Como solucionar problemas de conectividade TCP/IP com Windows XP
Mais Informações
Ferramentas para solução de problemas de TCP/IP
A seguinte lista mostra algumas das ferramentas de diagnósticos de TCP/IP incluídas com o Windows XP:
Ferramentas básicas
• Diagnóstico de rede na Ajuda e suporte
Contém informações detalhadas sobre a configuração da rede e os resultados dos testes automatizados.
• Pasta Conexões de rede
Contém informações e configuraçõs para todas as conexões de rede no computador. Para localizar a pasta Conexões de rede, clique em Iniciar, em Painel de controle e clique em Conexões de rede e Internet.
• Comando IPConfig
Exibe os valores de configuração de rede atuais de TCP/IP, atualiza ou libera concessões alocadas do protocolo DHCP (Protocolo de configuração dinâmica de hosts) e exibe, registra ou libera nomes DNS (Sistema de nomes de domínios ).
• Comando Ping
Envia mensagens de solicitação de eco ICMP para verificar se o TCP/IP está configurado corretamente e se um host TCP/IP está disponível.
Ferramentas avançadas
• Comando hostname
Exibe o nome do computador host.
• Comando Nbtstat
Exibe o status do NetBIOS atual sobre conexões TCP/IP, atualiza o cache de nome do NetBIOS e exibe a identificação do escopo e dos nomes registrados.
• Comando PathPing
Exibe um caminho para o host TCP/IP e as perdas de pacote em cada roteador ao longo do caminho.
• Comando Route
Exibe a tabela de roteamento IP e adiciona ou exclui rotas de IP.
• Comando Tracert
Exibe o caminho de um host TCP/IP.
Para exibir a sintaxe de comando correta a ser usada com cada uma das ferramentas, digite -? em um prompt de comando, após o nome da ferramenta.
Ferramentas do Windows XP Professional
O Windows XP Professional contém as seguintes ferramentas adicionais: • Visualizar eventos
Registra erros e eventos do sistema.
• Gerenciamento do computador
Altera os drivers de interface de rede e outros componentes.
Solução de problemas
O procedimento usado para solução de problemas de TCP/IP depende do tipo de conexão de rede que está usando e o problema de conectividade que está enfrentando.
Solução de problemas automatizada
Para a maior parte dos problemas que envolvem conexão com a Internet, comece usando a ferramenta de Diagnósticos de rede para identificar a origem do problema. Para usar a ferramenta Diagnósticos de rede, execute estas etapas: 1. Clique em Iniciar e clique em Ajuda e suporte.
2. Clique no link para Usar ferramentas para exibir informações sobre o computador e diagnosticar problemas e clique em Diagnóstico de rede na lista à esquerda.
3. Ao clicar em Verificar o sistema, a ferramenta Diagnóstico de rede reúne as informações de configuração e realiza a solução de problemas automatizada da conexão de rede.
4. Quando o processo for concluído, procure por qualquer item marcado com "FALHA" em vermelho, expanda essas categorias e verifique os detalhes adicionais sobre o que os testes mostraram.
É possível usar essas informações para resolver o problema ou fornecê-las a um profissional de suporte de rede para obter assistência. Se você comparar os testes que falharam com a documentação na seção Solução de problemas manual posteriormente neste artigo, talvez seja possível determinar a origem do problema. Para interpretar os resultados para o TCP/IP, expanda a seção Adaptadores de rede dos resultados e expanda o adaptador de rede que falhou nos testes.
Também é possível iniciar a interface de Diagnóstico de rede diretamente usando o seguinte comando:
netsh diag gui
Solução de problemas manual
Para solucionar problemas de conectividade TCP/IP manualmente, use os seguintes métodos na ordem em que são apresentados:
Método 1: Usar a ferramenta IPConfig para verificar a configuração
Para usar a ferramenta IPConfig para verificar a configuração de TCP/IP no computador que está com problema, clique em Iniciar, em Executar e digite cmd. Agora é possível usar o comando ipconfig para determinar as informações de configuração do computador host, inclusive o endereço IP, a máscara de subrede e o gateway padrão.
