Dá x balas para a shotgun (até 255)
GIVECx
Dá x carga para a bateria (até 255)
GIVERx
Dá x munições para o rocket (até 255)
GIVENx
Dá x balas para nail gun (até 255)
GIVE Hx
Pegue energia (até 999)
SV_GRAVITYx
Muda a gravidade (x vai de -99999999 a +99999999)(Normal = 850)
R_FULLBRIGHT 1
Jogo sem sombras
KILL
Suicídio
ENTITIES
Deixa os inimigos invisíveis
TIMEREFRESH
Mostra quantos frames o computador usa por segundo
VID_DESCRIBESMODES
Mostra a resolução ideal para o seu micro
VID_MODE x
Escolha a resolução de vídeo. Substitua x por números de 0 a 24. Obs.: Geralmente, os
computadores com 8MB de RAM só rodam com 10. Quem tem 16MB de RAM pode tentar usar 14 e para os de 32MB, dá para usar 24
COLOR x
Muda a cor, no modo multiplayer, entre 0 e 13
GAMMAx
Altera o brilho da tela (x vai de 0 a 16);
NAME + seu nome
Coloca seu nome no lugar do Player do jogo. Bom para usar em multiplayer
NAME
Troca o nome do jogador
STATUS
Mostra o nome do(s) jogador(es), localização, versão, etc...
VERSION
Mostra a versão que está sendo usada.
MAP
Mapa
Obs.: Mais algumas dicas:
F4 - Atravessa paredes
F9 - Atravessa paredes (com a tecla C ele sobe e com a tecla D ele desce)
F10 - Invencibilidade ("God Mode")
9 - Dá todas as armas
Armas:
Machado - substitui as porradas diretas. Praticamente inútil, a não ser que sua munição tenha acabado e você não tenha gravado o jogo...
Escopeta - Você já começa com esta. Use-a para matar os guardas e para usar a longa distância.
Escopeta dupla - Mais poderosa embora mais lenta. Cuidado para não errar os tiros e não dispare a toa, pois consome o dobro da munição.
Metralhadora - Arma incomum, mais bastante útil. Gasta pouca munição e é ótima a curta distância.
Super metralhadora - Modelo mais potente, atira mais rápido, gastando mais pregos. Use-a contra monstros maiores, preferivelmente a curta
distância.
Lança-granadas - Muito útil para emboscadas. Apesar de ter um alcance pequeno, pode detonar em contato com os inimigos ou por tempo.
Lança-mísseis - Embora use a mesma munição que o lança-granadas, esta arma é ideal para ataques a longa distância. Calcule bem o tempo, pois
seus tiros são lentos.
Thunderbolt - Possui um nome bonito mas, na verdade, é pouco eficaz. Gasta muita munição e não pode ser usada na água. No entanto, é muito útil
contra certos tipos de monstros.
Itens especiais:
Quad damage - Escolha a metralhadora e pegue-o. Evite usar granadas com esse item, pois suas explosões podem machucá-lo ainda mais. Como o
nome já diz, lhe dá quatro vezes mais força.
Pentagram of Protection - Invulnerabilidade, é preciso dizer mais?
Ring of Shadows - Os monstros não o verão até você chegar bem perto ou atacá-los. Não é muito útil, mas é bem divertido.
Megahealth - Lhe dá mais cem pontos de energia. O que passar dos cem pontos normais, vai desaparecendo aos poucos, por isso, não se
incomode se levar alguns tiros.
Biosuit - Roupa com reservatório de ar. Acaba rápido e nào é muito útil.
Inimigos:
Rottweiler - Conhecido como o cão do demônio, ele não vai lhe dar muitos problemas. Dê a ele um osso ou então dois tiros de escopeta que ele
fica quietinho.
Rotfish - Não chegam a ser piranhas, mas pegam no seu pé. Se estiver acabando o seu ar, prefira subir a matá-los.
Grunt - Mais chatos que policiais de trânsito, esses caras carregam escopetas e aparecem muito nos primeiros estágios.
Enforcer - Esses carregam armas de energia, que são potentes mas muito lentas. Também possuem armaduras, por isso, não economize munição.
