*** CUPOM DE DESCONTO: VERONICA ***
10% de desconto na compra de qualquer produto da Loja!
http://www.lojaassombrada.com.br/
Camisetas, Canecas, Posteres, Luminárias, Livros, Coletâneas de Vídeos e muito mais. Visite!
-----------------------------------------------------------------------------
Fala AssombradOs! Estamos recebendo inúmeros emails nos informando sobre uma estranha foto, que teria sido tirada durante um culto evangélico no interior de uma igreja da cidade de São Paulo. Na foto, bem ao fundo, no meio de uma das entradas da igreja é possível ver uma espécie de "criatura" enegrecida, com a "cabeça" branca" e dando a impressão de estar "sentada" ou "apoiada" em algum lugar. Seria até mesmo possível notar algo semelhante a um reflexo da mesma contra o piso da igreja. Infelizmente, no entanto, não há maiores informações sobre quando a foto foi tirada, o nome da igreja, sua exata localização e muito menos o nome do(a) fotógrafo(a) responsável pela imagem. Nos emails que estamos recebendo, os usuários costumam mencionar que o amigo de um pastor enviou a foto para o mesmo, que então repassou aos demais amigos ou fiéis de suas respectivas congregações. Aliás, existe um termo em inglês para isso (reconhecido pelo dicionário Oxford, em 2009), chamado "FOAF" ("Friend of a Friend" ou "Amigo de um Amigo"), que foi cunhado pelo folclorista inglês Rodney Dale, que basicamente descreve narrativas apócrifas envolvendo alguém a alguma distância do contador original ou não da história. O termo "FOAF", no entanto, basicamente resume a forma pela qual lendas urbanas se propagam, por exemplo.
Em alguns emails enviados para nós, alguns usuários apontam que receberam um áudio com maiores detalhes sobre esse caso, porém tal áudio acabou não sendo enviado. Em uma rápida pesquisa na internet, encontramos uma publicação do site "Boatos.org", na qual os textos de dois áudios, que estão circulando em diversos grupos do aplicativo WhatsApp, espalhados pelo Brasil, foram transcritos. No primeiro áudio, o(a) autor(a) da mensagem menciona que a foto foi tirada por uma cunhada através de um celular, e garante que a foto não seria falsa ou montagem, ou seja, que a foto seria "verídica". São mencionadas diversas frases de cunho religioso, sendo que o(a) autor(a) pede para que as pessoas tirem suas próprias conclusões ao aproximarem a imagem. Já no segundo áudio, o(a) autor(a) da mensagem menciona que uma "irmã" (provavelmente no sentido religioso da palavra) teria mandado a foto para ele(a). Em nenhuma das mensagens são mencionados os nomes do responsável pela foto ou da igreja em questão.
Enfim, será que estamos mesmo diante de um ser demoníaco no meio de uma das entradas de uma igreja? Bem, isso é muito improvável. A foto e a história por trás da mesma possui inúmeros pontos que não possuem nenhum dado comprovável. Não sabemos quem tirou a foto, quando tirou (dia e horário), o local exato, eventuais testemunhas etc. A tal "criatura" teria reflexo e, portanto, pressupõe que seria algo físico. Assim sendo, por que ninguém viu a tal "criatura" na porta da igreja? Tanto o pastor, quanto o(a) fotógrafo(a), e um senhor de camisa azul ao lado da mesma teria facilmente percebido algo de errado, porém nada nesse sentido foi divulgado pela imprensa até esse momento. Se a criatura não era algo físico, como explicar seu reflexo, exceto se o mesmo foi introduzido digitalmente na imagem que, diga-se de passagem, possui uma resolução bem baixa?
A equipe do "Boatos.org" chegou a mencionar que usou um aplicativo para o sistema Android chamado "Fake Image Detector", e o resultado que apareceu foi: "imagem alterada digitalmente". No entanto, esse aplicativo aparentemente não funciona tão bem quanto deveria. Existem algumas opiniões de usuários apontando que o mesmo alega que uma foto foi alterada, mesmo quando a foto acabou de ser tirada pelo celular do usuário. Resumindo? Não é um aplicativo confiável. De qualquer forma, há diversos elementos indicando que a história e a foto são potencialmente falsos, uma vez que se assemelha aos meios de propagação já conhecidos de conteúdo falso através das redes sociais brasileiras e internacionais. Enfim, e vocês, AssombradOs, o que acharam? Já conheciam essa história? Sabem de onde aquela imagem ao fundo veio? Deixem a opinião de vocês nos comentários!
Redator Marco Faustino
https://goo.gl/Yr1Pvx
-----------------------------------------------------------------------------
- CANAL SECUNDÁRIO: Vida de Nozes: http://goo.gl/Kxuw62
- CANAL DA NOSSA FILHA PENÉLOPE KIDS: https://goo.gl/uaKwZZ
- MIDIAKIT https://goo.gl/YRlIsN
- NOSSO BLOG: http://www.assombrado.com.br/
- FACEBOOK: http://goo.gl/ofNAWN
- TWITTER: https://twitter.com/AssombradoBlog
- INSTAGRAM: ana_lazafornaza
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji
* Jingle no final feito por Fernando Kielblock
[email protected]