O parâmetro /all para IPConfig gera um relatório de configuração detalhado para todas as interfaces, incluindo quaisquer adaptadores de acesso remoto. É possível redirecionar o resultado do IPConfig para um arquivo de modo a colar esse resultado em outros documentos. Para fazer isso, digite:
ipconfig > \nome da pasta\nome do arquivo
O resultado recebe o nome do arquivo especificado e é armazenado na pasta especificada.
É possível revisar o resultado do IPConfig para identificar problemas existentes na configuração de rede do computador. Por exemplo, se um computador for configurado manualmente com um endereço IP que duplica um endereço IP existente já detectado, a máscara de subrede aparecerá como 0.0.0.0.
Se o seu endereço de IP local retornar como 169.254.y.z com uma máscara de subrede de 255.255.0.0, o endereço IP terá sido atribuído pelo recurso APIPA (Automatic Private IP Addressing) do Windows XP Professional. Essa atribuição significa que o TCP/IP está configurado para configuração automática, que nenhum servidor DHCP foi encontrado e que nenhuma configuração alternativa está especificada. Esta configuração não tem nenhum gateway padrão para a interface.
Se o seu endereço IP local retonar como 0.0.0.0, a substituição do recurso DHCP Media Sensing foi ativada porque o adaptador de rede detectou sua falta de conexão com uma rede ou porque o TCP/IP detectou um endereço IP que duplica um endereço IP configurado manualmente.
Caso nenhum problema seja identificado na configuração de TCP/IP, vá para o método 2.
Método 2: Usar a ferramenta Ping para testar sua conectividade
Se nenhum problema for identificado na configuração do TCP/IP, verifique se o computador pode se conectar a outros computadores host na rede TCP/IP. Para fazer isso, use a ferramenta Ping.
A ferramenta Ping ajuda a verificar o nível de conectividade do IP. O comando ping envia uma mensagem de solicitação de eco ICMP a um host de destino. Use o Ping sempre que quiser verificar se um computador host pode enviar pacotes de IP a um host de destino. Também é possível usar o Ping para isolar problemas de hardware de rede e configurações incompatíveis.
Observação Se você executou o comando ipconfig /all e a configuração IP for exibida, não será necessário aplicar o ping no endereço de auto-retorno e no seu próprio endereço IP. O IPConfig já executou essas tarefas para exibir a configuração. Ao solucionar problemas, verifique se existe uma rota entre o computador local e um host de rede. Para fazer isso, use o seguinte comando:
ping Endereço IP
ObservaçãoEndereço IP é o endereço IP do host de rede com o qual deseja se conectar.
Para usar o comando ping, execute estas etapas: 1. Aplique o Ping no endereço de auto-retorno para verificar se o TCP/IP está instalado e configurado corretamente no computador local. Para fazer isso, digite o seguinte comando:
ping 127.0.0.1
Se o teste de auto-retorno falhar, a pilha do IP não estará respondendo. Este problema pode ocorrer se uma ou mais das seguintes condições forem verdadeiras: • Os drivers TCP estão corrompidos.
• O adaptador de rede não está funcionando.
• Outro serviço está interferindo com o IP.
2. Aplique o Ping no endereço IP do computador local para verificar se o computador foi adicionado corretamente à rede. Se a tabela de roteamento estiver correta, este procedimento irá encaminhar o pacote ao endereço de auto-retorno 127.0.0.1. Para fazer isso, digite o seguinte comando:
ping Endereço IP do host local
Se o teste de auto-retorno tiver êxito, mas não for possível aplicar o ping no endereço IP local, pode existir um problema com a tabela de roteamento ou com o driver do adaptador de rede.
3. Aplique o ping no endereço IP do gateway padrão para verificar se o gateway padrão está funcionando e se é possível se comunicar com um host local na rede local. Para fazer isso, digite o seguinte comando:
ping Endereço IP de gateway padrão
Se o ping falhar, pode existir um problema com o adaptador de rede, com o dispositivo roteador ou gateway, com o cabeamento ou outro hardware de conexão.
