Essa aula foi criada para o fórum da SRM,não tenho tempo de editar,então vou deixar como está.Caso não acredite que seja meu,leia o original Aqui
Oi denovo pessoal da SRM.Na aula passada aprendemos sobre a interfaces,menus,botões e como utiliza-los.Bom agora,vamos aprender a editar o Database (Banco de dados).Mas para editar o Database precisamos primeiro ter uma historia.Então vamos criar uma historia pro nosso jogo.
Historia
[box title=]Um jovem guerreiro,que tinha perdido seus pais num terrivel ataque a sua pequena vila, queria se vingar de quem fez isso.Ele era um dos sobreviventes so ataque e virou um Mercenario.Lutava com espadas e todos os tipos de armas.Mora num orfanato,hoje tem 19 anos.Um dia decidiu sair do orfanato atras de pistas e respostas daquele terrivel dia em que quase morreu.Ele corre atras até achar aquele que destruiu sua vida e mata-o.[/box]
Pronto,não é uma historia muito grande mas da pra entender tudo direitinho.Agora sim!Vamos editar o Database.Quem viu a ultima aula,ja sabe como é a interface.Vamos começar editando os personagens.
Como vocês podem ver,você pode editar a classe,armas iniciais nomes,etc.Vamos dar o nome do nosso personagem de Jack.A classe editaremos jaja,agora vamos ver as"Curvas de Experiencia",que são oque define o level do personagem.Abaixo uma imagem.
Existem 50 formas diferentes de escolher o level do seu personagem.Você escolhe oque achar melhor,eu vou deixar o padrao que é de 25.Agora vamos ao paramentros,algo que não pode deixar de ser visto.Nos parametros você vai colocar tudo do personagem,HP,MP,Ataque,Defesa,Inteligencia e Agilidade que vão ser bastante uteis durante a batalha.
Pronto,acabamos de edita o personagem principal.Mas perai,e as classes?E o resto dos personagens?Vamos com calma,primeiro as classes e depois editamos o resto.Vamos colocar as seguintes classes:Mercenarios,Guerreiros,Magos e Malvados.Imagem abaixo.
Agora vamos terminar de criar os personagens.Vou colocar,Jack que será o principal,Licon que será um mercenario amigo de Jack,Lica,guerreira que será encontrada no meio do caminho.Clark que será um mago que irá nos ensinar ataques e magias e os Antagonistas Black que será aquele que destruiu a vila onde morava Jack,The que será o braço direito de Black.
Pronto,acabamos de editar nossos personagens.Vamos fazer o resto.
Habilidades:As habilidades serão ondes estão os ataques e magias que serão reproduzidos.Vamos falar de tudo um pouco.
Nome:Aqui estará o nome da habilidade.
Icone:Este é o ícone da habilidade que aparecerá no menu do jogo.
Descrição:Esta é a descrição da habilidade.
Afeta:Aqui você define o quê/quem a habilidade irá afetar ao ser utilizada.
Usavel em:Aqui você define onde a habilidade poderá ser utilizada.
Animação ao usar:Aqui você define qual animação será exibida ao utilizar a habilidade. Você pode configurar e visualizar as animações na aba "Animações de Batalha".
Animação do alvo:Aqui você define qual animação será exibida no alvo da habilidade, isto é, quem sofreu a ação. Ex.: Aliado, Inimigo, etc.
SE no menu:Aqui você define qual som será reproduzido ao utilizar a habilidade no menu do jogo.
Evento comun:Aqui você define qual evento comum será executado ao utilizar a habilidade. Você pode deixar esta opção em branco.
Dados da habilidade:Aqui você define vários dados da habilidade. A quantidade de MP que ela gastará, seu poder, etc.
Atributos:Aqui você define a qual atributo a habilidade pertence. Você pode alterar os atributos na aba "Sistema".
Mudar Status:Aqui você define se a habilidade irá causar ou remover algum tipo de status sobre o alvo.
Itens:Nesta aba você define as informações dos itens do seu jogo.
Vamos falar pouco dos itens,alias grande parte tem as mesmas coisas do menu de habilidade,então...
