Bom,eu tava olhando o Santuario e vi que não tem muitos tutoriais ensinando sobre o RMXP (RPG Maker XP).Então decidi criar um sequencia de aulas ensinando a criar um jogo.Vou criar um jogo simples ensinando sobre o maker.Vamos entende-lo.
O RPG Maker XP tem um menu como todos os outros,nesse menu você mapeia o mapa,cria eventos,etc.
Vamos começar!
Comandos usáveis durante a edição do jogo:
F1: Mostra o arquivo de ajuda do RMXP.
F5: Muda para a primeira camada de mapeamento.
F6: Muda para a segunda camada de mapeamento.
F7: Muda para a terceira camada de mapeamento.
F8: Muda para a quarta camada de mapeamento (camada para edição de eventos).
F9: Abre o Database/Banco de Dados.
F10: Abre o Resource Manager.
F11: Abre o Editor de Scripts.
F12: Testa o Jogo.
CTRL + T: Move todos os eventos para onde você quiser.
CTRL + O: Abrir um projeto.
CTRL + S: Salvar o projeto.
CTRL + N: Criar um novo projeto.
CTRL + F: No Editor de Scripts, procura um pedaço de texto no script onde você se encontra.
CTRL + SHIFT + F: No Editor de Scripts, procura um pedaço de texto em todos os scripts do seu jogo.
Comandos usáveis durante um teste do jogo:
F1: Abre uma janela com as opções de jogabilidade.
F2: Mostra os FPS (Frames por segundo) do jogo.
F9: Mostra uma janela que permite ativar/desativar switches e variáveis, para facilitar os testes do jogo. Só funciona se o projeto for testado dentro do Editor. Quando você divulgar o seu jogo para outras pessoas, elas não poderão usar este atalho.
F12: Reinicia o jogo.
CTRL + Movimentos do personagem: Permite a você atravessar objetos definidos como não atravessáveis (paredes, eventos, e etc) para facilitar os testes do jogo. Só funciona se o projeto for testado dentro do Editor. Quando você divulgar o seu jogo para outras pessoas, elas não poderão usar este atalho.
Layers:Oque são Layers Tio Leon?Os layers tem especificamente no RMXP.Layers são as camadas onde são mapeado os mapas.No Layer 1,muitos makers tem um pequeno problema.Quando você coloca um item,um fundo branco irá aparecer e no In-game (Dentro do jogo) o fundo ficará preto,deixando o jogo bem feio.Isso acontece porque o Layer 1 serve mais especificamente para criar o chão e paredes.
Abaixo tem uma imagem mostrando oque acontece quando eu coloco um item no Layer 1
Como se pode ver,o fundo fica branco,e dentro do In-game ficará preto.Mas se vocês forem ver os pisos,não há fundo branco,isso porque os pisos e paredes na maioria das vezes cobre toda sua parte em si,fazendo com que não haja fundo branco.
Vamos,falar agora do Layer 2.Esse é como nos outros makers,você mapeia normal.Este layer ficará abaixo do Layer 3,porisso tenha cuidado ao fazer os mapas.Abaixo uma imagem de arvoes e alguns matinhos que eu fiz pra mostrar como exemplo.A areia vei do Layer 1 lembrando que ele não faz fundo branco nele.
Layer 3.O layer 3 serve mais pra colocar alguns objetos adicionais como garrafas,potes,etc.Ele é a parte decorativa do XP.Não muito oque explicar pois é muito facil utiliza-lo.Abaixo uma imagem de algumas coisas que adicionei.
Bom,apos você acabar de fazer seu mapa,você vai ver com ficou!O meu ficou mais ou menos assim.
O mapa não ficou la essas coisas,mais é só um tutorial xD
Acabamos com os layers e tudo,mas eu so expliquei aonde e de que forma mapeamos,agoras vou ensinar a mapear mesmo,ensinando os detalhes de cada item.Vamo la!
Acho que só olhando da pra entender como funciona né.
Lápis:Como o nome ja diz é um lápis xD.Falando serio,essa ferramenta desenhará quadrado por quadrado,mais usada pra fazer coisas pequenas,colocar itens nas mesas,fazer uma estradinha,etc.Abaixo uma imagem,mostrando como fazer essa "estradinha".
Simples não?
Retangulo:Ele vai criar o que você selecionou em forma de retangulo,senão entendeu olhe para a imagem abaixo:
Circulo:Cria o objeto selecionado em forma de circulo,acho que num precisa nem de imagem neh --'
Balde de tinta:Pra quem ja mexeu no Paint sabe (Um jumento num sabe ele apenas vai preencher o espaço.Nem precisa de imagem.)
Aeeew.Acabamos de aprender como se mapeia,uhuuuu.Vamos explicar a parte mais basica agora (pra mim :S).Vamos falar sobre o Banco de dados,Resourcer Manager,Scripts e O teste de audio.
(Não vou falar sobre a Seleção,ela simplesmente cortada a area selecionada...)
Antes de começar esta parte do tuto,eu queria falar somente sobre o Desfazer e Zoom.Desfazer ja dá pra saber oque é ne?ELe desfaz a ultima ação feita no maker.O zoom,vai dar um Zoom neh xD.Vamos la.
Banco de dados:O banco de dados,é onde está armazenada todas as informaçoes do jogo.Tem Personagens,Classes,Habilidades,Itens,Armas,Armaduras,Inimigos,Grupo de inimigos,Status,Animaçao de Batalha,Tilesets,Eventos comuns e o Sistema.Nele você vai editar tudo.Vou falar mais dele na Segunda aula.Abaixo tem uma imagem do Banco de dados.
Resource Manager:Este item é um dos principais itens do RM (RPG Maker),nele você vai importar e exportar tudo oque precisa.So você pesquisar na internet e utilizar esta ferramenta como a imagem debaixo.
Vou fazer um exemplo importando um char e testando no Game.Eu cliquei em Importar e depois visualizar,em alguns casos vai pedir pra você escolher uma cor pra tirar.Porque isso?,porque quando se cria um char,utiliza-se um fundo,a cor que você vai tirar vai ser exatamente o fundo.Caso não tenha fundo,não vai pedir,facilitando tudo.
Agora eu vo colocar no Game.(Na proxima aula,falando do Database eu irei ensinar a trocar o personagem)Vai ficar assim.
Legal,não é?
Editor de Scripts:Tio Leon,oque são Scripts?Scripts são codigos que sao criados por alguem pra criar algo diversificado dentro do jogo.Sempre vai existir algo inovador então podemos definir Scripts como algo que aumenta a jogabilidade dentro do jogo e deixa varias partes mais apresentavel sempre mudando a base do jogo e criado algo incrivel.Abaixo uma imagem do Editor de scripts.
Teste de som:Essa parte vai testar os sons dentro do jogo antes mesmo de você testa-lo,fazendo você ver e corrigir erros.Imagem abaixo.
E por fim, o Teste de jogo:Ele vai testar o jogo (Avah,eh mermo?)
E por aqui acabamos né gente.Foi bom o tuto e espero ter ajudado,na segunda aula vo falar sobre a Historia e como editar o Database.
Well explained in detail, keep up the great work 안전놀이터