4. Aplique o ping no endereço IP de um host remoto para verificar se é possível se comunicar por meio de um roteador. Para fazer isso, digite o seguinte comando:
ping Endereço IP do host remoto
Se o ping falhar, o host remoto pode não estar respondendo ou pode existir um problema com o hardware de rede entre computadores. Para ajustar um host remoto que não responde, use o Ping novamente em um host remoto diferente.
5. Aplique o Ping no nome do host de um host remoto para verificar se é possível corrigí-lo. Para fazer isso, digite o seguinte comando:
ping Nome do host do host remoto
O Ping usa a resolução de nome para corrigir um nome de computador em um endereço IP. Por isso, se você aplicar o ping com êxito em um endereço IP, mas não for possível aplicar o ping em um nome de computador, existirá um problema com a resolução de nome do host e não com a conectividade de rede. Verifique se os endereços do servidor DNS estão configurados para o computador, manualmente, nas propriedades de TCP/IP ou atribuídos automaticamente. Se os endereços do servidor DNS estiverem listados ao digitar o comando ipconfig /all, tente aplicar o ping nos endereços do servidor para verificar se estes podem ser acessados.
Se não for possível aplicar o Ping com êxito em qualquer ponto, verifique as seguintes configurações: • Verifique se o endereço IP do computador local é válido e se está correto na guia Geral na caixa de diálogo Propriedades do protocolo TCP/IP ou quando for usado com a ferramenta Ipconfig.
• Verifique se um gateway padrão está configurado e se o link entre o host e o gateway padrão está funcionando. Para a solução de problemas, verifique se apenas um gateway padrão está configurado. Embora seja possível configurar mais de um gateway padrão, os gateways após o primeiro são usados apenas se a pilha do IP determinar que o gateway original não está funcionando. O propósito da solução de problemas é determinar o status do primeiro gateway configurado. Por isso, é possível excluir todos os outros gateways para simplificar sua tarefa.
• Verifique se o IPSec (Internet Protocol security) não está ativado. Dependendo da diretiva IPSec, os pacotes de Ping podem ser bloqueados ou necessitar de segurança. Para obter informações adicionais sobre IPSec, vá para o método 7: Verificar o IPSec (Internet Protocol security).
Importante Se o computador remoto no qual está sendo aplicando o ping estiver em um link de alto atraso como, por exemplo um link de satélite, a resposta poderá demorar muito mais tempo. É possível usar o parâmetro -w (espera) para especificar um período de limite de tempo mais longo que o limite de tempo padrão de quatro segundos.
Método 3: Usar a ferramenta PathPing para verificar uma rota
Use a ferramenta PathPing para detectar perda de pacote em caminhos de saltos múltiplos. Execute uma análise de PathPing para um host remoto para verificar se os roteadores em direção ao destino estão operando corretamente. Para fazer isso, digite o seguinte comando:
pathping Endereço IP do host remoto
Método 4: Usar a ferramenta Arp para esvaziar o cache ARP
Se for possível aplicar o ping no endereço de auto-retorno (127.0.0.1) e no seu próprio endereço IP, mas não for possível aplicar o ping em outros endereços IP, tente esvaziar o cache ARP (protocolo de resolução de endereço). Para exibir as entradas do cache, digite qualquer um dos seguintes comandos:
arp -a
arp -g
Para excluir as entradas, digite o seguinte comando:
arp -d Endereço IP
Para liberar o cache ARP, digite o seguinte comando:
netsh interface ip delete arpcache
Método 5: Verificar o gateway padrão
O endereço do gateway deve estar na mesma rede que o host local. Caso contrário, as mensagens partindo do computador host não poderão ser encaminhadas para fora da rede local. Se o endereço do gateway estiver na mesma rede que o host local, verifique se o endereço do gateway padrão está correto. Verifique se o gateway padrão é um roteador e não apenas um host. E verifique se o roteador está ativado para encaminhar datagramas IP.