Knight - Armados com espadas, só atacam de perto. Use a escopeta dupla para acalmá-los.
Death Knight - Realmente mais fortes, eles atiram rajadas de raios. São mais rápidos e mais espertos. Não dê moleza, use o Thunderbolt ou
granadas.
Zombie - Sentido completo para "mortos-vivos". Você pode atirar neles, mas só vai derrotá-los se explodi-los.
Scrag - Parece com cobras voadoras, mas cospem veneno em você. Use a metralhadora em especial: mata mais rápido e economiza munição.
Ogre - Um brutamontes muito estúpido. De longe ele usa um lança-granadas, e de perto, uma moto-serra. Para derrotá-los com mais facilidade,
use o terreno para ajudá-lo: veja até onde seus tiros chegam e onde pode se esconder. Se ele estiver acima ou abaixo de você, chegue perto e
acabe com ele com a escopeta dupla.
Spawn - Encontrado no último episódio, esta meleca saltitante o ataca, e quando você o mata, explode como uma bomba. Use a metralhadora e não
atire quando ele estiver muito perto de você. Se ele preso em algum lugar longe de você, dê a ele uma granada de presente.
Vore - Essa aranha parece estar sempre de mau humor. Seus tiros o perseguem, por isso, corra e faça curvas fechadas, se escondendo atrás de
paredes. O Thunderbolt funciona particularmente bem contra essa senhora.
Fiend - Aqui estão os verdadeiros cães do demônio. Atacam com suas enormes garras e pulam alto. Use a metralhadora ou o Thunderbolt, e
quando ele estiver muito perto, esquive-se para os lados, pois seus golpes são lentos.
Shambler - Grandão, feioso e mau. Ele dá pancadas e lança raios. Evite combates a longa distância, pois seus raios são certeiros. Ataque-o usando
a super-metralhadora e fique se movimentando bastante na sua frente. Sua morte é bastante prazerosa.
Táticas de combate:
Quake, ao contrário dos outros jogos, possui inimigos bastante espertos. Prefira atacar um de cada vez ou então corra no meio deles, pois nem
eles se aguentam. Use as teclas para andar de lado, pois elas permitem que voc6e atire no alvo e desvie dos tiros ao mesmo tempo. É muito
importante customizar o teclado a seu gosto, para facilitar o jogo.
Tente o seguinte:
Setas de movimentação do teclado: use-as no modo padrão: frente, trás, virar para esquerda, virar para direita; Pular: espaço; Olhar para
cima/baixo: Page Up/Page Down Atirar: CTRL ou C; Andar para esquerda/direita: Z/ C; Correr: SHIFT; Não se esqueça que em Quake você
pode designar duas teclas para a mesma função.
As armadilhas e emboscadas são frequentes e podem acabar com você. Cuidado com as salas grandes e lugares onde você sai da água. Quando
pegar os itens especiais, corra e procure mais inimigos, pois seus efeitos são rápidos. normalmente, as passagens, portas e salas próximas aos
items já contém bastante monstros para mantê-lo ocupado.
Os chefões:
Chthon: o demônio da lava é o chefe do primeiro episódio. Após pegar a runa ele vai emergir da lava e vai começar a lançar bombas em você. Não
adianta atirar nele, suas armas não o atingem. Corra até o outro lado da sala e suba no elevador. Lá em cima haverá três botões: os dois ao lado
abaixam os pilares elétricos, e o da frente ativa os raios. Primeiro passe por cima dos dois laterias e depois no da frente. Ele vai ficar chocado!
Shub-Niggurath: o poderoso chefão. Primeiro acabe com os shamblers e com as vores. Vá até o tele-transporte e fique olhando o padrão de
movimento da esfera com pontas. O tele-transporte o elva para onde a esfera estiver. Aí, é só aplicar o prncípio da física que diz que dois corpos
não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Quando ela entrar no transporte, entre no portal e você vai dar uma tremenda dor de barriga
no grande demônio de Quake!