SE na tela:Aqui você define qual som será reproduzido ao utilizar o item no menu do jogo.
Dados dos itens:Aqui você define vários dados do item. Seu preço, se recupera HP, se recupera MP, etc.
Os proximos sao armas e armaduras,bom ,não preciso falar dessa parte,até mesmo um iniciante mexe nesse parte.Vamos pular logo para uma parte mais complicada que são os inimigos.
Inimigos:Nesta aba você define as informações dos inimigos do seu jogo.
Nome:Este é o nome do inimigo.
Dados do jogo:Fica ao lado da imagem do inimigo.Aqui você define os vários dados disponíveis sobre o inimigo, como o HP, MP, pontos de Força, Magia, etc.
Animaçao de ataque:Esta é a animação do ataque normal efetuado pelo inimigo.
Animaçao do alvo:Esta é a animação de ataque normal sofrido pelo alvo.
EXP:Aqui você define o quanto de experiência será dado aos heróis quando o inimigo for morto.
Dinheiro:Aqui você define o quanto de dinheiro será dado aos heróis quando o inimigo for morto.
Receber ao ganhar:Aqui você algum item a ser dado aos heróis quando o inimigo for morto.
Açoes:Aqui você define as ações que devem ser executadas pelo inimigo durante a batalha. A execução destas ações é aleatória.
Fraqueza a atribo:Aqui você define se o inimigo possui fraqueza a algum atributo.
Fraqueza a status:Aqui você define se o inimigo possui fraqueza a algum status.
A partir daqui tudo que for visto é a coisa mais facil que pode existir no maker,so veremos de dificil Tilesets e Eventos comuns que serão aprofudandos so mais pra frente então não ah oque explicar.Vou flr somente dos tilesets e eventos comuns (Preguiça)
Tilesets:
Graficos de tileset:Aqui você define o gráfico do tileset.
Graficos de Autotile:Aqui você define os gráficos de autotile pertencentes ao tileset. Um autotile é um tile que possui múltiplas bordas que se ajustam automaticamente com os tiles ao seu redor.
Graficos de panorama:Aqui você define o gráfico de panorama do tileset. Os panoramas são imagens, geralmente grandes, que irão aparecer nos espaços transparentes do mapa. Você pode usar os panoramas para fazer ambientes mais ricos, como montanhas e outros.
Grafico de Nevoa:Aqui você define o gráfico de névoa do tileset. Os gráficos de névoa (Fog) são gráficos que aparecem sobre todos os layers do mapa e sobre o personagem e agem como imagens translúcidas, transparentes ou opacas. Ex.: Uma névoa, nuvens, etc.
Fundo de batalha:Aqui você define o fundo de batalha do tileset. Todas as batalhas que ocorram em um mapa que use este tileset, usarão este fundo de batalha.
Imagem do tileset:Esta é a visualização do tileset e a área de configuração de cada tile, de acordo com as opções ao lado.
Configuraçao de tiles:Aqui você encontrará as opções de configuração dos tiles. Há seis opções diferentes:
Bloqueio: Aqui você define se o herói poderá ou não caminhar sobre o tile. A bolinha permite e o xis não permite.
Direções: Aqui você define em quais direções os eventos poderão se locomover sobre o tile.
Prioridades: Esta é a prioridade do tile que pode ser relacionada com a altura do mesmo. Quanto maior o valor mais alta a prioridade (altura) do tile no mapa. Deixe a prioridade baixa para que o herói possa caminhar sobre o tile.
Gramado: Aqui você define se o tile criará um efeito de transparência sobre o gráfico do herói ou não.
Balcão: Define se o tile ficará acima ou abaixo do herói, dependendo da sua posição.
Terreno: Define o valor do tile para uma posterior identificação via variáveis.
Não ah muito oque falar sobre esta parte.Eventos comuns serão mais falados mais pra frente.O sistema é bem simples.Nele você edita as informaçoes gerais do seu jogo como sons,nome,etc.Bom gente eu paro por aqui.Desculpem se eu falei pouco no final,mas eu porque tem partes que são muitos faceis e não precisa ser explicada eu acho entao até a proxima,abraços de...
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