Método 6: Usar a ferramenta Tracert ou a ferramenta Route para verificar as comunicações
Se o gateway padrão responder corretamente, aplique o ping em um host remoto para verificar se as comunicações de rede-para-rede estão operando corretamente. Se as comunicações não estiverem operando corretamente, use a ferramenta Tracert para rastrear o caminho para o destino. Para roteadores IP que são computadores com Microsoft Windows 2000 ou Microsoft Windows NT 4.0, use a ferramenta Route ou o snap-in de roteamento e acesso remoto para exibir a tabela de roteamento de IP. Para outros roteadores IP, use a ferramenta ou método apropriado apontado pelo fornecedor ou para examinar a tabela de roteamento de IP.
Na maioria das vezes, as quatro mensagens de erro a seguir são exibidas ao usar o Ping durante uma solução de problemas:
TTL expirou em trânsito
Esta mensagem de erro significa que o número de pulos necessários excede a vida útil (TTL). Para aumentar a TTL,use o comando ping-i. Um loop de roteamento pode existir. Use o comando Tracert para determinar se roteadores configurados incorretamente causaram um loop de roteamento.
Host de destino inacessível
Esta mensagem de erro significa que nenhuma rota local ou remota existe para um host de destino no host remetente ou em um roteador. Solucione os problemas do host local ou o da tabela de roteamento do roteador.
A solicitação expirou
Essa mensagem de erro significa que as mensagens de resposta de eco não foram recebidas no período limite designado. Por padrão, o tempo limite designado é de quatro segundos. Use o comando ping -w para aumentar o tempo limite.
A solicitação de ping não pôde encontrar o host
Esta mensagem de erro significa que o nome do host de destino não pode ser resolvido. Verifique o nome e a disponibilidade de servidores DNS ou WINS.
Método 7: Verificar o IPSec (Internet Protocol security).
O IPSec pode aumentar a segurança em uma rede, mas alterar as configurações de rede ou solucionar problemas é mais difícil. Algumas vezes, as diretivas IPSec precisam de comunicação protegida em um computador com Windows XP Professional. Esses requisitos podem dificultar a conexão com um host remoto. Se o IPSec for implementado localmente, será possível desativar os serviço Serviços IPSEC no snap-in dos Serviços.
Se as dificuldades desaparecerem ao parar os serviços IPSec, as diretivas IPSec estarão bloqueando o tráfego ou exigindo segurança para o tráfego. Peça para o administrador de segurança modificar a diretiva IPSec.
Método 8: Verificar a filtragem de pacote
Devido a erros na filtragem de pacotes, a resolução ou conectividade de endereços pode não funcionar. Para determinar se a filtragem de pacotes é a origem de um problema de rede, desative a filtragem de pacotes do TCP/IP. Para fazer isso, execute estas etapas: 1. Clique em Iniciar, em Painel de controle, em Conexões de rede e Internet e clique em Conexões de rede.
2. Clique com o botão direito do mouse na conexão de área local que deseja modificar e clique em Propriedades.
3. Na guia Geral, na lista Esta conexão utiliza os seguintes itens, clique em Protocolo TCP/IP e clique em Propriedades.
4. Clique em Avançado e clique na guia Opções.
5. Na caixa de diálogo Configurações opcionais, clique em Filtragem de TCP/IP e clique em Propriedades.
6. Desmarque a caixa de seleção Ativar filtragem TCP/IP (todos os adaptadores) e clique em OK.
Para aplicar o ping em um endereço, use seu nome de DNS, seu nome do computador de NetBIOS ou seu endereço IP. Se o ping tiver êxito, as opções de filtragem de pacote podem estar configuradas incorretamente ou muito restritas. Por exemplo, a filtragem pode permitir que o computador atue como um servidor da Web, mas para fazer isso a filtragem pode desativar ferramentas como a administração remota. Para restaurar uma gama maior de opções de filtragem, altere os valores permitidos para a porta TCP, para a porta UDP e para o protocolo IP.
Método 9: Verificar a conexão para um servidor específico
Para determinar a causa de problemas de conectividade ao tentar se conectar a um servidor específico por meio de conexões com base no NetBIOS, use o comando nbtstat -n no servidor para determinar qual nome o servidor registrou na rede.