Lista de Comandos do Console:
Comandos de vídeo:
BF
Pisca a tela verde
GAMMA
Correção de luminosidade, 1 é o padrão, menos que 1 é mais luminoso mais que 1 é mais
escuro
R_CLEARCOLOR
Color of clear sides
R_ALIASSTATS
Debugging
R_DMABUF
?????
R_DRAWENTITIES 0/1
Desenhar objetos
R_DRAWFLAT
?????
R_DRAWORDER 0/1
Misterioso quando fixado em 1
R_DSPEEDS 0/1
Debugging
R_EDGECOUNT 0/1
Debugging
R_FULLBRIGHT
Óculos para ver no escuro
R_GRAPHHEIGHT
Altura de r_timegraph
R_SHOWPOLYS
Destacar polígonos
R_SHOWVERTS
?????
R_SPEEDS 0/1
Debugging
R_TIMEGRAPH 0/1
Alguns gráficos que mostram a quantidade de cálculos que estão sendo feitos
R_WAVE 0/1
Modo debaixo d'água
SIZEDOWN
Encolher a tela
SIZEUP
Aumentar a tela
TIMEREFRESH
Gire ao redor e lhe dará o framerate
VID_DESCRIBECURRENTMODE
Descreve o modo atual (Veja video.txt)
VID_DESCRIBEMODES
Lista os modos de vídeo (Veja video.txt)
VID_NUMMODES
Conta o número de modos (Veja video.txt)
VID_TESTMODE
Teste de modos de vídeo (Veja video.txt)
VID_WAIT
Espera o adptador de vídeo (Veja video.txt)
Comandos de som:
DECIMATE_SFX
Dizime um som escondido (Veja sound.txt)
DECIMATE_SFX_SPEED
''
DECIMATE_SFX_WIDTH
''
GRABEXTSND
?????
NOSOUND
Sem som (Veja sound.txt)
NUMCHANNELS
Fixe o número de canais (Veja sound.txt)
PLAY
Toque um som (Veja sound.txt)
PLAYVOL
Toque um som com volume (Veja sound.txt)
SAVESND
Salve um som (Veja sound.txt)
SBINFO
Informação da sound blaster (Veja sound.txt)
SFX_ASYNCH
Habilita som assíncrono?
SOUND
Alguns tipos de controle de som
SOUNDINFO
Exibe informações do sistema de som (Veja sound.txt)
SOUNDLIST
Lista de sons (Veja sound.txt)
SND_TIMING
Exibe informação do tempo do som
STOPSOUND
Desabilita o som
Comandos de jogo:
BIND
Setup do teclado (Veja readme.txt)
CL_ANGLESPEEDKEY
?????
CL_BACKSPEED
Velocidade do movimento para trás (Veja readme.txt)
CL_FORWARDSPEED
velocidade do movimento para frente (Veja readme.txt)
CL_MOVESPEEDKEY
?????
CL_NOLERP
?????
CL_PITCHSPEED
?????
CL_ROLLANGLE
?????
CL_SHOWNET
?????
CL_SIDESTEP
Velocidade de metralhar (Veja readme.txt)
CL_TICRATE
?????
CL_UPSPEED
Velocidade de movimento para cima (Para voar)
CL_YAWSPEED
Velocidade para virar
COLOR
Cor dos personagens (Veja readme.txt)
COLOR CODES:
0 = WHITE (Branco)
1 = BROWN (Marrom)
2 = LIGHT BLUE/GREY (Azul/Cinza claro)
3 = GREEN (Verde)
4 = RED (Vermelho)
5 = GOLD (Ouro)
6 = PINKISH ORANGE (Laranja rosada)
7 = LIGHT BROWN (Marrom claro)
8 = PURPLE (Purpura)
9 = LIGHT PURPLE (Purpura claro)
10 = LIGHT GREY (Cinza claro)
11 = AQUA
12 = BRIGHT YELLOW (Amarelo brilhante)
13 = BRIGHT BLUE (Azul brilhante)
FLY [ON/OFF]
Ativa/desativa modo voador
GOD [ON/OFF]
God mode (nade em lava)
IMPULSE#
Adquira uma arma (como segue)
0 - Nada por agora
1 - Seleciona espingarda
2 - Seleciona super espingarda
3 - Seleciona nailgun
4 - Seleciona chainnailgun
5 - Seleciona o lançador de granadas
6 - Seleciona o lançador foguetes
7 - Nada por agora
8 - Nada por agora
9 - Adquira todas as armas e munições ao máximo
KILL
Reinicia o nível
LOOKSPRING
Ver o centro (Veja readme.txt)
MAP
Carrega um nível (Veja readme.txt)
MOUSE#
Atribuir botão do mouse (Veja readme.txt)
NOCLIP [ON/OFF]
Sem recorte!
