Iniciando
Variáveis
Em JavaScript, variáveis dinâmicas podem ser criadas e inicializadas sem declarações formais. Existem dois tipos de abrangência para as variáveis:
Global - Declaradas/criadas fora de uma função. As variáveis globais podem ser acessadas em qualquer parte do programa.
Local - Declaradas/criadas dentro de uma função. Só podem ser utilizadas dentro da função onde foram criadas e precisam ser definidas com a instrução Var.
Com relação a nomenclatura, as variáveis devem começar por uma letra ou pelo caracter sublinhado '_', o restante da definição do nome pode conter qualquer letra ou número.
É importante ressaltar que a variável Codigo é diferente da variável codigo, que por sua vez é diferente de CODIGO, sendo assim, muito cuidado quando for definir o nome das variáveis, utilize sempre um mesmo padrão para defini-las.
Podem existir variáveis globais com o mesmo nome de variáveis locais, porém, esta prática não é aconselhável.
Existem três tipos de variáveis: Numericas, Booleanas e Strings.
Como já era de se esperar, as variáveis numéricas são assim chamadas pois armazenam números, as Booleanas valores lógicos (True/False) e as Strings, sequência de caracteres.
As strings podem ser delimitadas por aspas simples ou duplas, a única restrição é que se a delimitação começar com as aspas simples, deve terminar com aspas simples, da mesma forma para as aspas duplas. podem ser incluídos dentro de uma string alguns caracteres especiais, a saber:
\t - posiciona o texto a seguir, na próxima tabulação;
\n - passa para outra linha;
\f - form feed;
\b - back space;
\r - carrige return.
O JavaScript reconhece ainda um outro tipo de contúdo em variáveis, que é o NULL. Ná prática isso é utilizado para a manipulação de variáveis não inicializadas sem que ocorra um erro no seu programa.
Quando uma variável possui o valor NULL, significa dizer que ela possui um valor desconhecido ou nulo, o null não é igual a nada, nem mesmo ao próprio null.
A representação literal para NULL é a string 'null' sem os delimitadores. quando referenciado por uma função ou comando de tela, será assim que NULL será representado. Observe que NULL é uma palavra reservada.
Você pode trabalhar ainda com Arrays, mas para isso será necessário alguns conhecimentos sobre Programação Orientada a Objetos.