O comando nbtstat -n output lista diversos nomes que o computador registrou. A lista incluirá um nome semelhante ao nome do computador configurado na guia Nome do computador em Sistema no Painel de controle. Se não incluir, tente um dos outros nomes exclusivos exibidos pelo comando nbtstat.
A ferramenta Nbtstat também pode exibir também as entradas em cache para computadores remotos a partir de entradas #PRE no arquivo Lmhosts ou a partir de nomes resolvidos recentemente. Se o nome que os computadores remotos estão usando para o servidor for o mesmo e os outros computadores estiverem em uma subrede remota, verifique se os outros computadores têm o mapeamento de nome-para-endereço do computador em seus arquivos Lmhosts ou nos servidores WINS.
Método 10: Verificar as conexões remotas
Para determinar porque uma conexão TCP/IP para um computador remoto pára de responder, use o comando netstat -a para mostrar o status de toda a atividade das portas TCP e UDP no computador local.
Normalmente, uma boa conexão TCP mostra 0 bytes nas filas Enviado e Recebido. Se os dados estiverem bloqueados na fila ou se o estado das filas for irregular, pode haver falha na conexão. Se os dados não estiverem bloqueados e o estado das filas for normal, você estará enfrentando atraso de rede ou de programa.
Método 11: Usar a ferramenta Route para examinar a tabela de roteamento
Para que dois hosts troquem datagramas IP, ambos os hosts devem ter uma rota de um para o outro ou devem usar gateways padrão que possuam uma rota. Para exibir a tabela de roteamento em um host com Windows XP, digite o seguinte comando:
route print
Método 12: Usar a ferramenta Tracert para examinar caminhos
A Tracert envia mensagens de solicitação de eco ICMP com valores mais altos no campo TTL do cabeçalho IP para determinar o caminho de um host para o outro em uma rede. Então, ela analisa as mensagens ICMP retornadas. Com a Tracert, é possível rastrear o caminho de roteador para roteador para até 30 saltos. Se um roteador tiver falhado ou se o pacote for roteado em um loop, a Tracert revelará o problema. Após encontrar o roteador com problema, será possível contatar o administrador do roteador se o roteador for externo, ou poderá restaurar o roteador para o status totalmente funcional se ele estiver sob seu controle.
Método 13: Solucionar problemas com gateways
Se a seguinte mensagem de erro for exibida durante a configuração, determine se o gateway padrão está localizado na mesma rede lógica que o adaptador de rede do computador:
Seu gateway padrão não pertence a uma das interfaces configuradas
Compare a parte de identificação de rede do endereço IP do gateway padrão com as identificações de rede dos adaptadores de rede do computador. Especificamente, verifique se o bit a bit lógico AND do endereço IP e a máscara de subrede é igual ao bit a bit lógico AND do gateway padrão e máscara de subrede.
Por exemplo, um computador que possui um único adaptador de rede configurado com um endereço IP de 172.16.27.139 e uma máscara de subrede de 255.255.0.0 deve usar um gateway padrão na forma 172.16.y.z. A identificação de rede para essa interface IP é 172.16.0.0.
Recursos adicionais
Os seguintes recursos contêm informações adicionais sobre como solucionar problemas de TCP/IP da Microsoft:
Consulte o tópico "Configuração do TCP/IP" na documentação para o Microsoft Windows XP Profissional Resource Kit.
Consulte "Introdução ao TCP/IP" no TCP/IP Core Networking Guide do Microsoft Windows 2000 Server Resource Kit para obter informações gerais sobre o conjunto de protocolos TCP/IP.
Consulte "Visão geral de roteamento por difusão ponto a ponto" no Internetworking Guide do Microsoft Windows 2000 Server Resource Kit para obter mais informações sobre princípios de roteamento.
Consulte "Solução de problemas TCP/IP" no TCP/IP Core Networking Guide do Microsoft Windows 2000 Server Resource Kit para obter mais informações sobre filtragem de pacotes IP.