NOTARGET
Ativa alvo automático
PAUSE
Pausar o jogo
PAUSEABLE 0/1
Habilita pausar o jogo em multiplayer
QUIT
Sair do jogo
RECORD
Registrar uma demonstração
RESTART
Reinicia o nível
SCREENSHOT
Screenshot
SENSITIVITY
Sensibilidade do mouse (Veja readme.txt)
SV_FRICTION
Fricção do jogador
SV_GRAVITY
Fixar gravidade
SV_MAXSPEED
Velocidade máxima do jogador
SV_NOSTEP 0/1
Se estiver em 1 você não pode subir degraus
SV_STOPSPEED
Quanto você desliza ao redor do avião
Comandos de Modem/Rede:
<-/+>CTS
Sets "clear to send" (Pronto para enviar)
<-/+>DSR
Sets "data set ready" (Fixar dados quando pronto)
<-/+>CD
Sets "carrier detect" (Detectar portadora)
8250
Selecionar 8250 uart
16550
Seleciona 16550 uart
ANSWER
Selecionar resposta, modo phone/server
BAUD
Fixar a taxa de bauds para n
CONNECT
Conectar em multiplayer (Veja network.txt)
COM#
Configuração da porta .com (Veja network.txt)
DIAL
Seleciona modo de cliente
DISABLE
Desativar porta .com
ENABLE
Ativar porta .com
FRAGLIMIT
Número de frags em um jogo em rede (Veja readme.txt)
HOST_SPEEDS
Exibe velocidade dos hosts
HOST_LINEREFRESH
?????
HOST_FRAMERATE
Fixa a velocidade em 0-0.01
IRQ
Fixar a portas .com e IRQ em n
KILLSERVER
Mata o servidor e termina o jogo
MESSAGEMODE
Enviar mensagens em modo multiplayer
NAME
Nomear multiplayer (Veja readme.txt)
NET_STATS
Alguns tipos de estatus da rede?
NET_MESSAGETIMEOUT
?????
NET_NAKGRACETIME
?????
NET_PACKETTIMEOUT
?????
PORT
Fixar as portas .com e de endereços para n
RESET
Reajustar a porta .com
SAY
Mensagem em multiplayer?
SHUTDOWN
Fixar seqüência de paralisação do modem
SLIST
Lista de servidores (Veja readme.txt)
STARTUP
Fixar seqüência de ativação do modem
TEAMPLAY
Modo de cooperação
TIMELIMIT
Limite de tempo para multiplayer (Veja readme.txt)
Miscelanea de comandos:
ALIAS
Substituir um comando por outro
CLEAR
Limpar o console
ECHO
Seqüência de eco sobre console (inútil)
ENTITES
Vire um monstros?
EXEC
Ativar um arquivo de configuração (Veja readme.txt)
PROFILE
Exibir profiling info
SCR_COLORCON
??? Console color ???
SCR_CONSPEED
Velocidade de rolagem do console
SCR_SHOWCACHETHRASH
?????
SCR_XPARCON
?????
STATUS
Exibe estatus sobre o jogo em andamento
TOGGLECONSOLE
O mesmo que a tecla
VERSION
Exibe versão do jogo
Comandos desconhecidos:
CMD
?????
EDICTCOUNT
?????
FOV
?????
POINTFILE
?????
RMSR
?????
R_CSHIFT
?????
SPAWN
?????
SV_AIM
?????
SV_IDEALPITCHSCALE
?????
SV_MAXVELOCITY
?????
SYS_TICRATE
?????
TEMP1
?????